Casa PMV / Grupo Eisen

Casa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Exterior, FachadaCasa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, PátioCasa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de InterioresCasa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Exterior, FachadaCasa PMV / Grupo Eisen - Mais Imagens+ 13

La Calera, Argentina
  • Arquitetos: Grupo Eisen
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Arquitetos Responsáveis: Mariano Alvarez, Martín López Bravo
  • Cidade: La Calera
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aos pés das Sierras Chicas, nos arredores de Córdoba, Argentina, na encosta leste com vista para a cidade e a planície verde que a precede, o Grupo Eisen desenvolveu o projeto da casa PMV. Quando a localização é tão propícia à apreensão do visual, a arquitetura pode repousar na busca desse objetivo e, neste caso particular, essa era a exigência primordial, a qual acrescentaram o desejo de que a planta fosse resolvida em um nível como se fosse um apartamento, mas com área verde e piscina. Isso eliminou desde o início a possibilidade de usar o esquema clássico de terraços com declives para lotes inclinados como este.

Casa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Aido
© Gonzalo Viramonte
Casa PMV / Grupo Eisen - Imagem 17 de 18
Planta
Casa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Gonzalo Viramonte

O desafio foi vencido criando uma plataforma apoiada no terreno natural parcialmente nivelado, completando o mesmo plano com uma estrutura de concreto armado suspensa por meio de telas, destacando-se do solo e permitindo a preservação da vegetação nativa abaixo. Assim, surgiu uma volumetria serena empoleirada na encosta de declive médio, gerando uma plataforma de nível único a partir do meio do terreno. Duas áreas bem definidas compõem o partido. Uma cobertura que abriga todos os ambientes habitáveis ​​e um terraço aberto com jardim e piscina voltado para o nascer do sol e para a cidade.

Casa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Gonzalo Viramonte
Casa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Gonzalo Viramonte

De um gesto simples em uma sucessão de ambientes, todos com vista e saída para uma galeria longitudinal que os protege, a planta torna-se um contentor para atividades marcadas pela versatilidade, promovendo o aproveitamento de cada espaço contido numa envolvente neutra de concreto aparente, madeira e aço. Destacam-se apenas os equipamentos subordinados a cada atividade específica, privilegiando sempre as vistas. As áreas molhadas (banheiros e lavanderia) se abrem para pátios internos gerando um microclima onde a vista é próxima e exclusiva; negada ao exterior para garantir a privacidade.

Casa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte

A sala de estar - jantar foi integrada à cozinha e toda aberta para a galeria, por isso, não foi necessário pensar em uma churrasqueira, pois elas são perfeitamente integradas por meio de aberturas de alumínio que se abrem de parede a parede e do chão ao teto, evitando duplicação de áreas. A suíte principal e outros dois dormitórios de usos mistos, um como escritório e outro como atelier, partilham proximidade sem perder a privacidade. A galeria que antecede o terraço-jardim e a piscina infinita transformam o espaço exterior numa varanda voltada para o horizonte urbano. A vida na PMV acontece em uma sucessão racional de ambientes de uso agradável e dinâmico marcados pela vista.

Casa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte
Casa PMV / Grupo Eisen - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PMV / Grupo Eisen" [Casa PMV / Grupo Eisen] 14 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996210/casa-pmv-grupo-eisen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.