Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de InterioresCentro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga, CorrimãoCentro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de InterioresCentro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Mais Imagens+ 18

Dolno Kamartsi, Bulgária
  • Arquitetos: Vision Consulting
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Assen Emilov
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:   Bespoke ceramics , BAUX, Bramac, Knauf
  • Arquiteto Responsável: Eva Popnedeleva
  • Projeto Estrutural: Borislav Aleksandrov
  • Programa: Centro de Arte e Galeria
  • Pinturas: Vihrony Popnedelev
  • Cidade: Dolno Kamartsi
  • País: Bulgária
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Exterior, Fachada
© Assen Emilov
Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Assen Emilov

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio búlgaro Vision Consulting trabalha há quase três anos dentro das desafiadoras restrições técnicas do prédio da antiga cantina escolar transformado em um centro de arte.

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Interiores
© Assen Emilov

Originalmente, o edifício existente foi construído no início dos anos 80 e tinha características de design típicas da era comunista. Pessoas locais sem qualquer qualificação estiveram envolvidas nas obras, o que refletiu na má qualidade da construção. O caráter do edifício e o domínio público era datado e não encorajava os visitantes a permanecer.

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Interiores
© Assen Emilov
Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Imagem 20 de 23
Planta Pavimento Térreo Proposta
Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Interiores, Viga
© Assen Emilov
Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Imagem 21 de 23
Planta Primeiro Pavimento Proposta
Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Interiores, Corrimão, Viga
© Assen Emilov

O edifício estava abandonado há anos e quase em ruínas. Pelo menos 30% dos elementos estruturais de suporte de carga estavam faltando, o que acrescentou desafios ao já apertado orçamento. Entretanto, nossa proposta visava reutilizar a estrutura existente, melhorando a qualidade das fachadas e aumentando o espaço da galeria. Uma abordagem proativa para a reutilização sustentável colocou a retenção do porão existente na estrutura do primeiro pavimento na vanguarda do projeto.

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Corrimão
© Assen Emilov

A revitalização do centro foi impedida por uma série de desafios, particularmente no horizonte temporal de 2020-2022. Nossa resposta foi simplificar o projeto e concentrar-se no pensamento tridimensional, em vez de em materiais caros.

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Interiores, Janela
© Assen Emilov

No pavimento térreo todas as paredes divisórias da antiga cantina foram demolidas para simplificar o espaço e proporcionar maior espaço expositivo à Galeria.

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Interiores
© Assen Emilov

O projeto introduziu uma extensão totalmente nova no último pavimento com o Art Depot para acomodar uma coleção de arte fixa do cliente. O objetivo de proporcionar um layout aberto livre de colunas foi alcançado ao projetar estruturas de madeira de um único vão. Foram adotadas técnicas estruturais inovadoras e contemporâneas que aplicam conexões de viga-pilar de madeira Glulam e epóxi.

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Imagem 23 de 23
Corte Proposto

A laje entre o térreo e primeiro pavimento foi parcialmente demolida, o que acrescentou volume ao espaço e mais flexibilidade em termos de exposição de arte.

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga, Corrimão
© Assen Emilov

Durante o processo de projeto, trabalhamos em estreita colaboração com artistas para aprimorar o artesanato e o envolvimento da arte no projeto. A entrada apresenta uma fachada do piso ao teto revestida com madeira recuperada, moldada manualmente e gravada por um artista local. Pelo menos 70% dos materiais foram reutilizados em uma forma de arte pública. Alguns dos materiais disponíveis no local, tais como o piso de terrazzo e vigas de concreto existentes foram integrados dentro do projeto de interiores, reforçando o contraste entre o antigo e o novo.

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Pilar
© Assen Emilov

A demolição/ampliação parcial e a reforma completa revigorará o edifício em um destino artístico atraente. Pelo menos 80% da estrutura original foi retida, reduzindo o carbono incorporado do edifício em mais da metade em comparação com um novo edifício.

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Exterior, Janela
© Assen Emilov

A estrutura, ao visar intervenções realistas e viáveis a curto prazo, procura promover o Centro de Arte Vihrony como um local cultural vibrante que funciona como um ponto focal para a vida cultural e artística na Bulgária. Isto, por sua vez, ajudará na regeneração e rejuvenescimento mais permanente do local.

Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Assen Emilov

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dolno Kamartsi , Bulgária

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Arte Vihrony / Vision Consulting" [Art Centre Vihrony / Vision Consulting] 19 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994825/centro-de-arte-vihrony-vision-consulting> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.