Casas / Unemori Architects

Casas / Unemori Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasas / Unemori Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, AidoCasas / Unemori Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Viga, CadeiraCasas / Unemori Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Fachada, Cadeira, JanelaCasas / Unemori Architects - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Unemori Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  156
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kai Nakamura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daiko, Studio Onder de Linde
Mais informaçõesMenos informações
Casas / Unemori Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Kai Nakamura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas casas co-existem em uma tranquila área residencial repleta de verde. Uma é a minha própria casa e a outra é da família da minha cunhada. Embora as duas famílias quisessem viver independentemente, elas também desejavam apoiar uma à outra e estabelecer um espaço comum, com um jardim e um estúdio, para desfrutar de um estilo de vida que permitisse uma sensação de expansão que é difícil de alcançar em uma única casa.

Casas / Unemori Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Aido
© Kai Nakamura
Casas / Unemori Architects - Imagem 15 de 21
Planta Pavimento Térreo
Casas / Unemori Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Viga, Cadeira
© Kai Nakamura

Dividimos um terreno no sentido longitudinal e construímos uma casa estreita de cada lado. Entre as duas casas há uma viela de cerca de 16 metros de comprimento e 1,8 metros de largura, que serve de acesso às duas casas. A viela é um jardim de passagem e uma zona de amortecimento que ajuda a manter uma distância adequada entre as duas famílias. 

Casas / Unemori Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira, Viga
© Kai Nakamura
Casas / Unemori Architects - Imagem 17 de 21
Corte Casa A
Casas / Unemori Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Porta
© Kai Nakamura

Uma cobertura se expande acima das plantas e sobre a bacia de contenção, de modo que a viela permita que os membros de cada família entrem e saiam diretamente sem a necessidade de entrar pelas respectivas entradas. Este espaço pretende ser uma zona intermediária que atua como parte do interior, ao mesmo tempo, em que pertence ao exterior. 

Casas / Unemori Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Kai Nakamura
Casas / Unemori Architects - Imagem 21 de 21
Diagrama
Casas / Unemori Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Fachada, Cadeira, Janela
© Kai Nakamura

Cada casa tem um espaço contínuo que funciona como uma única sala com vários níveis de piso e cobertura. O nível do telhado foi cuidadosamente ajustado para permitir privacidade, vistas, iluminação para o interior, e ventilação. Diversas janelas foram instaladas em diferentes direções. A casa é uma única sala grande que olha para o céu, tendo vistas da superfície da parede e do terraço um do outro através da viela, com luz e sombra ao conectar espaços de vários tamanhos. Este espaço convexo-côncavo e irregular foi construído utilizando vigas de quilha de madeira instaladas na direção longitudinal. O espaço extensível faz crescer o nosso sentido de vida e expande-se para além da área física. Nosso objetivo é criar coerência ambiental reunindo pequenos lugares.

Casas / Unemori Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kai Nakamura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas / Unemori Architects" [Houses / Unemori Architects] 05 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995718/casas-unemori-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.