Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM

Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Fotografia de Interiores, JanelaCentro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCentro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Fotografia de Interiores, Viga, AçoCentro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: IDOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4157
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iñaki Bergera
  • Diretores De Projeto: Eduardo Aragüés Rioja José Angel Ruiz Gonzalez
  • Arquitetos: Jorge Olano, Covadonga Celigueta
  • Gestão De Projeto: Eduardo Aragüés Rioja
  • Orçamento: Luis Mingarro Montori
  • Estrutura: Fernando López Nicolás
  • Climatização: Jorge Guillén Ferrer
  • Luz: Alfredo Navarro Yubero
  • Água: Jorge Guillén Ferrer
  • Eletricidade: Alfredo Navarro Yubero
  • Telecomunicações: Alejandro Mariñelarena Gurbindo
  • Fogo: Jesús Sau Granados
  • Acústica: Jorge Guillén Ferrer
  • Sustentabilidade: Jorge Guillén Ferrer
  • Técnicos: Sergio Cubero Belenguer
  • Direção De Obra: Eduardo Aragüés Rioja José Angel Ruiz Gonzalez
  • Direção De Execução De Obra: Luis Mingarro
  • Gestão De Obra: Eduardo Aragüés Rioja, Luis Mingarro Montori
  • Cliente: SAICA
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Fotografia de Interiores, Fachada
© Iñaki Bergera
Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Imagem 22 de 27
Elevação - Leste
Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar
© Iñaki Bergera

Descrição enviada pela equipe de projeto. A inovação sempre esteve presente na SAICA, é uma parte importante de seus valores e marcou seus momentos mais notáveis. Situada no coração de sua atividade, produz ideias para os demais departamentos. Assim, desde o início, consideramos que o projeto do Centro de PD&I da SAICA tinha que ser inevitavelmente inovador. Esta inovação tomou forma em diferentes áreas:
Na função: através de layouts de trabalho abertos, forma ideal de superfície/perímetro, um núcleo central como espaço informal de reunião e comunicação, máxima flexibilidade e equipamento tecnológico;
Em Sustentabilidade: é um edifício com emissões próximas a "0", no qual foram utilizadas estratégias passivas (isolamento térmico máximo, proteção solar através de beirais e elementos horizontais) e estratégias ativas (energia geotérmica com sistema de recuperação de calor ativo, estrutura termoativa através de sistemas TABS, indutores para reforço do ar condicionado);
Nos materiais: foram utilizados materiais com alto percentual de elementos reciclados, baixa emissividade e alta tecnologia (sistema Halfen de ruptura de ponte térmica).

Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Fotografia de Interiores, Fachada
© Iñaki Bergera
Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Imagem 19 de 27
Planta - Térreo
Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Cadeira
© Iñaki Bergera

O projeto do edifício foi desenvolvido com base na seguinte estratégia: Compacto e Modular. A forma básica do edifício é a ideal para resolver o programa de necessidades em dois andares: um retângulo de 2.000 m2 no térreo para abrigar todo o programa do laboratório, e outro retângulo de 1.195 m2 no primeiro pavimento para abrigar o National Design Center, além dos escritórios e salas de reunião dos laboratórios. O volume, com lados retos (para facilitar a colocação de móveis e equipamentos de laboratório), é dividido em alinhamentos de 6 metros cada (sendo 6 múltiplo de 0,2 m, 0,3 m, 0,4 m, 1 m, 1,2 m e 1,5 m, facilitando a modulação em divisões menores para divisórias, forros, cortinas, etc.). Além disso, esse retângulo tem um núcleo central, um ponto de encontro e comunicação para todo o edifício e os funcionários, o que centraliza as comunicações verticais e horizontais, reduzindo o número de corredores. Também pode ser utilizado como um espaço para reuniões informais. Este núcleo permite a entrada de luz e natureza no edifício e é um espaço simbólico da SAICA que incorpora elementos da identidade da empresa.

Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Fotografia de Interiores
© Iñaki Bergera
Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Imagem 26 de 27
Corte
Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Viga
© Iñaki Bergera

Ordem. Edifício único, mas com usos diferenciados: Laboratórios, no térreo, com fácil acessibilidade de materiais e equipamentos, associados à tecnologia e ao rigor. Fachada com maior privacidade e ordenamento.
National Design Center, no primeiro andar, com um tipo de trabalho mais associado à criatividade. Os escritórios e salas de reunião dos laboratórios também estão localizados neste andar. Fachada mais aberta e dinâmica.
Envoltório e caracterização: O envoltório do edifício, sustentável, compatibiliza a iluminação natural, a transparência e a proteção contra o sol, por meio de amplas coberturas e elementos de proteção solar, capazes de se adaptar e sombrear nas quatro orientações. Fornece uma imagem tecnológica e corporativa associada à SAICA, sua produção (papel e papelão ondulado) e seus elementos identitários.

Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Imagem 7 de 27
© Iñaki Bergera
Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM - Imagem 8 de 27
© Iñaki Bergera

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:50730, Zaragoza, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de controle de acessos e edifício SAICA I+D+i / IDOM" [Centro de control de accesos y edificio SAICA I+D+i / IDOM] 26 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996692/centro-de-controle-de-acessos-e-edificio-saica-i-plus-d-plus-i-idom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.