Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de ExteriorCentro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de ExteriorCentro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Interiores, EscadaCentro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Mais Imagens+ 38

  • Arquiteto Responsável: Fanhao Meng
  • Equipe De Projeto: Hao Xu, Yubin Wang, Lingbing Jin, Nijun Lin, Junfeng Gao, Xin Jin, Ding Zhang, Jinwei Hu, Shuai Tao
  • Equipe Consultoria De Concreto: Jie Du, Wen Zhang, Xiang Zhang, Hengrui Guo, Hanrui Song, Linfeng Li, Qin Xu, Jin Xu, Yan Pang
  • Projeto Executivo: Yunnan Daokai Urban Architecture and Planning Design Co. Ltd.
  • Paisagismo: WISTO Landscape
  • Consultoria De Concreto E Construção: SUZAO ARCHITECTS
  • Cliente: Yunnan City Town Construction Investment Co. Ltd.
  • Cidade: Mile
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior, Urbano
© schranimage

Dongfengyun Art Town, onde está localizado o Centro Cultural, fica nos arredores da cidade de Miele, a cerca de uma hora de carro de Kunming, a capital provincial chinesa. Desde 2014, Luo Xu, um artista local, criou uma série de instalações escultóricas como "Kaleidoscope" e "Half A Cloud", bem como grandes e pequenos aglomerados de fornos construídos com tijolos vermelhos, que constituíram um mundo exótico no ilimitado planalto vermelho de Yunnan-Guizhou e suas montanhas escarpadas. A Art Town, que cobre uma área de cerca de 1,6 quilômetros quadrados, é bem conhecida pelos moradores.

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior
© schranimage

Diante de um trecho de terra vermelha e um aglomerado arquitetônico de esculturas em super escala, a intervenção do Centro Cultural terá de considerar a ordem original do local. A edificação, composta por cinco pedras marcantes, não é uma estrutura imponente explícita nem uma arquitetura paisagística assustadora. Espero retornar à natureza original por meio da linguagem arquitetônica não convencional e do uso industrial de materiais contemporâneos para concluir um diálogo com o local e realizar a renovação.—— Meng Fanhao

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior
© schranimage

Conceito: Forma de pedra na natureza - Ao lançarmos nossos olhos mais uma vez sobre a vasta extensão de terra vermelha, um grupo de "pedras meio escondidas na areia" aparece lentamente, com uma sensação primitiva de eternidade, ligada a uma sensação de admiração da natureza, bem como uma visão dialética da humildade na sabedoria chinesa, "a grande arte se esconde". Inspirados por isso, optamos por retornar à natureza e definir uma série de "formações em pedra vermelha" no terreno elevado. A forma marcante e a textura áspera enfraquecem o sentido artificial do volume, apresentando-o como cinco pedras que ainda estão aqui depois de desgastadas pelo tempo.

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior
© Ce Wang

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior, Janela
© schranimage

Espaço: Experiência espacial entre cânions - A construção das experiências e cenários para os visitantes também é um fator importante a ser considerado. Alargamos o caminho para os visitantes entrarem no volume. Através do mar de flores, espelhos d'água e paredes, os visitantes se aproximam lentamente da "formação de pedras vermelhas"  na transição gradual entre paisagens naturais e artificiais, criando uma sensação ritualística antes de entrar na edificação. Com forma e volume não ortogonais, cria-se uma experiência espacial "entre cânions". A escala dos volumes remodela nossa perspectiva de visualização e a experiência física do céu, campos e montanhas do local.

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior
© schranimage
Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Interiores, Janela
© Ce Wang

A estratégia da "formação de pedras" realiza a divisão das funções do volume, enquanto o átrio de vidro conecta as cinco "pedras vermelhas", ele integra a forma arquitetônica. O átrio torna-se assim o núcleo do espaço interno. Todas as atividades são realizadas em torno dele. Ao mesmo tempo, todos os espaços podem ser operados de forma independente. O centro de artes possui um layout descentralizado e funções gerais. Na direção vertical, os grandes degraus do átrio, que se ajustam ao desnível natural entre o norte e o sul do terreno, conectam o espaço entre o primeiro andar e o subsolo, formando um espaço para performances públicas e um bar construído sobre o terreno, onde os visitantes podem desfrutar do sol.

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Interiores, Viga
© schranimage
Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Imagem 40 de 43
Corte
Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Interiores, Escada
© Ce Wang

"Pedras" individuais com grandes e pequenas salas de exibição e teatros são dispostas em diferentes alturas. Dentro do espaço, os degraus percorrem uma diferença de altura de 5 a 6 metros, permitindo aos visitantes experimentar a "passagem da montanha". A imagem do cânion também se estende ao desenho das luzes internas, janelas, passeio frontal e outros elementos arquitetônicos, a tensão do espaço circula entre o ciclo interno e externo.

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Interiores, Escada
© schranimage
Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Interiores
© schranimage

Materiais e construção: Expressão in Situ de materiais industrializados - Ao lidar com a relação entre o volume e o meio ambiente, devemos também considerar a conexão relativa com o complexo escultórico de tijolos vermelhos. Assim, a utilização de materiais tradicionais já utilizados no complexo escultórico foi uma resposta eficaz. No entanto, sob os múltiplos requisitos de especificações técnicas, precisão de construção e segurança estrutural, finalmente optamos por realizar a expressão cultural local por meio da aplicação industrial de materiais modernos e também tentamos fornecer uma nova experiência para o desenvolvimento da industrialização e construção de edifícios locais. Por fim, a estrutura principal do Centro Cultural é feita em aço e a fachada é conformada por concreto vermelho, gerando uma grande "pedra vermelha" de textura lisa.

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior
© Ce Wang
Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Imagem 37 de 43
Planta - Primeiro Pavimento
Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© schranimage

A prática da renovação sob o diálogo com a atmosfera rural - A primeira impressão da vasta extensão de terra vermelha em Yunnan e Guizhou é áspera, selvagem e silenciosa. Esperamos que a intervenção arquitetônica não perturbe a ordem e a atmosfera originais do campo. A forma arquitetônica crua e arrojada lembra as pessoas dos milhares de anos de mudanças nesta terra e também expressará suas múltiplas identidades na mudança do tempo, como registro e testemunha.

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior, Orla
© schranimage
Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior
© schranimage

Além disso, Dongfengyun Art Center não é apenas um ambiente físico para encontros e atividades culturais, além de férias e lazer, mas também será o símbolo  da cidade, criando uma experiência única de espaço e materiais. Como o maior espaço público da região, continuará a apoiar a voz da cidade e aumentar a influência da arte, impulsionando o desenvolvimento urbano futuro.

Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad - Fotografia de Exterior, Floresta
© schranimage

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mile, Yunan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Cultural Pedra Vermelha / line+ studio + gad" [Red Stone Formation Cultural Center / line+ studio + gad] 10 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996059/centro-cultural-pedra-vermelha-line-plus-studio-plus-gad> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.