Apartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes

Apartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Fotografia de Exterior, FachadaApartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Fotografia de ExteriorApartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Fotografia de Interiores, JanelaApartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoApartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: LRS architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:LRS architectes
  • Sócios: Rolf Seiler, Laurent Lin
  • Coordenador Do Projeto: Boris Pflugfelder
  • Arquitetos: Guillaume Boussemart, Wesley Murith, Amaëlle Vuagniaux, Yafiza Zorro, Alexandre Berset, Yony Santos, Xavier Perrinjaquet, Ana Isabel Pinheiro, Boris Pflugfelder, Alexandre Lobo
  • Engenheiro Civil: Moser Ingénierie SA
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Fotografia de Exterior
© LRS architectes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto propõe uma interpretação contemporânea da cidade jardim, combinando uma escala humana, orientada para a paisagem, com a noção de densidade e racionalidade. Três torres estruturadas de diferentes alturas são colocadas no centro de um grande jardim. Através desta estratégia, o projeto apresenta uma resposta volumétrica orgânica ao parque.

Apartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© LRS architectes
Apartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© LRS architectes

O complexo incorpora o parque em um contexto arquitetônico heterogêneo existente, que consiste em conjuntos habitacionais de dez pavimentos a sudeste e casas geminadas a oeste. Como peça central do plano, o projeto do parque é resultado de um concurso vencido pela empresa Vulcan, que propôs o máximo aproveitamento do terreno por meio de um passeio circular periférico para seus residentes.

Apartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Imagem 14 de 19
Implantação
Apartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Imagem 16 de 19
Planta

Por analogia, cada apartamento é projetado como uma paisagem interna, com áreas de convivência espaçosamente estruturadas em torno de uma varanda situada nos cantos da planta. Especial atenção é dada às extensões externas na forma de varandas de passagem, permitindo aos moradores circular e ocupar o espaço externo. Nos vértices, uma quebra na sacada que alterna de um pavimento para o outro aumenta substancialmente o valor de uso das sacadas e a taxa de insolação, ajudando a criar uma percepção orgânica e lúdica do conjunto.

Apartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Fotografia de Interiores, Janela
© LRS architectes

Em busca de um estilo residencial, as fachadas utilizam uma linguagem contrastante de lajes expressivas de concreto pré-fabricado caiado, combinadas com uma fachada de alumínio anodizado mais escuro recuada. Os guarda-corpos cruzados criam um jogo de luz que muda conforme as perspectivas internas e externas, destacando a geometria irregular das três torres.

Apartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© LRS architectes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Jardins de la Gradelle / LRS Architectes" [Jardins de la Gradelle Apartments / LRS Architectes] 07 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995857/apartamentos-jardins-de-la-gradelle-lrs-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.