Casa AB / Space Encounters

Casa AB / Space Encounters - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa AB / Space Encounters - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa AB / Space Encounters - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa AB / Space Encounters - Fotografia de Interiores, JanelaCasa AB / Space Encounters - Mais Imagens+ 14

Broek op Langedijk, Países Baixos
  • Equipe De Projeto: Gijs Baks, Joost Baks, Jordy Vos, Carlos Callejo, Iñigo Berriozabal, Stijn de Weerd
  • Engenharia Estrutural: De Ingenieursgroep
  • Empreiteiro: Kien aannemers
  • Instalações: Nelissen Ingenieursbureau
  • Cidade: Broek op Langedijk
Mais informaçõesMenos informações
Casa AB / Space Encounters - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Lorenzo Zandri

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa AB foi projetada em Broek op Langedijk para uma família que está crescendo. Até a consolidação da região no início dos anos 70, as aldeias diques de Broek, Zuid e Noord-Scharwoude foram divididas em centenas de pequenas ilhas acessíveis por barco. Com o tempo, uma parte das ilhas foi declarada reserva natural e outra parte se tornou uma área residencial.

Casa AB / Space Encounters - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Lorenzo Zandri
Casa AB / Space Encounters - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Lorenzo Zandri

Esta área residencial é composta por terrenos individuais, cada um com uma casa unifamiliar rodeada por água. Os volumes fragmentados e os telhados dominantes caracterizam a arquitetura destas casas. As variações na forma e no tamanho dos telhados e das aberturas das janelas, assim como as particularidades na alvenaria diferenciam as residências umas das outras. Com desafios como a transformação do parque habitacional existente, a Casa AB é um exemplo modesto, mas distinto, de como a vida no campo pode ser mais sustentável e adaptada às mudanças de demanda da vida contemporânea.

Casa AB / Space Encounters - Imagem 19 de 19
Axonométrica

Um ponto de partida fundamental para o projeto de reforma e transformação da casa foi manter o layout do térreo existente e ampliar a casa no primeiro andar, construindo até o volume máximo permitido dentro dos regulamentos urbanos locais. Para conseguir isto, um novo telhado e primeiro andar foram projetados, enquanto se mantém a sensação de volumes fragmentados no térreo. O telhado e a extensão do primeiro pavimento cobrem a construção de tijolos existente e ficam sobre uma estrutura de aço preto marcante.

Casa AB / Space Encounters - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Lorenzo Zandri
Casa AB / Space Encounters - Imagem 18 de 19
Plantas Térreo + Primeiro Pavimento

O envoltório de malha de aço do primeiro andar e o tijolo pintado de branco no térreo dão a cada camada seu próprio caráter e senso de unidade, independentemente das variações nos volumes. Linhas profundas de visão e aberturas generosas nos volumes do térreo conectam a cozinha, sala e espaço de escritório com a área externa, enquanto o primeiro andar com uma fachada mais fechada, aberturas específicas e interior de madeira, resulta em uma atmosfera acolhedora e quente para os dormitórios e o banheiro.

Casa AB / Space Encounters - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Lorenzo Zandri
Casa AB / Space Encounters - Fotografia de Interiores, Janela
© Lorenzo Zandri
Casa AB / Space Encounters - Fotografia de Interiores, Fachada, Jardim, Aido
© Lorenzo Zandri

O telhado de duas águas, revestido de alumínio corrugado, proporciona à casa sua silhueta característica e amarra o conjunto. A calha de água da chuva, tradicionalmente uma característica distinta da arquitetura de telhado com fosso em regiões arcadianas, foi transformada em uma característica arquitetônica evidente, porém delicada, por meio de uma viga de aço. Além disso, a casa foi equipada com aberturas abstratas e formas prismáticas na estrutura de aço preto, como um círculo, um triângulo e um quadrado.

Casa AB / Space Encounters - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Lorenzo Zandri

Os detalhes precisos dos acabamentos de alumínio e uma paleta material restrita, além das cores, fazem com que os diferentes elementos se juntem na planta, na fachada e no corte. Isto transforma a casa unidimensional dos anos 80 em uma peça de arquitetura mais estratificada e diversificada que tenta absorver totalmente as qualidades do ambiente verde e rico em água ao redor. O resultado é uma casa na qual tradição e modernidade se misturam perfeitamente.

Casa AB / Space Encounters - Fotografia de Exterior, Janela
© Lorenzo Zandri

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AB / Space Encounters" [AB House / Space Encounters] 10 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995967/casa-ab-space-encounters> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.