Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos

Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Interiores, EscadaCasa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, BancadaCasa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Interiores, VigaCasa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Mais Imagens+ 11

Puente Genil, Espanha
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manolo Espaliú
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BMI Cobert, Grupo PAMESA, Ineslam, JACOB DELAFON, Ramon Soler, Strugal
  • Arquitetos Responsáveis: Irene Serrano Cabello, José Ángel Rey Torrecillas
  • Arquiteto Técnico: José Ángel Rey Jiménez
  • Estruturas: SALMER TÉCNICOS
  • Cidade: Puente Genil
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© Manolo Espaliú
Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Manolo Espaliú

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote, de desnível acentuado, está localizado em um loteamento predominantemente residencial, de moradias unifamiliares, em Puente Genil, Córdoba. A proposta é de uma casa de campo, cujo objetivo inicial é compor uma área social versátil, cômoda e intimamente conectada ao espaço externo e à zona da piscina. A área íntima deve contar com quatro dormitórios e um banho que possa ser facilmente acessado desde a área externa, servindo assim à piscina. Um dos dormitórios está localizado à entrada, podendo ser utilizado como escritório.

Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada
© Manolo Espaliú
Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Imagem 14 de 16
Planta
Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Manolo Espaliú

A premissa principal do projeto era a de resolver o programa da casa em um único nível, reduzindo o desnível do terreno e situando a área da piscina nos fundos, orientado à face sul. Para isso, estabeleceu-se uma cota de implantação dois metros acima do nível da rua, criando-se um platô que contém o terreno em sua parte posterior. Nesta cota, a casa se organiza em três volumes que abraçam um pátio central de proporções regulares. O primeiro volume, com cobertura de duas águas, cria uma varanda de acesso à casa e, por trás do hall de entrada, o programa avança distribuindo os dormitórios e banhos, abertos à face leste. O corredor e circulações estão orientados à fachada oeste. 

Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manolo Espaliú
Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Imagem 15 de 16
Cortes
Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Manolo Espaliú
Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Manolo Espaliú

Os outros dois volumes, com lajes de concreto de diferentes inclinações, abarcam os ambientes de uso comum e funcionam como núcleo da residência. No interior da peça central uma esquadria circular emoldura a paisagem e um grande vão de portas de correr se abre ao pátio central e ao terraço coberto. Nesse espaço se encontra a lareira e, no terceiro volume, a cozinha, comunicada à uma varanda com vista à fachada principal e ao terraço coberto frente à piscina, que funciona como sala de jantar exterior.

Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Manolo Espaliú

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos" [Casa SL64 / Serra Norte Arquitectos] 20 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996053/casa-sl64-serra-norte-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.