Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA

Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaConjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaConjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Interiores, MesaConjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaConjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: PPAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Arquiteto Responsável: Pablo Pérez Palacios
  • Cidade: Tulum
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste no desenho de um bloco de 18 apartamentos para uso de férias para uma agência empreendedora localizada em Aldea Zamá, ao sul de Tulum, México. O terreno é caracterizado por vegetação tropical e solo macio, e está localizado a cerca de 100 metros da praia principal. A vegetação inclui arbustos nativos e palmeiras altas, a maioria dos quais precisa ser preservada. No andar principal do conjunto é possível ter uma vista panorâmica da vegetação selvagem que parece um jardim, e dos andares mais altos se vê as copas das árvores e o oceano.

Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Exterior, Janela
© Rafael Gamo
Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Imagem 26 de 29
Planta Térreo
Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Exterior, Janela
© Rafael Gamo

A planta geral implanta o bloco de construção no meio do terreno para conseguir a maior privacidade em relação aos vizinhos e a construções futuras com a ideia de gerar um espaço externo privado para cada uma das unidades. Organizamos um conjunto de seis apartamentos separados de um andar no térreo, cada um com acesso privado a seu próprio jardim. As outras 12 unidades foram organizadas em espaços de dois andares, áreas privadas no segundo e áreas comuns no terceiro nível. Uma conexão do terceiro andar com a cobertura proporciona a cada um dos apartamentos um espaço externo privado com vistas panorâmicas da mata.

Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Exterior, Fachada, Terraço, Viga
© Rafael Gamo
Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Imagem 27 de 29
Planta Segundo Pavimento
Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Rafael Gamo

O resultado é um número reduzido de metros quadrados nos espaços de circulação, preservando a linguagem arquitetônica como resultado da distribuição da planta. O térreo, junto com as escadas, os espaços de serviço e os banheiros, são em sua maioria fechados para a rua e completamente abertos para seus jardins. O segundo nível é o mais fechado dentro de ambas as fachadas, uma vez que recebe as áreas privadas do duplex. O terceiro andar, por sua vez, é um espaço semi-aberto com persianas de madeira nas fachadas para proteger os ambientes da chuva e dos ventos fortes. As áreas públicas dos duplex e suas relações com as coberturas são definidas por pórticos de madeira.

Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Rafael Gamo
Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Imagem 28 de 29
Planta Jardim Cobertura
Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Interiores, Mesa
© Rafael Gamo
Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Rafael Gamo

Mantendo a natureza como protagonista, a arquitetura é mínima e neutra, tendo apenas 3 materiais naturais, madeira, concreto lavado e chukum. A árvore chukum é uma árvore espinhosa, semi-dura, encontrada em toda a península de Yucatan, e é utilizada para tingir tecidos e curtume de couro. Para criar o estuque chukum, a casca da árvore é fervida duas vezes e depois misturada com cimento, o que então pode ser usado como acabamento em paredes ou piscinas. A casca do chukum também dá naturalmente ao estuque sua cor natural terrestre, criando uma atmosfera quente e rústica típica da região de Yucatan.

Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tulum, Q.R., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA" [Conjunto Habitacional Bai-Ha / PPAA] 17 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996494/conjunto-habitacional-bai-ha-ppaa-perez-palacios-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.