Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab

Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior, FlorestaUma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior, FlorestaUma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de ExteriorUma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Interiores, CorrimãoUma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos Líderes: Tiantian Wang, Yaqin Luo
  • Projeto Estrutural: Jiancheng Zhou
  • Instituto Cooperativo De Projeto: Tongchuang Engineering Design CO.Ltd
  • Projeto De Planejamento De área Cênica: ShuLin Architects
  • Construção: Shaoxing Gongchuang Construction Co. Ltd
  • Supervisão De Construção: Shaoxing Feixiang Construction Management Co. Ltd Ding Zhiyun
  • Tradução Para Inglês: Qi Hua
  • Cliente: Government of Changtang Town, Shangyu District, Shaoxing City
  • Cidade: Shaoxing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior, Floresta
© Zhi Xia

Uma estação de descanso para uma vista - Situado nas montanhas, o edifício é uma estação de descanso para ciclistas localizada no ponto mais alto de uma trilha. Há uma potencial vista ampla e aberta na direção norte, que atualmente está bloqueada por árvores na altura dos olhos. Esperávamos, então, criar um local de descanso para que os visitantes pudessem apreciar a vista depois de subir a montanha. Para tanto, imaginamos como os ciclistas chegariam à parada após uma longa viagem: primeiro, eles entrariam em um corredor, estacionariam suas bicicletas na entrada e fariam uma pausa. Para quem tem mais curiosidade ou acha a ciclovia tediosa, há a possibilidade de explorar mais através do corredor que sobe em espiral até o topo para desfrutar de uma vista esplêndida das montanhas da paisagem.

Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior
© Zhi Xia

Um corredor em ziguezague e uma torre - Um corredor pode ser um espaço de descanso, e uma torre permite uma experiência ascendente. Acomodando-se ao terreno semicircular, combinamos esses dois elementos em nossa proposta: o corredor circunda a torre, torcendo, subindo e descendo com o terreno. Ele se conecta à torre novamente após cinco voltas. Para garantir que essa experiência em movimento não pareça longa e monótona, incluímos variações no tamanho, altura e direção do espaço: cada curva ao longo do caminho indica uma mudança no caráter do espaço. Os ciclistas vêm principalmente do sul para o norte e, portanto, a entrada principal foi disposta no lado sul do edifício, com o caminho que conduz à entrada formando um ângulo de 23° com a ciclovia. Quando um ciclista vai até o corredor, estaciona sua bicicleta e sobe alguns degraus suaves, ele entra em uma área de descanso aberta e espaçosa.

Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior
© Zhi Xia
Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Imagem 21 de 26
Planta
Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior
© Zhi Xia
Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Imagem 19 de 26
Sketch

Após a primeira curva, o espaço se transforma em um corredor estreito que sobe suavemente com o terreno, conectando-se a um pátio logo após a segunda curva. Mais acima, o corredor leva o visitante a uma entrada escura e intrigante que convida o visitante à torre. O que eles veem a seguir são as escadas que levam ao topo da torre de sete metros de altura. No meio da escada há uma pequena varanda que é grande o suficiente para apenas uma pessoa ficar, deixando entrar luz natural e abrindo uma vista para o sul. Quando o visitante chega ao topo, o espaço se abre para a melhor vista. Além disso, organizamos duas entradas secundárias ao longo da rota linear, de modo que ela se ramifica e se conecta com uma trilha e com a seção norte da trilha de bicicletas, respectivamente, oferecendo aos visitantes mais opções de como explorar.

Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior
© Zhi Xia

Cru e áspero - Inspecionamos o local elevado em um dia tempestuoso e nossa impressão foi de distanciamento. Assim, intuitivamente chegamos à conclusão de que deveríamos construir algo sólido como uma rocha, que se enraizasse na montanha, que a textura e a experiência do espaço interno remetesse a uma caverna. Naturalmente, decidimos usar o concreto texturizado como material principal. A escolha da fôrma de bambu não foi apenas resultado da fácil disponibilidade do material e da prontidão do cliente em se identificar culturalmente com ele, mas também porque a textura criada pela fôrma de bambu é mais aleatória e óbvia: um efeito verdadeiramente cru. Assim como os traços de pinceladas tornam uma pintura mais viva, o concreto de fôrma de bambu registra e apresenta diretamente o processo de como o concreto úmido endurece com o tempo. Com os nós do bambu naturalmente escalonados e de larguras variadas, o efeito criado carrega traços da técnica de construção e apresenta textura variada. Por isso muitos arquitetos gostam dela. Para este projeto, a aleatoriedade da fôrma de bambu, a textura tecida e os sulcos impressos são consistentes com nossa percepção de crueza.

Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior, Fachada
© Zhi Xia

Mas o resultado acabou ficando muito mais rústico em vez de "cru", como esperado. Foi um desafio alcançar um aspecto cru mas delicado. Tanto a equipe de construção quanto o gerente de obra se esforçaram muito neste pequeno projeto, mas alguns objetivos eram muito desafiadores. A estrada para o canteiro de obras era muito estreita para um caminhão betoneira ou um caminhão-bomba, então a mistura e o lançamento do concreto eram feitos manualmente. Por outro lado, o projeto original era completar a concretagem em três seções, enquanto no final foi realizado em duas seções devido ao tempo e orçamento limitados. Inevitavelmente, inchaços localizados e textura incompleta ocorreram após a cura. A construtora decidiu corrigir essas “falhas” com cimento, resultando em algumas “cicatrizes” nas paredes externas, o que nos desapontou um pouco porque preferimos defeitos que refletissem fielmente o processo construtivo em vez de cobri-los. Plantamos algumas trepadeiras de hera de Boston ao redor do prédio e, com sorte, elas escalarão a parede em um futuro próximo. Com uma cobertura verde, o prédio parecerá mais uma rocha de montanha emergindo do local.

Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Interiores
© Zhi Xia
Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Imagem 25 de 26
Elevação e Corte
Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior, Cerca, Floresta
© Zhi Xia

Aberturas - Desenhamos especificamente três grandes aberturas para dar ao edifício sólido e bruto uma sensação de leveza e ventilação: a primeira é no pavilhão de descanso na entrada principal, que se abre completamente para o bosque de bambu; a segunda é uma janela estreita e horizontal na parede da área de descanso do pátio, correspondendo ao ambiente íntimo e tranquilo; o último é uma abertura do tamanho de uma parede inteira voltada para as montanhas do entorno. Além disso, introduzimos um sistema contínuo de aberturas redondas, que cuidadosamente arranjamos em densidades variadas de acordo com o caráter único de cada espaço e a altura dos olhos das pessoas. Durante o dia, quem estiver atento aos detalhes reconhecerá que aquelas aberturas redondas enquadram diferentes vistas que esperamos mostrar aos visitantes. À noite, com as luzes acesas, a estação de descanso torna-se uma torre brilhante.

Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Imagem 24 de 26
Elevações
Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Imagem 18 de 26
© Tiantian Wang
Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior, Floresta
© Tiantian Wang

Um fragmento em ziguezague - Acima está uma recordação de como concebemos a proposta a partir de perspectivas de função e uso, experiência, material e detalhes, vistas, etc. O projeto também reflete nossa apreciação do jardim chinês. Se pudéssemos abstrair a essência de todos os jardins chineses existentes, seria uma viagem, uma viagem sinuosa, uma viagem de vistas em constante mudança, uma viagem em que as pessoas experimentam espaços distintos e podem, no final, desfrutar das nuvens que sobem. O jardim chinês tece essas jornadas em mundos minúsculos. Tentamos colocar esse fragmento em zigue-zague no topo da montanha, esperando que as pessoas viessem e experimentassem a jornada.

Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab - Fotografia de Exterior, Floresta
© Zhi Xia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shaoxing, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab" [A Rest Station on A Mountaintop / Jumping House Lab] 11 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996120/uma-estacao-de-descanso-no-alto-de-uma-montanha-jumping-house-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.