Casa no Riacho / Monsoon Collective

Casa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de ExteriorCasa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de InterioresCasa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de Interiores, TijoloCasa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de Interiores, TijoloCasa no Riacho / Monsoon Collective - Mais Imagens+ 15

Angamaly, Índia
  • Arquitetos: Monsoon Collective
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:K. Midhul
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hybec, Kohler, Schneider
  • Arquitetos Responsáveis: Manoj Madhu, Rafi Shakeer, Dona Jenn George, Anupama B, Afrosa Kamal
  • Design De Interiores: Anjali. A.S
  • Cidade: Angamaly
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de Exterior
© K. Midhul

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no cenário exuberante da vegetação de Kerala, Índia, o projeto se destaca com sua forma linear e fachada de tijolos rústicos. A casa térrea para três pessoas localizada em Kochi é uma fusão do tradicional e contemporâneo e foi concebida com ênfase na reciclagem de materiais vernaculares. A intenção do projeto é criar experiências significativas dentro da casa.

Conceito: O projeto é baseado no conceito de um riacho fluindo, com canais de água correndo ao redor e através do volume, e o movimento rítmico da água sendo expresso na forma. A água que flui por esses canais durante a monção, juntamente com as vistas criadas dentro do espaço, ajuda na geração de uma experiência multissensorial dentro da casa.

Casa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de Interiores
© K. Midhul
Casa no Riacho / Monsoon Collective - Imagem 19 de 20
Cortes X e Y
Casa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de Interiores, Tijolo
© K. Midhul

Filosofia do projeto: O projeto envolve uma reinterpretação da arquitetura tradicional de Kerala. A modernização desses elementos tradicionais para se traduzir em um estilo mais contemporâneo anda de mãos dadas com a manutenção do valor desses espaços de acordo com os princípios vastu. Um exemplo é a porta de entrada situada em um invólucro saliente de concreto que lembra a tradicional porta “padippura” com sua escala e significado imponentes. Pátios e varandas, uma parte proeminente da arquitetura vernacular de Kerala, são vitais para criar espaços harmoniosos. A planta envolve a criação de corredores visuais alongados, destacados pelos canais de água que conduzem ao pátio. O pátio, espaço final deste eixo visual, é um jardim semiaberto, cercado por paredes de tijolos estampados com vazios ritmados que complementam o fluxo da água através dos canais. O “thinnai”, espaço transitório e social das casas mais antigas da região, foi transformado em um deck contíguo ao espaço interno.

Casa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de Interiores
© K. Midhul
Casa no Riacho / Monsoon Collective - Imagem 15 de 20
Planta
Casa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de Interiores, Jardim
© K. Midhul

Materialidade: O volume utiliza tijolos de origem local, acentuados por concreto, aço, bambu e vidro. A garagem, com sua cobertura feita de juncos de bambu cortados à mão de origem local, dispostos em um padrão geométrico dentro de uma estrutura de aço, é um passo para a reutilização de um material que muitas vezes é esquecido. O tijolo, outro material de origem local, é usado na sinuosa parede focal, feita de arcos semicirculares combinados que emulam o fluxo de água em um riacho. As curvas sobrepõem o caráter linear da forma. Toda a estrutura é arrematada por uma cobertura "tipo guarda-sol" feita em concreto que parece flutuar sobre a parede, uma ilusão criada pela presença de janelas em fenda logo abaixo dela.

Casa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Mesa
© K. Midhul

Sustentabilidade: O perfil angular saliente da cobertura favorece a sua funcionalidade como zona de captação de águas pluviais. A água da chuva é direcionada para os canais que correm ao redor e para o interior da casa, levando finalmente ao pátio. A água é, então, descarregada no pomar para fins de irrigação.

Casa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de Interiores
© K. Midhul
Casa no Riacho / Monsoon Collective - Fotografia de Interiores, Tijolo
© K. Midhul

Embora a criação de uma casa bem elaborada seja primordial, o projeto se esforça para criar uma coleção harmoniosa de espaços integrados ao contexto e ao clima. A casa, construída com humildade, visa se comunicar com o homem comum, com ênfase na criação de ambientes acessíveis. Dessa forma, os detalhes aprimorados do projeto reafirmam o valor da simplicidade na arquitetura.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Riacho / Monsoon Collective" [On the Brooks House / Monsoon Collective] 10 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997714/casa-no-riacho-monsoon-collective> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.