Apartamentos Landskronhof / HHF

Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaApartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaApartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Interiores, Janela, AidoApartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Fachada, CorrimãoApartamentos Landskronhof  /  HHF - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: HHF
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1540
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bresga Fenster, Delta Light, KEIM, Lemp Haustechnik, Mawa Design, Mega Gossau, Metallbau Herren, Monolicht GmbH, RWD Schlatter, Sanitas Troesch, Schenker Storen, TULUX, Veriset, Zumtobel, dietsche fassadenbau
  • Equipe De Projeto: HERLACH HARTMANN FROMMENWILER, DAVID GREGORI Y RIBES, MARIANA SANTANA, CELLA HUBEL
  • Programa: 15 apartments
  • Engenharia: Gartenmann Engineering
  • Instalações: Sanplan Ingenieure
  • Engenharia Elétrica: Eplan AG
  • Consultoria: Steiner AG
  • Cidade: Basel
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maris Mezulis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um momento em que os suíços se dividem entre Dichtelust e Dichtestress*, o HHF se oferece para potenciar espaços esquecidos no coração dos quarteirões urbanos de Basileia.

Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Laurian Ghinitoiu
Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Laurian Ghinitoiu

HHF transformou um pátio negligenciado usado como estacionamento em 15 apartamentos com jardins exuberantes ao redor. Ao combinar a área residual de três lotes, o projeto mostra potencial de densificação ao recuperar espaços urbanos aparentemente inutilizáveis. Este projeto de nove anos mostra que é possível densificar o centro da cidade de Basel se nos reunirmos em torno da mesma mesa.

Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Imagem 23 de 23
Axonométrica

Proprietários, moradores, vizinhos e arquitetos movimentaram as linhas de três lotes para tornar o coração do quarteirão habitável. A partir daí, os desafios do terreno transformaram-se nas especificidades do projeto: a geometria do terreno, a proximidade com os muros, a relação com os vizinhos, o desnível… foram ao mesmo tempo o problema e a solução do projeto.

Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Laurian Ghinitoiu

Uma estrutura em forma de cruz e volumes com expansões e recuos foram a solução para ampla insolação, privacidade e espaços externos. Isso também cria uma série de pátios privados e semipúblicos que oferecem diferentes momentos de intimidade ao mesmo tempo em que conectam os dois níveis topográficos do terreno.

Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Interiores, Janela, Aido
© Maris Mezulis

Esta topografia particular também tem um impacto nos acessos: o piso térreo na Davidsbodenstrasse dá acesso ao estacionamento semienterrado, enquanto o piso térreo superior na Landskronstrasse permite que os pedestres entrem no local a partir de uma varanda existente.

Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Cadeira
© Laurian Ghinitoiu

A fachada de madeira pintada de branco envolve um núcleo central e seu próprio estacionamento subterrâneo, que permite 15 apartamentos únicos organizados radialmente em torno do núcleo. As variadas tipologias vão dos quartos de 2,5 a 5,5 – vários com solução de maisonette – e as áreas habitacionais variam entre os 52 e os 151 m2.

Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Maris Mezulis

Muita atenção foi dada à jardinagem e à vegetação para todos - e não apenas no térreo. Os terraços dos apartamentos oferecem até cerca de 40 m2 de possibilidades de jardinagem, conferindo ao pátio da cidade qualidades únicas normalmente associadas a habitações unifamiliares. A natureza é ainda convidada pela implementação de vegetação na estrutura e

Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Maris Mezulis

seus arredores através de plantas e trepadeiras escalando os muros circundantes das garagens vizinhas, bem como nas hastes verticais da varanda, enfatizando a fachada enquanto criam uma camada nublada ao redor do edifício exposto. A própria camada da varanda sublinha esta área entre o privado e o público – espaços suaves indefinidos que serão desenvolvidos ao longo do tempo pelos proprietários individuais.

Apartamentos Landskronhof  /  HHF - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Laurian Ghinitoiu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Basel, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Landskronhof / HHF" [Landskronhof Apartments / HHF] 20 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995042/apartamentos-landskronhof-hhf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.