Casa Arena / Álvarez Arquitectos

Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, VigaCasa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, VigaCasa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama, VigaCasa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Bancada, VigaCasa Arena / Álvarez Arquitectos - Mais Imagens+ 20

Praia Santa Teresa, Costa Rica
  • Arquiteto Responsável: José Manuel Álvarez Cruz
  • Cidade: Praia Santa Teresa
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Tony Aragón
Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Tony Aragón

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está situada na areia em frente ao mar na praia de Santa Teresa Costa Rica, rodeada de vegetação tropical entre palmeiras e árvores locais que dão a sombra necessária para se tornar um espaço aconchegante e fresco para as temperaturas do lugar.

Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga
© Tony Aragón
Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Imagem 24 de 25
Planta
Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Tony Aragón

O projeto dessa casa de praia de dois andares teve uma grande ênfase na vida ao ar livre, com uma área social de pé direito duplo, uma cozinha que se conecta diretamente a esta área, um deck e piscina com vista para o mar, integrando toda a experiência nela. Os quartos no primeiro pavimento se conectam com a natureza ao redor e o quarto do térreo tem um banheiro com jardim interno.

Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Viga
© Tony Aragón

A madeira branca e a palmeira combinam na fachada principal o caráter tropical do projeto, valorizando as características estéticas ideais para representar o bom gosto e o uso de alguns dos melhores elementos da arquitetura tropical. Além disso, dentro da casa, também foram utilizados detalhes em madeira e bambu como pequenos destaques da linguagem da casa.

Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Madeira, Janela, Cadeira, Viga
© Tony Aragón

O clima tropical da região dado pela magnífica localização geográfica da Costa Rica obriga a resolver o projeto de forma mista entre o tradicional e o contemporâneo, o que gerou soluções sustentáveis ao longo do tempo e da obra. A madeira como elemento estrutural em um edifício de frente para o mar torna-se mais durável e mais fácil de manter do que outros materiais como o aço, janelas em sistemas de PVC cumprem a mesma função. A inclinação do telhado permite a drenagem adequada da chuva, aproveitando esta oportunidade para dar à casa um acabamento de palmeira que reflete ainda mais o uso da estética tropical na arquitetura.

Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Bancada, Viga
© Tony Aragón

As aberturas para fora aproveitam a ventilação que vem do oceano, especialmente à noite, e ao preservar a vegetação ao redor do perímetro da casa, o objetivo é reduzir a velocidade desse vento e evitar rajadas que poderiam interferir com o uso cotidiano da casa.

Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Tony Aragón

A distribuição hierarquiza a experiência externa, passando por diferentes camadas que levam do mais privado ao mais público, integrando assim o contexto mais público do contexto, a praia, sem comprometer a privacidade dos moradores.

Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama, Viga
© Tony Aragón
Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Imagem 23 de 25
Planta
Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Tony Aragón

Este projeto articula elementos de bom gosto, arquitetura tropical, materiais adequados, experiência do usuário, ambiente e vegetação e os combina de forma a criar uma experiência de praia memorável e premium para o usuário.

Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama, Viga
© Tony Aragón
Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Imagem 25 de 25
Axonométrica
Casa Arena / Álvarez Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Pátio, Aido
© Tony Aragón

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Arena / Álvarez Arquitectos" [Casa Arena / Álvarez Arquitectos] 15 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997891/casa-arena-alvarez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.