Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360

Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Gabriel Konrath

Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, Floresta, TerraçoSanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, Terraço, FlorestaSanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, FlorestaSanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, FlorestaSanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Mais Imagens+ 19

São Francisco de Paula, Brasil
  • Arquiteto Líder: Luiza Jung
  • Programa: Sanitários em área de eventos/lazer; Hotel.
  • Cidade: São Francisco de Paula
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Gabriel Konrath

Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem natural é a grande protagonista nessa intervenção de 115m². O projeto surgiu da necessidade em oferecer infraestrutura para o espaço de eventos Casa da Mata, localizado na propriedade de mais de 20ha do Hotel Parador Hampel, em São Francisco de Paula – RS. O local, que fica em meio a mata nativa, é o cenário para o evento gastronômico A Ferro e Fogo, que ocorre semanalmente; e também é palco para eventos privados.

Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Imagem 18 de 24
Planta Baixa Geral
Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, Floresta, Viga
© Gabriel Konrath

O desafio foi inserir um conjunto de sanitários que pudesse atender aos eventos e que somasse ao hotel como um espaço de experiência, ressignificação e respeito a natureza. Para isso o desenho da arquitetura em sua implantação, formas e materiais teve como premissa a compreensão da potencialidade natural do local. O ponto de partida foi a definição de que a vegetação existente seguiria preservada e que a proposta deveria se adequar ao ambiente natural.

Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Gabriel Konrath

Enquanto ao redor de uma majestosa araucária propõe-se uma plataforma circular elevada do solo, são traçadas passarelas que adentram a mata e levam o usuário ao local de intervenção escolhido. Em um semicírculo são dispostos os volumes de madeira que comportam as unidades sanitárias. Essas, por sua vez, foram pensadas de forma individual para facilitar a distribuição de layout por entre as árvores; e tem forma trapezoidal que se alarga na face envidraçada voltada para a mata, oferecendo privacidade e visual exclusiva do interior de cada cabine. Nas extremidades do semicírculo encontram-se os conjuntos de lavatórios que, em um gesto singelo, refletem o entorno verde junto a face do usuário. O local não possui cobertura construída instigando a delimitação dos espaços construído e aberto.

Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, Floresta
© Gabriel Konrath
Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, Floresta
© Gabriel Konrath
Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Imagem 23 de 24
Axonométrica 01
Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, Floresta
© Gabriel Konrath

O projeto tem a intenção de dialogar com a natureza e se mimetizar nela através de um espaço vivo que se transforma ao longo do tempo. O andar das horas é percebido pelo jogo de luz e sombra nos volumes, bem como a passagem dos dias vai sendo evidenciada nas texturas e cores dos materiais adotados. Esse espaço é um convite para nos reconectarmos. Um convite para repensarmos a relação do ser, da natureza e da arquitetura. 

Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360 - Fotografia de Exterior, Floresta, Corrimão
© Gabriel Konrath

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parador Hampel. Rua Boca da Serra 445, Indianópolis, São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360" 26 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996179/sanitarios-casa-da-mata-luiza-jung-arquitetura-360> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.