Vila Domos / Maxim Calujac

Vila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaVila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Jardim, AidoVila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Interiores, Cozinha, JanelaVila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela, VigaVila Domos / Maxim Calujac - Mais Imagens+ 28

Trușeni, Moldávia
  • Arquitetos: Maxim Calujac
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Oliegh Bazhur, Etalpmet
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CONPLAST S.R.L. , STILL FERRO
  • Arquitetos Líderes: Calujac Maxim, Alina Ocuneva
  • Arquiteta Paisagista: Irina Dubinschi
  • Engenheiro Elétrico: Andrei Gurulea
  • Engenheiro De Sistemas: Anatolii Slesenco
  • Engenheiro Estrutural: Iurie Platon
  • Artista: Arsher Tatiana
  • Cerâmica: Valentina Arcadi
  • Cidade: Trușeni
  • País: Moldávia
Mais informaçõesMenos informações
Vila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Exterior, Fachada
© Oliegh Bazhur

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila Domos está localizada perto de Chisinau, na Moldávia. Projetada para uma família de quatro pessoas, oferece três áreas funcionais: lazer, área verde e área comum. A área de lazer inclui terraço, piscina e fogueira. Devido às grandes paredes de vidro, o exterior se conecta visualmente com a sala de estar. O jardim oferece sombra durante o verão e se transforma em uma área de playground para as crianças. O verde passa a fazer parte do quarto, dando a sensação de estar mais próximo da natureza, como se fizesse parte do interior, além de garantir a privacidade em relação aos vizinhos.

Vila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Etalpmet
Vila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Exterior, Fachada
© Etalpmet

A entrada representa o destaque da casa. A plasticidade do volume do portal de concreto, além de seu aspecto estético, tem função construtiva ao conferir rigidez extra a toda a estrutura, simplificando o caixilharia metálica da casa. A forma escultórica do concreto destaca a expressividade da linha, aproveitando o sobriedade da fachada em aço Corten. A grande importância da composição volumétrico-espacial é dada à forma piramidal truncada da “Cúpula” interna. Usados como claraboias, esses “Domos” são revelados como estruturas rítmicas ao ar livre com formas monolíticas. No interior, criam um espaço aéreo e de muita luz.

Vila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Interiores, Madeira, Tijolo, Fachada
© Oliegh Bazhur
Vila Domos / Maxim Calujac - Imagem 31 de 33
Planta

As paredes internas são preenchidas com painéis de madeira. Além do ambiente aconchegante, o contraste entre a frieza das paredes de vidro e da madeira oferece uma sensação de solidez a todo o espaço interno. Conforme elaborado pelo arquiteto, todo o mobiliário se dissolve em todo o interior devido ao uso do mesmo material das paredes de madeira. As pinturas e esculturas são os destaques que vão dando a dinâmica e os contrastes da tranquilidade da casa. A planta da casa foi organizada de forma que a necessidade de corredores seja totalmente evitada, já que a sala se liga a todos os outros cômodos.

Vila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Oliegh Bazhur
Vila Domos / Maxim Calujac - Imagem 32 de 33
Corte

A grade de estrutura metálica emoldurada realiza o correto arranjo dos cômodos, a área técnica é separada da principal área habitável como cozinha, sala e quartos. A área de serviço está situada perto da entrada principal do lote da casa, a área de dormir é voltada para o jardim a sudeste. Apesar da pequena área do terreno, a vila dá uma sensação de conexão com a natureza - como uma tela “viva” emoldurada por enormes janelas envidraçadas.

Vila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Oliegh Bazhur
Vila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Oliegh Bazhur

Este edifício contrasta com a área circundante. Os materiais, como aço, madeira e concreto, vão mudando e amadurecendo ao longo do tempo. As linhas suaves do conceito arquitetônico, a ligação entre o espaço interior lacônico e a leveza da paisagem, integram organicamente esta vila ao ambiente natural e atuam como base da interação humana com o espaço e o edifício.

Vila Domos / Maxim Calujac - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Jardim, Aido
© Oliegh Bazhur

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Vila Domos / Maxim Calujac" [Villa Domes / Maxim Calujac] 23 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996609/vila-domos-maxim-calujac> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.