Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR

Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© CreatAR Images

Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaLivraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de ExteriorLivraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Interiores, Mesa, JanelaLivraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Exterior, Madeira, FachadaLivraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos Responsáveis: Yuchen Guo, Boyuan Jiang
  • Equipe De Projeto: Yuchen Guo, Boyuan Jiang, Shanling Xu, Yue Fang, Zhongyuan Liu, Gang Xiao
  • Consultoria Iluminação: STUDIO BLRR
  • Consultoria Projeto: Alignment Studio
  • Cidade: Xanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2019, o Studio YUDA e o Studio NOR foram convidados pela Shanghai University of Sport e pelo Shanghai Century Publishing (Group) Co., Ltd a projetar a primeira livraria especializada em temas esportivos em Xangai, a "Lvwa Sports Bookstore". Mantendo a sua base no estado bruto original, a única ideia espacial apresentada pelo proprietário era aproveitar ao máximo o átrio da claraboia com 17 metros de altura para "construir um marco". Esta exigência, que normalmente só aparece na escala urbana, não apenas clarificou o núcleo do desenho como também mudou o sentido principal da extensão do espaço da livraria de horizontal para vertical, lançando as sementes para o nosso conceito formal.

Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© CreatAR Images
Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Imagem 19 de 25
Croqui Conceito
Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Interiores
© CreatAR Images

Nos últimos anos, os arquitetos chineses costumam "construir montanhas" ao lidar com projetos de interiores. Provavelmente porque o empilhamento de montanhas em jardins tradicionais trabalha com a escala do corpo humano e resulta em uma forma fácil de se transformar em elementos ricos e decorados. Embora tenhamos a mesma opinião, a ideia de utilizar este conceito no projeto da Livraria Luwa surgiu, na verdade, para resolver um problema prático, ou seja, expressar as “características esportivas” que o proprietário pretendia em uma livraria. Os livros alimentam o conhecimento e os esportes fortalecem o corpo. Para unificar esses elementos aparentemente excludentes em um mesmo espaço, resgatamos o antigo ditado de que “a montanha dos livros tem como caminho a estrada e a diligência”, e sua tradução mais moderna de “subir bravamente ao cume do conhecimento”. Portanto, "buscar conhecimento" e "escalar" são equivalentes: explorar as fronteiras do conhecimento e romper os limites do corpo têm o mesmo objetivo. Os dois se unem na imagem da "montanha", obtendo uma forma que é auto consistente na narrativa.

Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images

Entrando na base pelo acesso sudeste, é preciso caminhar alguns passos sob uma pequena seção de teto baixo e escuro antes de encontrar o pátio a oeste. Essa estrutura original muito pequena é aumentada e depois suprimida, o que marca impacto sensorial que os visitantes recebem ao entrar no átrio. A parede oeste apresenta um momento majestoso como uma gigantesca pintura montanhosa do início da Dinastia Song. Dessa forma, montamos um "cume principal" de 13 metros de altura para conduzir toda a montanha de livros da loja. Ele ocupa quase toda a parede e é considerado como uma "grande pedra que acolhe as pessoas, onde não há céu e terra": os visitantes ficam do lado de fora do volume. A divisão em 3 andares é enganosa. Semelhante à experiência espacial de templos e pagodes dedicados a estátuas gigantes, as pessoas só podem olhar diretamente para o sopé, a encosta e o topo da montanha em diferentes andares. A edificação-base é o Edifício da Academia de Ping-Pong do Instituto de Educação Física de Xangai. Continuamos o motivo das esculturas nos canteiros da esquina, usamos muitas luzes decorativas esféricas na livraria e projetamos um orifício de luz circular no topo do cume principal, nomeado "Montanha Mingyue". A montanha é dividida em cinco camadas e recua camada por camada. Descendo e subindo no sopé da montanha, o espaço conecta as três "cavernas" e quatro plataformas de leitura. É verdadeiramente uma combinação entre leitura e alpinismo. A grande livraria no térreo é composta por 4 pequenos espaços interconectados, com entradas e saídas por todos os lados, tornando a Montanha Mingyue não apenas o centro visual do projeto, mas também o centro de circulação.

Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Exterior, Madeira, Fachada
© CreatAR Images
Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Imagem 23 de 25
Corte
Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images

Com a Montanha Mingyue como núcleo, espalhamos e organizamos 15 pequenas montanhas de livros em cada espaço com degraus que respectivamente assumem as funções de estantes, bancos, balcões de bar e pódios. Juntamente com a Mingyue, elas formam um "sistema montanhoso" isomórfico: cada uma serve como "ponto de parada" para armazenar livros e acomodar pessoas, enquanto o espaço aberto entre elas serve como um "local de passeio", permitindo aos leitores navegarem livremente. 

Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Imagem 24 de 25
Maquete
Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Imagem 20 de 25
Diagrama de Análise
Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Interiores, Prateleira
© CreatAR Images

Quando visitamos o local pela primeira vez, notamos a sobreposição da película protetora azul em uma porta de metal na parede externa do volume e a cor cinza na parede de pedra. O contraste sutil entre as duas cores e materiais era perfeito, transmitindo uma sensação de movimento. Acontece que a base era feita de paredes cinza originais, por isso, decidimos usar o azul como a cor principal da futura livraria. Nas discussões posteriores com o proprietário, este azul recebeu uma variedade de possibilidades de interpretação, que quase confirmaram a exatidão do nosso primeiro sentimento: o azul da mesa de pingue-pongue, o azul do berço olímpico da Grécia, o azul-esverdeado da paisagem no quadro, o azul recortado de Matisse... Parece que o azul também é a cor que melhor integra o esporte e o espírito humanista no espectro. A sobreposição da textura da madeira azul nas montanhas e o cimento cinza nas paredes enaltece a nossa impressão inicial da camada protetora e da parede de pedra e responde à relação entre atmosfera espiritual e competição esportiva com um diálogo delicado e áspero.

Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© CreatAR Images
Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Interiores
© CreatAR Images

Além das cores azul e cinza, usamos madeira e acessórios dourados e marrons nos locais onde os visitantes descansam criando uma atmosfera aconchegante e relaxante, especialmente na sala de eventos. A fim de atender à alternância flexível entre exposições e palestras exigida pelo proprietário, penduramos expositores feitos com painéis perfurados na parede da sala, os quais podem ser ajustados de forma flexível no layout. Os bancos do hall também são especialmente projetados para serem usados como estantes quando empilhados verticalmente. Combinado com o layout disperso da livraria, criamos um grande número de aberturas de diferentes escalas de modo a orientar o entrelaçamento das linhas de movimento e linhas de visão dos leitores, esperando criar um fluxo somatossensorial profundo que estimula o interesse dos visitantes pela exploração do espaço. A Livraria de Esportes Luwa está escondida na sombra das árvores do lado de fora do portão oeste do Instituto de Educação Física de Xangai. Quando o crepúsculo estiver um pouco mais escuro, a luminária sob a claraboia no átrio irá gradualmente iluminar as bolhas de luzes espalhadas por toda a loja.

Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria LVWA / Studio YUDA + Studio NOR" [LVWA Bookstore / Studio YUDA + Studio NOR] 13 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996282/livraria-lvwa-studio-yuda-plus-studio-nor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.