Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes

Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaJardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaJardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, FachadaJardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de InterioresJardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Mais Imagens+ 17

  • Cliente: Présidence de la République
  • Arquitetos Responsáveis: Régis Roudil, Charles Lacroix
  • Coordenador Spc: Consilium IP
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© 11h45 - Florent Michel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste contexto monumental e poderoso, afastado da agitação urbana, o governo federal decidiu iniciar a construção de uma creche. Anteriormente instalada em um prédio antigo e mal adaptado na rue de l'Elysée, sua nova posição oferece um lugar genuíno e tranquilo. No coração do Palais de l'Alma, os antigos estábulos de Napoleão, em Paris, o jardim sul permite que o silêncio ressoe ao acolher esta nova instalação.

Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior
© 11h45 - Florent Michel

Os monumentos próximos, notadamente a Torre Eiffel e o Musée du Quai Branly, embora muito diferentes em sua composição, contam todos os dias a história de Paris. Um dos desafios deste projeto foi integrá-lo cuidadosamente neste tecido urbano excepcional de forma a respeitar o patrimônio edificado existente. Mas também usufruir das qualidades de um lugar tranquilo onde a vegetação domina e revela seus contornos espessos.

Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© 11h45 - Florent Michel
Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Imagem 20 de 22
Corte
Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© 11h45 - Florent Michel

No interior do Palais de l’Alma, se os três pátios, o eixo central e a composição racional dos volumes construídos nos permitem mergulhar na arquitetura simétrica, só o jardim surge como um bucólico pulmão verde neste contexto pétreo. Delimitado ao sul e ao oeste por duas paredes perimetrais, o terreno do projeto estende sutilmente o seu jardim sul em direção ao do Musée du Quai Branly, projetado por Gilles Clément. Juntos, eles formam um todo verde coerente.

Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Fachada, Pilar
© 11h45 - Florent Michel

O volume da creche e seu espaço exterior estendem-se desde o muro perimetral até o carrossel. Para ancorar o volume ao terreno, criou-se um afastamento no lado sul, entre o muro e o berçário, o qual permite o acesso dos seguranças que fazem as rondas em todo o terreno. Como este local é sensível, devido ao seu propósito e à sua função, não tem vistas diretas para ou a partir do espaço público. A noção de pátio introvertido é evocada. No lado norte, o jardim infantil está em contato direto com um dos Palais para oferecer aos usuários o prazer de uma fuga visual da natureza.

Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© 11h45 - Florent Michel
Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Imagem 16 de 22
Planta

O nosso projeto, fortalecido por esta relação íntima com a natureza, levou-nos a atribuir aos elementos um significado telúrico, o que naturalmente inspirou a escolha de materiais de origem biológica, tanto com o objetivo de respeitar os desejos ambiciosos do cliente para o meio ambiente quanto para ancorar o projeto de forma que ressoe os materiais do jardim. Nesse sentido, a creche é composta por terra e madeira.

Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior
© 11h45 - Florent Michel

Em relação à utilização da terra, este projeto permite encarar tal recurso, não como uma simples escavação, mas sim, como um material de construção. A terra é um material qualitativo e virtuoso que, claro, permite construir, mas que oferece sobretudo a possibilidade de concretizar uma relação genuinamente sustentável com o mundo e uma economia resolutamente ancorada no seu terreno. Quanto à madeira, suas qualidades não precisam mais ser comprovadas. É um recurso renovável que consome pouca energia para sua produção e transformação industrial, além de contribuir para a redução do efeito estufa.

Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Janela
© 11h45 - Florent Michel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:11 Quai Jacques Chirac, 75007 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância de Madeira e Taipa / Atelier Régis Roudil Architectes" [Wood and Rammed Earth Nursery / Atelier Régis Roudil Architectes] 01 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997125/jardim-de-infancia-de-madeira-e-taipa-atelier-regis-roudil-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.