Casa Livre / Chip Studio

Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Livre / Chip Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Iluminação, Cadeira, VigaCasa Livre / Chip Studio - Fotografia de InterioresCasa Livre / Chip Studio - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Livre / Chip Studio - Mais Imagens+ 15

Malacatos, Equador
  • Arquitetos: Chip Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk
  • Arquitetos Responsáveis: Cecibel Gonzalez, Carlos Macas.
  • Equipe De Projeto: Cecibel Gonzalez, Carlos Macas, Pablo Pasaca
  • Engenharia: Andrea Zarate
  • Colaboradores: Edy Jaura
  • Cidade: Malacatos
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Nicolás Provoste C.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno rural na periferia de Loja, o lote irregular com declive nos permitiu explorar as possibilidades de gerar uma composição de volumes de diferentes proporções em uma moradia rural produtiva baseada na lógica de sistemas de produção e economia circular. O local procura se misturar, mas, ao mesmo tempo, se abrir para a paisagem, portanto uma das premissas do projeto foi estabelecer camadas da paisagem conforme os percursos e pausas que o arranjo espacial da casa permite.

Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nicolás Provoste C.

A lógica de composição do projeto é baseada na geometria, layout e vazios. As estratégias geométricas permitem a inserção de volumes programáticos rotacionados em direção à paisagem, o vazio vinculado ao portal é entendido como um dispositivo de pausa-conexão e o pé direito duplo como uma aproximação à luz. A indeterminação como estratégia para dissolver o limite entre o natural da paisagem produtiva e o objeto. Uma casa em que o acesso não é previsível.

Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Iluminação, Cadeira, Viga
© Nicolás Provoste C.
Casa Livre / Chip Studio - Imagem 16 de 20
Planta Pavimento Térreo
Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, Fachada
© Nicolás Provoste C.

O briefing dos usuários foi resolvido em dois pavimentos. Para o casal de pais, a interação contínua entre os habitantes - membros da família, a produção de sua própria comida, a reciclagem e o lazer são pontos importantes. Portanto, os espaços sociais e de lazer são organizados de forma aberta, como uma extensão do ambiente natural externo.

Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Nicolás Provoste C.
Casa Livre / Chip Studio - Imagem 19 de 20
Corte
Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Interiores
© Nicolás Provoste C.

No pavimento térreo estão o quarto principal, a sala de estar, a varanda, o jardim e a cozinha. As áreas molhadas são unificadas e estão voltadas para o fundo do terreno. Para Lida, a horta é um elemento fundamental, sua paixão pelas plantas e a produção/preparação de sua própria comida requer um espaço para combinar estas atividades. A reflexão sobre o seu layout é essencial, evita ocultar e evidencia o que é: um espaço produtivo em contato direto com todas as áreas da casa. O primeiro pavimento responde à habitação industrial-rural do tipo armazém com uma utilização flexível e adaptável, transformando o usuário em um habitante e configurador do espaço. Seguindo com a reflexão sobre o habitat multi-espécies e o respeito aos ecossistemas pré-existentes do local onde será construído, o projeto propõe espaços para a estadia e alimentação dos diversos animais (cães-gatos-pássaros), os habitantes originais do local.   

Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão
© Nicolás Provoste C.

A materialidade resolve-se fundamentalmente a partir de uma estrutura metálica configurada numa grelha de suporte que se adapta à rotação dos volumes e à leveza das estruturas produtivas. O sistema de cobertura constituído por um sistema sólido através da repetição de blocos responde a uma compreensão do ambiente diretamente ligado ao substrato rochoso do território onde é construído, entendendo a arquitetura como estrutura e volume.

Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Exterior
© Nicolás Provoste C.
Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Nicolás Provoste C.

Em suma, a casa free permite a aplicação de estratégias de projeto contemporâneas que demonstram mudanças sociais em direção a formas de vida. A diversidade tipológica, modernização de formas, diálogo direto com a paisagem sem alteração em face de sua versatilidade e flexibilidade, buscando desmaterializar a arquitetura como um objeto e reduzi-la a um elemento de fundo que estimula atividades e vínculos multi-espécies.

Casa Livre / Chip Studio - Fotografia de Exterior
© Nicolás Provoste C.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Livre / Chip Studio" [Free House / Chip Studio] 02 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995494/casa-livre-chip-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.