Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados

Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Urbano
© Pedro Vannucchi

Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, UrbanoEdifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, JanelaEdifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, UrbanoEdifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 44

  • Equipe Do Projeto: Jorge Königsberger, Gianfranco Vannucchi, Francesc De Fuentes, Liliana Sá, Alexandre Daud, Carla Estrella, Sandra Dellarole, Rafael Cavalheiro, Thalita Teixeira Ambrogi, Vinicius Campos, Julio Sartori, Erika Chioato, Paulo Massao, Thais Bombonati, Felipe Rossi, Sabrina Airon, Eduardo Tong, Engelbert Bertoni
  • Incorporação E Construção: Porte Engenharia e Urbanismo
  • Projeto De Estrutura: Edatec Engenharia S/C LTDA
  • Projeto De Paisagismo: Takeda Arquitetura e Paisagismo
  • Projeto De Interiores: Triptyque Architecture
  • Consultoria De Legislação: Levisky Arquitetos
  • Projeto De Fundações: Portella Alarcon
  • Projeto De Instalações Elétrica E Hidráulica: Projetar Engenharia
  • Projeto De Caixilhos: Crescêncio Petrucci Consultoria e Engenharia
  • Projeto De Estrutura Metálica: Steel Make Engenharia Estrutural
  • Projeto De Fachada: Favenk e Portobello
  • Projeto De Ar Condicionado: EPT Engenharia LTDA
  • Projeto Acústico: Akkerman Alcoragi Acústica ideal
  • Projeto Aquecimento Solar: Chaguri Consultoria e Engenharia de Projetos Ltda
  • Projeto De Automação: si2 Soluções Inteligentes Integradas
  • Projeto De Drenagem: Erelys Assessoria e Consultoria Ltda
  • Projeto De Luminotécnica: Studio Ix
  • Projeto De Vedações: Addor Associados
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Urbano
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Platina 220, edifício de uso misto no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, e o mais alto da cidade, está pronto após 8 anos intensos entre projeto e construção. A arquitetura é da Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, e o empreendimento faz parte do Eixo Platina, uma ampla proposta de urbanização da Porte Engenharia e Urbanismo na região.

Em uma única torre com 172 metros de altura e 46 andares, em frente ao Shopping Tatuapé, o Platina 220 reúne variedade de usos: lojas (no térreo), hotel e unidades residenciais (no terço mais baixo da edificação), conjuntos comerciais (na parte intermediária) e lajes corporativas (na parte superior).  

Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Urbano
© Pedro Vannucchi

A união de todos estes usos almeja atrair mais empresas para a região e, com isso, outros benefícios, como reduzir os deslocamentos dos moradores para outras regiões da capital. “Pela complexidade e diversidade do programa, nós comparamos sua resolução à montagem de um Tangram”, afirma Jorge Königsberger, um dos autores do projeto e sócio fundador do escritório.  

Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi
Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Imagem 32 de 49
Diagrama
Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi

O resultado é um edifício com volumetria marcante, a começar pelos elementos de fachada ventilada. Para viabilizar a construção em altura e, ao mesmo tempo, garantir conforto térmico interno, e durabilidade e perenidade do material envoltório, o sistema construtivo foi desenvolvido em porcelanato. 

Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi

Em tonalidade clara, o bloco prismático central, com terraços e requadros de janelas dispostos em posições variadas, gera um interessante efeito de luzes e sombras, que configura o edifício como um monolito esculpido na paisagem. Os blocos laterais, em tons mais escuros, preservam a verticalidade do bloco principal, e se destacam como contrafortes ao dar percepção de sustentação ao edifício. 

Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi

A entrada para o edifício acontece a partir da Rua Bom Sucesso, onde o prisma principal ‘pisa’ no térreo. Já na área envoltória da quadra, os espaços para lojas escalonam o projeto para criar duas situações de áreas externas: no espaço público, generosas e arborizadas calçadas perimetrais; na área privativa, acima das lojas, lazer para usuários do edifício.  

Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Imagem 31 de 49
Diagrama

Para que fosse atingido este potencial construtivo e de entrega para a cidade, todos os instrumentos e benefícios previstos pelo Novo Plano Diretor de São Paulo de 2014 foram utilizados, garantindo também um edifício positivo ao entorno: uso misto, fachadas ativas, fruição com a rua, dentre outros. Ainda na fase de projeto, o Platina 220 conquistou o selo internacional de sustentabilidade AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini.

Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi

É parte da história da Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados em seus 50 anos, a serem completados este ano, o protagonismo nas principais discussões do segmento, além de ter sua arquitetura representada em icônicos projetos em São Paulo, como o Terra Brasilis, de 1986; o Sesc Avenida Paulista, inaugurado em 2018; o Brascan, primeiro uso misto de São Paulo, e o Top Towers, icônico no Paraíso, com vista para o corredor da Avenida 23 de Maio.

Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela
© Pedro Vannucchi

Junto à Porte no Eixo Platina, outros empreendimentos com arquitetura Königsberger Vannucchi estão em obras e devem ser entregues nos próximos anos, como o Almagah 227, vencedor do prêmio Americas Property Awards 2019-2020.  

Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tatuapé, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Platina 220 / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados" 03 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995961/edificio-platina-220-konigsberger-vannucchi-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.