Chalé Mira Sierra / Øblicuo

Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Exterior, JanelaChalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Iluminação, Janela, Cadeira, VigaChalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Interiores, VigaChalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de InterioresChalé Mira Sierra / Øblicuo - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Øblicuo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joel Alvarez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumvidrios Terminaciones SRL, AutoDesk, Trimble Navigation
Mais informaçõesMenos informações
Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Exterior
© Joel Alvarez
Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Imagem 12 de 17
Planta - Térreo
Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Exterior, Janela
© Joel Alvarez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Baía de Ocoa, Azua, no sul da República Dominicana, em um terreno de 3.600m2, em uma área dedicada à agricultura e à pesca esta casa rural de 170 m2  promove a vida lenta e busca o simples, o oposto da forma como vivemos na cidade. Seu entorno é caracterizado por um clima semi-desértico, vistas das montanhas e seus pores-do-sol sobre a baía.

Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Exterior
© Joel Alvarez
Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Imagem 13 de 17
Corte

Tendo um orçamento limitado e tratando-se de um projeto para uma grande família, reduzir a quantidade de metros quadrados não era uma opção, portanto a estratégia era utilizar métodos tradicionais de construção, mão-de-obra local e acabamentos aparentes, concentrando-se na qualidade espacial e recorrendo aos recursos disponíveis.

Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Interiores
© Joel Alvarez
Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Imagem 14 de 17
Corte
Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Imagem 15 de 17
Elevação
Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Interiores, Viga
© Joel Alvarez

Bloco de concreto, madeira, cimento polido e tijolo, utilizados em sua forma natural, trazem uma estética à casa que a mantém livre de manutenção constante e dispendiosa. O programa se desenvolve ao redor de uma árvore da chuva (Samanea saman), a primeira plantada no terreno, usando sua sombra para estender as áreas sociais e ajudar a proteger a casa do sol intenso da região.

Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Iluminação, Janela, Cadeira, Viga
© Joel Alvarez
Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Imagem 16 de 17
Elevação
Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Imagem 17 de 17
Elevação
Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Joel Alvarez

O projeto se desenvolve em um único andar, sem tropeços e rampas para garantir que as pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso a cada canto da casa. Dentro das estratégias de projeto no bloco central, usamos tetos altos com janelas na parte superior para ventilação e extração de ar quente durante os períodos de mais calor do ano. As janelas desempenham um papel fundamental, pois nos ajudam a controlar a luz e a melhorar o contato com o meio ambiente.

Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Joel Alvarez

O corredor que leva às salas tem uma entrada de luz zenital, feita com pranchas transparentes de policarbonato, onde as mudanças na iluminação e na atmosfera são perceptíveis à medida que o dia passa. O principal objetivo dos quartos é o descanso, incentivando o usuário a fazer uso mais constante das áreas sociais, promovendo a convivência familiar. Provocar sensações, criar cenários e gerar lembranças através da arquitetura são algumas das intenções alcançadas. Mira Sierra pode ser resumida como um refúgio para a alma, o sol e o vento.

Chalé Mira Sierra / Øblicuo - Fotografia de Exterior
© Joel Alvarez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Chalé Mira Sierra / Øblicuo" [Chalet Mira Sierra / Øblicuo] 16 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997879/chale-mira-sierra-oblicuo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.