Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura

Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de Exterior, Cerca, TerraçoReforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de Interiores, EscadaReforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de InterioresReforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de InterioresReforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: LIQE arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  292
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roi Alonso
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baxi, Cortizo, Isover, Klein, Knauf, Placo
Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Costa
© Roi Alonso

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, que ocupa uma situação limítrofe entre a escala humana das habitações no centro histórico e a área murada defensiva da cidade, formaliza a mudança de escala através de uma incisão feita na fachada original em continuidade com a extensão do pavimento superior.

Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de Exterior, Urbano, Terraço
© Roi Alonso

Um sistema de venezianas dobráveis se estende ao longo da nova fachada, permitindo que tanto a privacidade quanto a exposição solar da residência sejam reguladas dependendo da necessidade. A fachada ganha vida própria no movimento diário das peças, explicitando o ressurgimento de um bairro degradado em estado de reestruturação.

Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira
© Roi Alonso

O uso de madeira bruta tratada liga o passado e o futuro do centro histórico perfeitamente, justificando a colonização do restante do edifício, que se estende até o subsolo para contemplar o acesso à garagem. Optou-se por uma solução de intervenção de gesto firme e sinceridade construtiva palpável: o corte preciso para o acesso de veículos - essencial para favorecer uma REHABITAÇÃO não elitizada das antigas ruínas -, é realizado à vista total em um gesto unificado com a adição do piso superior. A solução preserva o ritmo tradicional das aberturas e enfatiza a contenção do terreno fornecida pelo próprio edifício, ao mesmo tempo em que formaliza uma nova escala ele, fazendo com que se misture perfeitamente com o entorno.

Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Imagem 21 de 24
Plantas

Funcionalmente, o pátio posterior é utilizado como um espaço para comunicação vertical e horizontal. O principal acesso às habitações se da a partir do jardim que se conecta com o ambiente amuralhado. Sob um teto envidraçado há uma passarela de madeira que dá acesso individual às duas residências e, na parte de trás, à escada em espiral que leva à garagem dois andares abaixo.

Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de Exterior
© Roi Alonso

Ambas as habitações aproveitam a vista e a maior iluminação do piso estendido para situar os ambientes de uso diurno. A luz entra filtrada através das ripas de madeira, utilizando as escadas que conduzem aos terraços como um fator de equilíbrio luminoso.

Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada
© Roi Alonso

O sistema de venezianas atinge perfeitamente seu objetivo: regulação de temperatura e privacidade. Um interior do qual se pode ver sem ser visto, desfrutando de um jardim privilegiado com vista para o centro da cidade.

Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de Exterior, Cerca, Terraço
© Roi Alonso

As casas se encaixam em um quebra-cabeça dimensional com uma condição estrutural: a ausência de pilares centrais para proporcionar uma ótima manobrabilidade para os carros na garagem. Para isso, uma parede-viga foi projetada para separar as duas casas no primeiro andar e suportar as lajes superiores. Ambas as escadas são utilizadas em toda sua altura para acomodar espaços de armazenamento e serviço nas residências. Os quartos estão localizados principalmente com janelas na fachada principal.

Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de Exterior
© Roi Alonso

São utilizados acabamentos de madeira de carvalho e revestimentos contínuos de cal e argilas naturais, contrastando com exteriores de pedra, concreto e aço galvanizado, com o contraponto de carpintaria e venezianas de madeira.

Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roi Alonso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vigo, Pontevedra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura" [Reforma Subida ao Castelo / LIQE arquitectura] 15 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994820/reforma-subida-ao-castelo-liqe-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.