Igreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti

Igreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Fotografia de Exterior, FachadaIgreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Fotografia de Exterior, FachadaIgreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Fotografia de Interiores, CozinhaIgreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaIgreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Mais Imagens+ 16

Pegognaga, Itália
  • Arquitetos: LR-Architetti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1145
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marco Introini
  • Arquitetos Líderes: Sara Lonardi, Enrico Maria Raschi
  • Engenheiro Estrutural: Luca C. Pulignano
  • Engenheiro Mecânico: Simone Ricci Petitoni
  • Engenheiro Elétrico: Alberto Runfola
  • Consultor De Iluminação: Giorgio della Longa
  • Consultoria Acústica: Francesco Martellotta
  • Artistas: Marco de Luca
  • Cidade: Pegognaga
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Igreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Fotografia de Exterior, Fachada
© Marco Introini

Descrição enviada pela equipe de projeto. Perto de Mântua, a nova Igreja do Espírito Santo em Pegognaga é o resultado de um concurso de projetos restrito. Ela substitui a igreja paroquial anterior que foi danificada pelo terremoto de 2012. O projeto garante escala e orientação adequadas na pequena cidade histórica.

Igreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Fotografia de Exterior, Fachada
© Marco Introini

O novo edifício ocupa o lote através de um muro de onde emerge o volume em empena do hall. O salão paroquial é um espaço central livre. Pilares de concreto densos e finos de cor terracota e janelas do piso ao forro correm no perímetro. Duas fileiras de luminárias tubulares suspensas marcam o espaço interno.

Igreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Imagem 17 de 21
Planta -Térreo

A fachada principal estende-se de um lado para um edifício baixo com telhado plano. Este volume encerra o salão paroquial e outras salas de atividades paroquiais. É revestido de tijolos em tons variados, do vermelho ao terracota. Painéis acústicos de concreto com sulcos verticais revestem as paredes abaixo do nível do solo.

Igreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Marco Introini
Igreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Marco Introini

Um tapete de pedra Lessinia rosada unifica o pavimento externo e o piso do hall. O mesmo mármore caracterizava o mobiliário litúrgico. O novo desenho da mesa e sacrário integra espólios da antiga igreja paroquial.

Igreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Fotografia de Interiores
© Marco Introini

No fundo da capela-mor ergue-se o mosaico “Terra” como símbolo de “renascimento-ressurreição”. É afastado dos pilares superiores e iluminado por uma claraboia oculta. Os materiais utilizados são fragmentos de tijolos da igreja demolida e telhas de ouro. Eles são montados em uma parede inclinada usando a técnica opus scutulatum. As escavações no solo revelaram uma estratigrafia complexa de antigas estruturas de culto. Três porções são visíveis através de ranhuras cortadas no chão. Eles serão abertos em ocasiões especiais, mostrando o diálogo direto entre o presente e o passado.

Igreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Marco Introini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:46020 Pegognaga, Mantua, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja do Espírito Santo em Pegognaga / LR-Architetti" [Church of the Holy Spirit in Pegognaga / LR-Architetti] 10 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995992/igreja-do-espirito-santo-em-pegognaga-lr-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.