Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina

Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Fotografia de InterioresGalpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraGalpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Fotografia de Interiores, BancoGalpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraGalpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Mais Imagens+ 11

  • Arquiteta Líder: Beatriz Dias
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Fotografia de Interiores
© Paula Monroy

Descrição enviada pela equipe de projeto. Elaborado em parceira com o GOMA Oficina Colaborativa, este projeto trata da reforma de um conjunto comercial para abrigo do “Galpão Comum”, espaço independente “dedicado à prática e pesquisa sobre cidade e imagem no território latino-americano”. Localizado no térreo de um edifício habitacional no bairro de Santa Cecilia e visando abrigar uma pluralidade de atividades simultâneas procuramos acomodar desde o trabalho individual ao coletivo, espaços de reunião abertos e fechados, espaços de descontração cobertos e ao ar livre, além de um espaço comercial contribuindo para ativar a vizinhança do bairro.

Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Fotografia de Interiores, Fachada
© Paula Monroy
Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Imagem 15 de 16
Planta

Esta constelação de espaços se distribui tanto na planta do térreo existente quanto em um novo mezanino, que tira proveito do generoso pé-direito para multiplicar o espaço e melhor acomodar todas as atividades. Na planta baixa foram acomodados os espaços de uso mais coletivo, começando do espaço comercial junto à rua até a copa coletiva nos fundos do imóvel junto ao pátio externo. No andar superior foram acomodados os usos mais reservados, como o espaço de trabalho individual compartilhado e a sala de reunião fechada.

Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Fotografia de Interiores, Banco
© Paula Monroy
Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Imagem 16 de 16
Seção
Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira
© Paula Monroy

O percurso pelo galpão se desenvolve intercalando espaços de maior compressão, com pé direitos baixos sob o mezanino, e espaços de expansão com pé direito duplo que permite abrigar debates ou exposições de grandes objetos, que são animadas pelas varandas do mezanino. A construção foi pensada em estrutura leve metálica típica de mezaninos comerciais para evitar a necessidade de reforços nas fundações do edifício e tirando o máximo de proveito do pé direito, que acomodava sem nenhuma folga os dois andares.

Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Paula Monroy

No térreo, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica assim como os espaços de depósito, banheiros, área de serviço e biblioteca foram implantadas na maior lateral do imóvel, liberando o restante da área para ocupação flexível buscando acomodar futuros e imprevistos novos usos. Para fechamento da estrutura metálica foram utilizadas divisórias leves de drywall e vidros translúcidos de variadas tipologias para dar privacidade e resguardar alguns usos da intensa movimentação do espaço sem perder a luminosidade.    

Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina - Fotografia de Interiores, Fachada
© Paula Monroy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Cecilia, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galpão Comum / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados + Goma Oficina" 25 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996095/galpao-comum-goaa-gusmao-otero-arquitetos-associados-plus-goma-oficina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.