Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio

Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de InterioresCasa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de Interiores, VigaCasa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, SofáCasa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Mais Imagens+ 16

Nova Delhi, Índia
  • Arquiteto Fundador: Sanjay Arora
  • Arquiteto E Diretor De Conceito: Sanchit Arora
  • Diretor Projeto De Interiores: Vandana Arora
  • Diretor Técnico: Virender Singh
  • Arquitetos: Jahnvi Ambhurkar, Akarsh Varma, Aayush Misra, Tarun Tyagi
  • Mobiliário: Anil Arora , Anushka Arora
  • Texto: Lavanya Chopra
  • Cidade: Nova Delhi
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Niveditaa Gupta

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Brut prospera ao definir uma nova identidade de mérito próprio. Um híbrido raro e sem remorso entre uma expressão arquitetônica rígida e um sentimento indiano enraizado. Escondida em um bairro pitoresco em Nova Delhi, esta residência particular é um argumento convincente para uma linguagem robusta, sem medo de se apresentar como uma anomalia nas típicas paisagens urbanas da capital. A austeridade fundamentada é o ativo mais cobiçado da casa, com cada elemento integrante de sua visão e experiência. Descaradamente e firmemente focado na intenção do projeto, a Casa Brut exibe uma mistura palpável em meio ao design brutalista, ao mesmo tempo em que presta homenagem às nuances indianas com graça. Isso essencialmente evoca uma criação arquitetônica emblemática da colisão de mundos, mantendo-se ligada ao conceito de práticas de construção conscientes.

Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de Interiores
© Niveditaa Gupta
Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Imagem 16 de 21
Planta - Térreo

Seduzindo a pessoa a discernir sua forma e estrutura desde o início, a fachada da residência é o principal ponto de encontro com sua personalidade. A elevação exibe uma inclinação fervorosa para as influências corbusianas, uma matriz tátil de muitas contrapartes geométricas. Composta por segmentos extrudados, elementos envidraçados, perfis lineares arrebatadores e espaços esculpidos no interior, a fachada monolítica banhada em tons avermelhados e tijolos aparentes celebra a incongruência dentro de seu contexto com franqueza. Além disso, a intervenção do projeto em um nível extrínseco cria volumes internos colossais, galerias de luz natural e vinhetas emolduradas da paisagem externa no interior.

Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Niveditaa Gupta

Concebida para uma família nuclear, a residência de quatro níveis permanece coesa  em uma paleta de materiais locais que ecoa a inspiração brutalista enquanto permanece ciente do perfil climático extremo de Nova Delhi. Os espaços são concebidos como uma tela de concreto com acabamentos em alvenaria, granito e lascas de latão antigo. Buscando sua inspiração na era do 'béton brut', a residência projeta sua aspiração duradoura de exibir pureza material e função programática que evita a frivolidade. Aproveitando o caldeirão de culturas compartilhadas da família, esta casa surge com calor em doses generosas. Composta por uma miríade de espaços comuns e cinco quartos, uma sensibilidade reduzida une a residência ao mesmo tempo em que apresenta lembretes sutis do design brutalista. Imersos em uma colagem de tons marrons e cinzas, os interiores fogem da ornamentação supérflua, fazendo com que os materiais utilizados e a escala dos espaços sejam os favoritos.

Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Niveditaa Gupta

Com a simplicidade como sua unidade, a forma arquitetônica imponente é atada com uma geometria linear, silhuetas nítidas e aberturas elevadas que suavizam os limites entre o interior e o exterior. A interação substancial dos volumes dentro da casa é sinônimo da personalidade da edificação. Escalando volumes de altura única, dupla e tripla, a visão permanece cativada pela mudança nos meios espaciais e pela coreografia da luz interna. Como o núcleo principal da planta, as zonas comuns são os porta-bandeiras da identidade homogênea que flui pela habitação. Aninhado em um mar de tons monótonos, o pano de fundo da sala é dominado por uma escada dinâmica moldada em concreto que corta esculturalmente o espaço. Um tramado de tijolos marrons profundos atravessa a parede imponente, criando um visual dominado pela geometria e um encontro com o leitmotif - semelhante a um fino pedaço de um suntuoso chocolate amargo, se você quiser!

Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Niveditaa Gupta

Detalhes mais refinados, como as arandelas circulares na parede de concreto, o corrimão moldado em granito e as luminárias pendentes monocromáticas conferem ao ambiente uma aura estóica, mas com curadoria. Os móveis trabalhados assumem silhuetas limpas que lembram o design moderno e a proeza de Le Corbusier, imaginados em madeira e tons neutros. Vislumbres de vegetações escorrem dentro de casa através das aberturas taticamente posicionadas, iluminando e ventilando todas as partes ao longo do dia. Eternizando o modus operandi do minimalismo brutalista, esta casa também é operacionalmente autossuficiente, respeitando os códigos de construção. Com um conjunto de painéis solares, os requisitos funcionais da Casa Brut são atendidos principalmente pela energia renovável que ela aproveita e pelo design climaticamente sintonizado que incorpora.

Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Imagem 18 de 21
Ilustração
Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Niveditaa Gupta

Embora seja um todo unificado, a Casa Brut é um somatório de uma infinidade de complexidades de design que foram revestidas de uma simplicidade aguda. Com seu perfil intencionalmente sem adornos e material local, esta residência se apresenta como um farol do artesanato indiano. Revivendo o esplendor tranquilo do brutalismo, a Casa Brut acena para a atemporalidade da arquitetura responsiva que pode suportar um esquema de design introvertido, mas permanecer em uma conversa contínua com seu contexto.

Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa
© Niveditaa Gupta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio" [Casa Brut / RENESA Architecture Design Interiors Studio] 12 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994838/casa-brut-renesa-architecture-design-interiors-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.