Escola Arimunani / Aulets Arquitectes + Aixopluc

Escola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada, Janela, CorrimãoEscola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Fotografia de Interiores, VigaEscola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, JanelaEscola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Mais Imagens+ 8

Marratxinet, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Francisco Cifuentes, Sebastià Martorell, David Tapias
  • Cidade: Marratxinet
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Fotografia de Exterior, Fachada
© José Hévia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pedagogia desta escola se baseia na pedagogia progressista, que visa aplicar um protótipo formativo de educação prática, dinâmica, participativa, democrática, estimulante e motivadora (Paulo Freire). O objetivo do projeto é construir um lugar para desenvolver esta pedagogia. Ele começa a partir de um estudo dos monastérios de tipologia mediterrânea.

Escola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada, Janela, Corrimão
© José Hévia
Escola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Viga
© José Hévia

A característica desses monastérios é como eles estabelecem verdadeiros oásis em seus pátios internos. O lugar não é apenas o terreno, mas também o ambiente que o cerca. A escola não é apenas o edifício, mas a simbiose estabelecida entre natureza e arquitetura. O projeto, então, é o resultado da concepção dos espaços externos e internos para que o ensino possa ocorrer em qualquer lugar do terreno.

Escola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Imagem 9 de 13
Planta

O projeto começa analisando as condições climáticas do local: a direção dos ventos frios do norte, a direção da brisa do mar no verão, a temperatura da radiação do solo e a incidência do sol no inverno e no verão. Uma vez estudadas, as ações necessárias foram projetadas para transformar o terreno em um refúgio climático dentro de poucos anos. A proposta propõe ações vegetais e arquitetônicas para equilibrar as condições climáticas extremas. O edifício foi projetado para se proteger da radiação do verão através das sombras das árvores e de seus beirais.

Escola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© José Hévia

As salas de aula são passagens, o que favorece a circulação do embat (brisa do mar) no verão, além da boa iluminação dentro delas sem a necessidade de luz artificial e uso de radiação no inverno. Além disso, o pátio interno do edifício cria um oásis climático que se conecta diretamente com as salas de aula. O edifício é construído principalmente com materiais da biosfera, o que reduz a energia incorporada a ele em 60% em emissões de CO2.

Escola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Imagem 12 de 13
Corte - Transversal

Para a estrutura e carpintaria, foi utilizada madeira de pinho radiata do País Basco, o piso é feito de linóleo (óleo de linhaça e serragem), os painéis externos são feitos de cimento com lascas de madeira para garantir a durabilidade e reduzir a manutenção. Os beirais e balanços são protegidos com chapas de zinco.

Escola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© José Hévia

Em termos de estrutura, foi proposto um sistema que pudesse servir a essa tipologia de construção. Cada elemento estrutural é definido de acordo com a carga a que está sujeito. Por um lado, os pilares e vigas laminadas são os que transmitem a carga vertical para as fundações, por outro, as lajes de CLT transmitem a carga horizontal e fazem o efeito diafragmático da estrutura enquanto, finalmente, as paredes CLT amarram o edifício.

O projeto, além de ser uma pesquisa climática, também desenvolve um protótipo de construção em madeira. O projeto apresentado corresponde à Fase 1 do novo edifício, que convive com pavilhões pré-fabricados alugados. O faseamento do edifício permite continuar fazendo mais pesquisas para melhorar as soluções estruturais, espaciais e construtivas.

Escola Arimunani / Aulets Arquitectes +  Aixopluc - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© José Hévia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:07141 Marratxinet, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Arimunani / Aulets Arquitectes + Aixopluc" [Escuela Arimunani / Aulets Arquitectes + Aixopluc] 30 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995428/escola-arimunani-aulets-arquitectes-plus-aixopluc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.