Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates

Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Exterior, FachadaJardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Exterior, FachadaJardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Interiores, CadeiraJardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraJardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maria Efthymiou
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AS Metal Construction, Chr. Marneros & Co Ltd, Dark Architectural Lighting, Eurblinds, Evpalia Trading Co. Ltd, N.G. Marangos
  • Arquiteto Responsável: George Loizou
  • Engenharia Estrutural: Allayiotis & Christodoulidou Civil & Structural Engineering Consultants LLC
  • Quantificação E Orçamento: Christos D. Ioannou Construction Cost Consultants LLC
  • Projeto Luminotécnico: Arch + Light Design Lab
  • Levantamento: M.A LandMetric – Mavrou Aggeliki
  • Cidade: Limassol
  • País: Chipre
Mais informaçõesMenos informações
Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maria Efthymiou

Descrição enviada pela equipe de projeto. Redefinindo fronteiras entre a vida privada e a pública por meio do verde. “A árvore, minha companheira de quarto”. “O inquilino da árvore paga seu aluguel com oxigênio, por sua capacidade de absorção de poeira, como máquina antirruído, eliminando toxinas, purificando a água poluída da chuva, produzindo felicidade e saúde, atraindo borboletas e beleza” Friedensreich Hundertwasser, 1973.

Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Exterior, Fachada
© Maria Efthymiou
Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada, Corrimão
© Maria Efthymiou

A noção de plantas, árvores e pessoas coexistindo sob o mesmo teto está mais atual e necessária do que nunca. Enquanto o terreno das nossas cidades vai sendo coberto por construções, a verticalização vai evoluindo, criando edifícios vivos que se assumem como células viáveis ​​no tecido urbano e contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos residentes e dos conjuntos vizinhos.

Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Exterior, Fachada
© Maria Efthymiou

O nome do edifício deriva da criação de um jardim vertical privado, que pretende oferecer aos seus utilizadores os mesmos benefícios de um jardim público, desconstruindo as fronteiras entre o edifício e a sua vizinhança, além de redefinir a sua identidade como edifício privado, um "Jardim Urbano" em pequena escala. Naturalmente, uma proposta de edifício residencial é limitada ao seu uso programático e aos limites do lote, criando uma divisão entre os ocupantes do edifício e o bairro.

Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Maria Efthymiou

O objetivo do projeto é desconstruir os limites estabelecidos entre o edifício privado e o bairro para redefinir as relações entre os moradores. O conceito tradicional de uma fachada vai contra esse princípio e, portanto, será substituída por uma casca viva e verde que permite comunicação com o exterior e vistas, além de que os habitantes do edifício podem escolher quando revelar ou esconder sua vida privada.

Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Imagem 24 de 33
Planta - Térreo

IDEIA. Os dois conceitos opostos, o público e o privado, enquadram a proposta arquitetônica e são convidados a coexistir através deste projeto bioclimático. Assim como os benefícios de um jardim público vão além dos seus limites naturais e de seu uso, se estendendo ao seu entorno, o jardim privado tenta se expandir além de seus limites e se tornar uma célula sustentável dentro do bairro.

Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Maria Efthymiou
Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Interiores, Pia, Banheiro
© Maria Efthymiou

O elemento principal da desconstrução do limite é a envoltória em cabo de aço. Isso permite que as plantas dentro do edifício cresçam vertical e horizontalmente, criando uma fachada verde ao redor do perímetro do edifício. Os canteiros de flores do perímetro em todos os níveis do edifício abrigam uma variedade de plantas locais e exóticas, adequadas para crescer nas condições ambientais de Chipre. Em seu desenvolvimento máximo, a fachada forma um jardim vertical que beneficia seus usuários e o próprio edifício, cria sombra para os interiores e, assim, reduz o consumo de energia. Como parte do tecido urbano, o edifício melhora esteticamente a imagem do bairro, enriquece o espaço com aromas e atrai a fauna local.

Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Maria Efthymiou
Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Maria Efthymiou
Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Interiores, Bancada, Cadeira, Cozinha, Pia
© Maria Efthymiou

O edifício está localizado na área densamente povoada de Ayios Nikolaos, a leste do centro de Limassol. Uma zona caracterizada pelas casas unifamiliares dos anos 60 e 70 e que tem vindo a sofrer intensas alterações urbanísticas e arquitetônicas na última década. O edifício é dividido em cinco níveis, o piloti, três andares e o jardim da cobertura. O piloti permite o acesso ao edifício e é também a área de estacionamento. O primeiro andar abriga um espaço de estúdio de arquitetura com uma sala de estar e uma sala de reuniões. O segundo e o terceiro andares são apartamentos que incluem cozinha em plano aberto, sala de estar, sala de jantar, dois quartos e dois banheiros. Os apartamentos em plano aberto são cercados por aberturas voltadas para o sul e para o oeste, enquanto os quartos são voltados para o oeste e para o norte.

Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga, Terraço
© Maria Efthymiou
Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Terraço
© Maria Efthymiou

Todos os interiores são cercados por vidros deslizantes com esquadria de alumínio térmico. Por um lado, ajudam a reduzir as perdas de energia e, por outro, unificam os espaços exteriores e interiores, permitindo ao utilizador uma visão desobstruída da fachada verde. O jardim da cobertura é composto por área para refeições, área de estar e churrasqueira. Uma pérgula de metal cobre todo o telhado. Painéis fotovoltaicos estão localizados na parte superior da pérgula, ajudando a reduzir o consumo de energia do edifício e criando sombra durante o dia. O projeto como uma célula urbana viva evolui como um membro ativo do bairro. Horta urbana, minha vizinha. Sustentabilidade, Experimentação, Mudança.

Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela
© Maria Efthymiou

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mahatma Gandhi 10, Limassol 3096, Chipre

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim Urbano / Loizou Architects + Associates" [Urban Garden / Loizou Architects + Associates] 20 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995041/jardim-urbano-loizou-architects-plus-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.