Centro de Excelência DY Patil University / Foster + Partners

Centro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Fachada, JardimCentro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de InterioresCentro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, JanelaCentro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Mais Imagens+ 15

  • Equipe De Projeto: Norman Foster, Spencer de Grey, David Nelson, Armstrong Yakubu, David Summerfield, Chris Bubb, Kirsten Scott, Rudrajit Subhaney, Consuelo Manna, James Freeman, Vasileios Bakas, Ewa Bartecka, Begona Sebastian, Carolina Sanchez Camacho Sanz, Isabelle Hannig-Buchbinder, John de Mao, Pietro Gottardi, James White, Mike Holland, Filippo Foschi, Nick Haddock
  • Arquiteto Local Colaborador: Maulik Lukkad
  • Engenharia Estrutural: N. Purandare
  • Construtora: DY Patil University
  • Cidade: Navi Mumbai
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nigel Young

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Excelência da Dy Patil University foi inaugurado em Navi Mumbai, Índia. O edifício de dez andares foi projetado para apoiar os métodos de ensino e o ethos da universidade, fornecendo espaços de aprendizado e moradia de alta qualidade para 3.000 estudantes. O projeto também inclui um próspero jardim de um hectare com plantio nativo, lagoa e áreas para relaxar. O novo edifício - o primeiro projeto educacional do escritório na Índia - é o resultado de uma estreita colaboração entre Foster + Partners e o chanceler da universidade, Dr. Vijay Patil. O projeto atinge uma classificação LEED platina, o mais alto nível de acreditação.

Centro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Jardim
© Nigel Young

Dr. Patil montou sua própria equipe de construção para trabalhar no projeto, ao lado de vários artesãos locais. Por mais de uma década, a equipe refinou técnicas de fabricação e construção, trabalhando com os componentes do edifício nas proximidades do local. Esse processo iterativo e experimental permitiu que a equipe refinasse constantemente suas ideias durante a construção por meio de prototipagem contínua. Como resultado, o desenho do edifício e seus componentes se desenvolveram e mudaram ao longo de vários anos, gerando uma solução que melhorou bastante em relação às propostas iniciais.

Centro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Imagem 10 de 20
Planta - Térreo

O novo edifício foi projetado para minimizar o impacto ambiental associado ao uso de água e energia, opções de materiais e operação. O uso extensivo do sombreamento minimiza a energia usada no resfriamento mecânico e o envoltório do edifício permite a entrada da luz solar enquanto controla o brilho. A ventilação assistida pela torre de vento resfria os principais espaços, incluindo as áreas de auditório e de trabalho. O consumo de água "ultra-baixo" também é implementado em todo o projeto.

Centro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de Interiores
© Nigel Young

Os elementos programáticos da Escola de Negócios são agrupados em torno de pátios cobertos comuns, com quatro andares de altura e cuidadosamente orientados para otimizar a luz solar e o espaço natural no terreno triangular. A grande cobertura da entrada tem quatro andares, com um teto de vidro que lança sombras multicoloridas na fachada do edifício. Uma área de recepção em planta aberta, espaço para exposições, café e espaço de trabalho informal incentiva as interações sociais entre os alunos.

Centro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Imagem 20 de 20
Corte

No coração do edifício, quatro grandes auditórios estão organizados em torno de um anfiteatro feito para cerimônias de formatura, apresentações e eventos esportivos. O auditório foi projetado com flexibilidade para ser aberto ou fechado, dependendo da escala do evento. A biblioteca promove a troca de ideias e conhecimentos em quatro andares do edifício. Uma sequência de níveis, varandas e escadas cria um ambiente interno marcante.

Centro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Fachada, Jardim
© Nigel Young

O projeto incorpora uma paleta de materiais de alta qualidade, incluindo travertino, madeira, concreto reforçado com fibra de vidro, alumínio e concreto selado. O GGBS (Ground Granulated Blast Furnace Slag) foi adicionado à mistura do concreto no lugar do cimento, resultando em um concreto mais claro com uma pegada de carbono com menor incorporação. Os móveis de última geração, confortáveis e eficientes, foram projetados pela equipe de design industrial da Foster + Partners.

Centro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Nigel Young

Os quatro primeiros andares da construção abrigam as atividades acadêmicas da escola e os cinco níveis superiores fornecem acomodações residenciais para estudantes e membros do corpo docente. Essa mudança de função é articulada através do revestimento, que é robusto e sólido em direção à base, fundamentando visualmente os níveis das salas de aula. Quatro tipos diferentes de painéis foram desenvolvidos para revestir a cantina, biblioteca, teatros de palestras e escritórios administrativos. O concreto foi fundido com moldes de madeira e acrílico para criar telas perfuradas que trazem a luz mais profundamente na fachada enquanto sombreiam a parte frontal do edifício.

Centro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Nigel Young

Por outro lado, as unidades residenciais superiores são revestidas com perfis de alumínio. Os corredores são  naturalmente ventilados e oferecem vislumbres do espetacular jardim, que abrange toda a extensão do edifício, entre as edificações acadêmicas e residenciais.

Centro de Excelência DY Patil University  / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela
© Nigel Young

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Navi Mumbai, Maharashtra, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Excelência DY Patil University / Foster + Partners" [DY Patil University Centre of Excellence / Foster + Partners] 03 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997267/centro-de-excelencia-dy-patil-university-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.