Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects

Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Fotografia de ExteriorEstádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Fotografia de ExteriorEstádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Fotografia de ExteriorEstádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, CorrimãoEstádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Mais Imagens+ 8

Bolzano, Itália
  • Arquitetos: gmp Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  29
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcus Bredt
  • Design: Meinhard von Gerkan and Stephan Schütz with Ralf Dejaco
  • Coordenador Do Projeto: Ralf Dejaco
  • Equipe De Projeto: Ralf Sieber, Andreas Brinkmann (gmp) and Oliver Mulser (Dejaco + Partner)
  • Equipe Do Concurso: Sebastian Pohle, Elsa Tang
  • Arquiteto Responsável Detalhamento: Ralf Dejaco with Ralf Sieber
  • Equipe De Projeto Detalhamento: Oliver Mulser (Dejaco + Partner), Luisa Manago, Jan Peter Deml (gmp)
  • Cidade: Bolzano
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© Marcus Bredt

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após três anos de construção, reforma, conversão e atualização, o Estádio Drusus no centro da cidade de Bolzano foi concluído. Após um concurso de requalificação, o projeto foi concedido aos arquitetos Dejaco + Partner da Brixen, em estreita cooperação e em parceria com a gmp e Bergmeister Consulting Engineers da Vahrn. O projeto foi elaborado em parceria com Meinhard von Gerkan e Stephan Schütz com Ralf Dejaco.

Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Imagem 9 de 13
Cortesia de gmp

A província do Tirol do Sul e a cidade de Bolzano investiram cerca de 15 milhões de euros no projeto de adaptação do estádio de 1936 às exigências do futebol profissional. O local é utilizado para os jogos em casa do FC Südtirol. Embora a base do clube esteja em Bolzano, o time é considerado um representante de todo o Tirol do Sul e, há um ano, subiu para a segunda divisão italiana.

Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© Marcus Bredt

A fim de cumprir os critérios da Série B, o estádio teve que ser completamente revisado. Durante a fase inicial de construção, o primeiro passo foi reformar o estádio e aumentar o número de assentos de 3.100 para 5.500.  Ambas as arquibancadas foram ampliadas e estendidas até o campo para obter a capacidade exigida. As partes históricas do Estádio Drusus foram mantidas o máximo possível. Completamente novo, porém, o campo com grama natural aquecida, uma exigência da Lega Calcio, possibilita o uso do campo também no inverno.

Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© Marcus Bredt

A arquibancada "Zanvettor" - uma nova construção em estilo purista - foi construída atrás do portal do estádio, protegido como uma estrutura histórica. O monumental portal foi cuidadosamente integrado em uma base de concreto aparente e coberto com vigas de aço. O espaço abaixo da arquibancada é utilizado para todas as instalações necessárias em conexão com os jogos da Série B. Estes incluem vestiários melhor equipados, a sala de imprensa e uma sala de trabalho de imprensa de frente para o campo. O portal histórico dá acesso à fan shop e lanchonetes, que também podem ser utilizadas quando não há jogos. As instalações administrativas necessárias para uma gestão eficiente do estádio estão localizadas no pavimento superior.

Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Pilar
© Marcus Bredt
Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Corrimão
© Marcus Bredt

A arquibancada mais estreita e inferior "Canazza" em frente à Zanvettor, com seu característico teto de concreto abobadado, foi retida, revisada e estendida para a esquerda e direita com uma cobertura mais simples que conversa com o projeto da arquibancada Zanvettor. Os planos para a futura ampliação de arquibancadas ao norte e ao sul para até 10.000 espectadores já está em andamento. Combinando as arquibancadas Zanvettor e Canazza, foi desenvolvido um sistema de construção modular que facilita uma segunda fase de construção sem complicações.

Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Urbano
© Marcus Bredt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Viale Trieste, 19, 39100 Bolzano BZ, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estádio Drusus em Bolzano / gmp Architects" [Drusus Stadium in Bolzano / gmp Architects] 08 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997406/estadio-drusus-em-bolzano-gmp-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.