Hotel Apartamento e Sala Espetáculos - M.OU.CO / Arquitectos Aliados

Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, CadeiraHotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, CadeiraHotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, TijoloHotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Janela, PortaHotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Mais Imagens+ 28

  • Coordenadora: Susana Leite
  • Equipe De Projeto: Luís Barbosa, Clara Araújo, Margarida Martins, João Farinha
  • Cliente: MOUCO
  • Engenharia: Encep, Jfa, Speed of Light, Niluft, Amplitude, Exactusensu, Blackfrog / Arq. José Prata
  • Paisagismo: Arquitectos Aliados, Lda / Susana Leite
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Exterior
© Alexander Bogorodskiy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desenvolveu-se numa antiga fábrica de componentes elétricos dos anos 80 do sec XX, localizada numa antiga zona de carácter misto (habitacional / industrial) na cidade do Porto. Desde uma fase preliminar do processo, a equipa projetista interveio de forma activa, nomeadamente:

Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Alexander Bogorodskiy
Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Alexander Bogorodskiy

  • na definição do conteúdo programático misto, com um Hotel e Sala Espectáculos.
  • no reaproveitamento da configuração estrutural das edificações existentes, reproduzindo a nova construção com base em três volumes seguindo o cadastro das edificações existentes.
  • na manutenção da fachada principal do prédio, pelo seu carácter industrial, permitindo que se mantenham algumas das características que sempre estiveram presentes nesta zona do Porto.
  • libertando parte da área coberta (edificação existente - edifício industrial) para zonas ajardinadas e arborizadas, devolvendo áreas permeáveis à cidade.

Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Janela, Porta
© Alexander Bogorodskiy
Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Imagem 31 de 33
Planta
Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Cadeira
© Alexander Bogorodskiy

O plano definido pela Equipa Projetista e Cliente assentou na reconversão de parte da área edificada para Hotel (unidades de alojamento diferenciadas - estúdios/apartamento e quartos) e a instalação de uma Sala de Espetáculos, apoiada por uma biblioteca / fonoteca e salas de ensaio / gravação. O tema da "música" foi o elemento convergente, associando o programa do Hotel à Sala Espectáculos.

Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Alexander Bogorodskiy
Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Alexander Bogorodskiy

O projeto procurou fomentar a relação dos utilizadores do novo espaço com a comunidade local, através da "abertura" do edifício à cidade e dos novos espaços exteriores. O valor arquitectónico da pre-existência foi incorporado na concepção do novo uso. A reconversão funcional não "apaga" a memória dos edifícios existentes, mas valoriza a sua presença na paisagem urbana. Uma antiga unidade fabril transforma-se num espaço multifacetado com um projeto / obra que pretende ser o mote para requalificação de uma zona bastante degradada da cidade do Porto.

Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Alexander Bogorodskiy
Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores
© Alexander Bogorodskiy

Apesar do novo uso, o valor histórico de parte do património industrial foi preservado para a "memória" da cidade. O imóvel original teve os seus elementos fundamentais preservados, como a fachada principal e o cadastro das suas naves originais. O desagravamento da área permeável existente permitiu a criação de pátios, com diferentes caracterizações e usos.

Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Alexander Bogorodskiy
Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, Janela
© Alexander Bogorodskiy

Quer no desenho quer na escolha de materiais, procurou-se intervir de forma simples e depurada. Formalmente, a proposta assenta numa linguagem monolítica com recurso ao menor número de materiais. No interior o uso recorrente do betão (lajes aparentes e pavimentos), barramentos à base de cal (paramentos verticais) em contraste com apontamentos de madeira natural (vãos e guarnições) e tijolo maciço (em algumas zonas especiais nos paramentos verticais).

Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Alexander Bogorodskiy
Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Imagem 32 de 33
Corte
Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alexander Bogorodskiy

No exterior, em estrita relação com o interior, fomentou-se a continuidade de barramentos à base de cal (em paramentos verticais) que se prolongam, formalmente, na linguagem usada para as coberturas de duas águas com os mesmos apontamentos de madeira / tijolo maciço já utilizados nos espaços interiores. A equipa projetista foi responsável pelo desenho de arquitetura e interior design (inclusive no desenho de alguns elementos de iluminação e mobiliário).

Hotel Apartamento e Sala Espetáculos -  M.OU.CO / Arquitectos Aliados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Alexander Bogorodskiy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. de Frei Heitor Pinto, 4300 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Apartamento e Sala Espetáculos - M.OU.CO / Arquitectos Aliados" 23 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995310/hotel-apartamento-e-sala-espetaculos-o-arquitectos-aliados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.