Bienal de Arte Islâmica / OMA

Bienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de InterioresBienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de InterioresBienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de Interiores, CozinhaBienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de InterioresBienal de Arte Islâmica / OMA - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marco Cappelletti
  • Arquiteto Responsável: Iyad Alsaka
  • Sócio Responsável: Kaveh Dabiri
  • Arquiteto Projeto: Saskia Simon
  • Equipe De Projeto: Anna Bozek, Parinaz Eslami, Luigi Ferretti, Milyausha Garaeva, Benedetta Gatti, Gaetano Giordano, Sarah eI- Harouny, Hans Larsson, Laura Martinelli, Filippo Rispoli and Yushang Zhang
  • Cidade: Jeddah
Mais informaçõesMenos informações
Bienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de Interiores
© Marco Cappelletti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira edição da Bienal de Arte Islâmica reúne uma mistura de artefatos antigos e obras de arte contemporâneas, exibidas em mais de 120.000 metros quadrados de espaços expositivos, ocupando o Terminal Hajj, projetado por SOM.

Bienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de Interiores
© Marco Cappelletti

A expografia concebida pelo OMA divide o espaço expositivo em duas partes complementares:

(1) Uma trajetória coreografada através de uma sequência de galerias recém-construídas permite aos visitantes um sentido progressivo de orientação à medida que se movem de uma sala para outra. Inspiradas no conceito de Qiblah – a direção que os muçulmanos olham quando rezam – as exposições se manifestam gradualmente em uma jornada da escuridão para a luz, começando em uma sala escura com astrolábios do século XVII – usados para calcular a Qiblah – finalizando em um espaço luminoso que hospeda uma instalação a qual incorpora a Ka'bah, primeira Casa Sagrada, em Meca, instalada durante o reinado do rei Abdul Aziz.

Bienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de Interiores
© Marco Cappelletti
Bienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Marco Cappelletti
Bienal de Arte Islâmica / OMA - Imagem 17 de 20
Diagrama
Bienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Marco Cappelletti

(2) Sob a cobertura do terminal, uma paisagem desértica faz alusão à jornada da Hégira – o percurso do profeta Maomé de Meca a Medina. Declives e paredes inclinadas de várias alturas, dispostas em relação à geometria da estrutura existente, foram construídas para expor as obras, criando uma sensação de exploração ao longo da visita. Dois pavilhões autônomos atuam como pontos de referência na paisagem aberta, exibindo artefatos de Meca e Medina. Em contraste com a atmosfera áspera do lado de fora, as exposições nos dois pavilhões estão envoltas em uma tela brilhante e diáfana que percorre o perímetro das paredes.

Bienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de Interiores, Pilar
© Marco Cappelletti

Independente do tema da Bienal, uma galeria separada chamada AlMadar apresenta itens de doze instituições locais e internacionais, incluindo a Coleção Al Sabah de arte islâmica do Kuwait, juntamente com uma exposição que homenageia o Terminal Hajj - ambos comemorando seu 40º aniversário.

Bienal de Arte Islâmica / OMA - Fotografia de Interiores
© Marco Cappelletti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jeddah Arábia Saudita

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Bienal de Arte Islâmica / OMA" [Islamic Arts Biennale / OMA] 01 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995715/bienal-de-arte-islamica-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.