Mercado Guadalupe / Colectivo C733

Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, FachadaMercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimMercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, VigaMercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, JardimMercado Guadalupe / Colectivo C733 - Mais Imagens+ 14

Tapachula de Córdova y Ordoñez, México
  • Equipe De Projeto: Israel Carrión, Álvaro Martínez, Fernando Venado, Vectores Urbanos
  • Estruturas: LABG (Eric Valdez), GIEE
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Enrique Zenón
  • Paisagismo: Taller de Paisaje Hugo Sánchez
  • Outros Consultores: BAMBUTERRA (Verónica Correa y Luisa Correa), Carlos Hano, TEMAS MX, Pedro Lechuga – Cuervo loco
  • Contratante: DAEN
  • Cidade: Tapachula de Córdova y Ordoñez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Zaickz Moz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os mercados são lugares de trocas e encontros, são espectadores da vida e da cultura. Tapachula é uma cidade beneficiada por múltiplas vistas, que tem sido durante séculos a porta de entrada terrestre mais importante para o sul do México. Homenagear um mercado é destacar a importância da diversidade, homenagear a riqueza do cotidiano.

Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz
Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Imagem 14 de 19
Implantação

O Mercado "tianguis" Guadalupe foi fundado em 1990. Depois de 30 anos a falta de manutenção passou a causar goteiras, maus odores devido a canos expostos e condições inseguras. Sua posição a sudeste da cidade o torna um ponto importante para o comércio, já que, devido à sua posição fora do centro, aproximadamente 10 bairros populares podem fazer suas compras sem precisar se deslocar até o centro da cidade.

Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Imagem 15 de 19
Planta baixa

Através do Programa de Melhoria Urbana implementado pela SEDATU, - Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano - juntamente com a participação da comunidade, o novo Mercado Guadalupe se insere no contexto urbano como um elemento indispensável do equipamento para a reativação econômica da área.

Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Viga
© Zaickz Moz

As estratégias de projeto para melhorar a qualidade do espaço e as condições de uso no Mercado Guadalupe se concentram em ações específicas que vinculam a organização espacial com sistemas estruturais eficientes, sistemas construtivos econômicos e o uso de materiais locais de acordo com o contexto, criando um diálogo permanente com a paisagem, a vegetação e os espaços abertos.

Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Jardim
© Zaickz Moz
Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Imagem 18 de 19
Corte longitudinal
Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz

Possui aproximadamente 200 lojistas ativos em uma área construída de 7.600 m2. Sua configuração espacial de corredores lineares com acessos laterais gera um espaço de encontro permeável, transitável, que conecta praças e jardins externos.

Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Zaickz Moz
Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Imagem 17 de 19
Fachada leste

As linhas dos espaços comerciais são realçadas por coberturas inclinadas em chapas metálicas e painéis de bambu que proporcionam excelentes condições térmicas e acústicas. Por outro lado, os vales e cumes do zig-zag formam canais de luz e água que permitem a iluminação natural com pontos de destaque ensolarados nas circulações, além de captar a água da chuva que é tratada para reutilização em banheiros e irrigação de jardins.

Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Zaickz Moz

O uso de sistemas modulares de construção, com tijolo e concreto armado, em combinação com um sistema pré-fabricado de estrutura metálica e painéis de bambu, permitem agilidade e redução dos tempos de construção. Essas condições são um bônus para a construção de obras públicas no México.

Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Viga
© Zaickz Moz

A qualidade espacial do Mercado Guadalupe proporciona grandes benefícios na troca de produtos e na atividade comercial. Os ambulantes contam com uma infraestrutura confortável para abastecimento e os "revendedores" podem desfrutar da experiência sensorial oferecida por um mercado, transitando por um local seguro, fresco e higiênico, com espaços abertos e bem ventilados que, entre outras coisas, proporcionam melhores condições para o combate de doenças causadas pelo vírus SARS-CoV-2 e suas diferentes variantes.

Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz

A sua qualidade material fomenta uma apropriação de quem o visita pela identificação com materiais tradicionais como a divisória aparente e elementos paisagísticos da região como os situados na via verde do eixo central do complexo e as praças exteriores, esta apropriação tem como consequência uma maior atividade comercial por ser um polo de atração dentro da cidade. Finalmente, sendo um espaço de convivência em diferentes momentos do dia, o Mercado de Guadalupe oferece condições de segurança ao promover a convivência entre os habitantes da área.

Mercado Guadalupe / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Urbano
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Josefa Ortiz de Domínguez, Pintoresco, 30786 Tapachula de Córdova y Ordoñez, Chis., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado Guadalupe / Colectivo C733" [Mercado Guadalupe / Colectivo C733] 23 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996648/mercado-guadalupe-colectivo-c733> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.