Casa do Pessoal / COM/O atelier

Casa do Pessoal / COM/O atelier - Fotografia de Interiores, EscadaCasa do Pessoal / COM/O atelier - Fotografia de Exterior, FachadaCasa do Pessoal / COM/O atelier - Fotografia de Interiores, JanelaCasa do Pessoal / COM/O atelier - Fotografia de InterioresCasa do Pessoal / COM/O atelier - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Joana Duarte, Miguel Duarte
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Pessoal / COM/O atelier - Fotografia de Interiores, Janela
© Daniel Malhão

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserida no cemitério do Alto de São João em Lisboa, a CASA DO PESSOAL, alberga desde há várias décadas os balneários dos trabalhadores do crematório e uma oficina destinada à manutenção de pequenos elementos do cemitério. O edifício existente encontrava-se em muito mau estado de conservação e os espaços não apresentavam as melhores condições para os seus utilizadores. O principal desafio seria desenhar um edifício para pessoas “vivas” que trabalham e lidam com a morte todos os dias. Procurou-se evocar a atmosfera dos espaços de banho e tirar partido da vista sobre o rio Tejo de modo a conceber um lugar que fosse um refúgio para os duros dias de trabalho em contacto com a morte. A Casa do Pessoal é portanto um edifício para a vida em contacto com a morte.

Casa do Pessoal / COM/O atelier - Fotografia de Interiores
© Daniel Malhão
Casa do Pessoal / COM/O atelier - Fotografia de Interiores, Janela
© Daniel Malhão
Casa do Pessoal / COM/O atelier - Imagem 18 de 21
Planta - Segundo pavimento
Casa do Pessoal / COM/O atelier - Fotografia de Interiores, Escada
© Daniel Malhão

Optou-se por manter e reforçar a clareza do ritmo da estrutura do edifício, uma métrica regular pontuada pelos vãos nas fachadas exteriores, tirando partido dela para a definição e distribuição dos espaços no interior do edifício. Neste sentido, as fachadas e a métrica estrutural existentes são mantidos e o interior e a cobertura alterados. As áreas respeitantes a serviços e às antecâmaras de entrada no edifício localizam-se em duas faixas junto às fachadas principais em ambos os topos do edifício, e é ao centro que se organizam os restantes espaços interiores. Passaram-se os balneários e a área de serviço do pessoal, outrora localizados no piso 0, semienterrado e com escassas condições de salubridade, para o piso 1, com acesso pela rua localizada à cota mais alta, e do espaço da oficina e armazém, que se encontravam no Piso 1, para o Piso 0, com acesso pela rua à cota mais baixa. Acrescentou-se ainda um terceiro piso ao nível da cobertura que contém uma copa e uma zona comum que se prolonga para o exterior através de um terraço que abraça o espaço interior e de onde se avista a encosta da colina de Lisboa até ao rio Tejo. Os balneários masculino e feminino são desenhados e organizados segundo uma “caixa” rectangular afastada das fachadas laterais existentes de modo a permitir a circulação no seu entorno. Esta caixa é transposta para a configuração do novo volume na cobertura.

Casa do Pessoal / COM/O atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daniel Malhão

Optou-se por revestir a azulejo a nova intervenção quer no interior quer na cobertura do edifício distinguindo-a do existente. Os vãos interiores comportam vidros translúcidos, aludindo à atmosfera proporcionada pelo vapor que caracteriza os espaços de banho. Os restantes panos de vidro são transparentes permitindo o contacto com o exterior e a entrada de luz natural no interior do edifício. De modo a assinalar a ligação vertical entre todos os pisos, localizou-se uma claraboia no ponto de contacto entre o balneário feminino e masculino que atravessa todo o edifício. O vidro que a fecha na cobertura é percorrível e na cor azul, assinalando a memória dos vitrais que existem na maioria dos jazigos do cemitério.

Casa do Pessoal / COM/O atelier - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Concreto
© Daniel Malhão

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parada Alto de São João 3, 1900-053 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Pessoal / COM/O atelier" 18 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996638/casa-do-pessoal-com-o-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.