Escritório 181Chambers / Gibert&Tan

Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Exterior, Tijolo, Porta, Janela, FachadaEscritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Exterior, Tijolo, JanelaEscritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, ArcoEscritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Exterior, TijoloEscritório 181Chambers / Gibert&Tan - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Gibert&Tan
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  633
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daikin, GNG Tiles, Hengwood, Legrand, Roca, Siematic, Sunway, Trend Thermal
  • Arquiteto Responsável: Michael Gibert
  • Arquitetos: Gibert&Tan, Abhari Ahmat Tidjani, Yong Hon Weng, Lim Pui Er
  • Construção Civil: TSH Construction
  • Cidade: Kuala Lumpur
  • País: Malásia
Mais informaçõesMenos informações
Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Exterior, Tijolo, Porta, Janela, Fachada
© Pixelaw Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto para um escritório de advocacia está localizado no bairro residencial Damansara Heights, no coração de Kuala Lumpur. O projeto envolveu a reutilização de uma casa de 40 anos parcialmente demolida que foi ampliada em 50% do seu tamanho original. Uma extensão de alvenaria une edifícios existentes com os novos e amplia a massa térmica por meio de grandes saliências nas paredes que protegem as janelas envidraçadas da exposição direta à luz solar. Enquanto a partir da rua o edifício aparenta ser monolítico, grandes superfícies envidraçadas localizadas em ambos os lados se abrem para uma série de pequenos jardins que permitem ampla luz natural e ventilação cruzada para os interiores. Essencialmente, os métodos de resfriamento passivo foram empregados como um princípio fundamental para otimizar o desempenho do edifício e evitar o uso extensivo de ar condicionado, mantendo o conforto ideal.

Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela
© Pixelaw Photography

Além disso, as tendências no design de escritórios de advocacia estão centradas em fatores como individualidade, conectividade, bem-estar e flexibilidade. Trabalhamos em estreita colaboração com os sócios seniores para alinhar nosso design com a cultura de trabalho da empresa. Assim como os escritórios privados são imprescindíveis para os advogados por uma infinidade de razões, os espaços de colaboração e conectividade também são e foram incorporados ao projeto desde o início.

Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Pixelaw Photography
Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Imagem 19 de 23
Planta - Térreo
Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Arco
© Pixelaw Photography

Os advogados exigiram que o projeto proporcionasse muitas oportunidades para, quando eles não estivessem em suas mesas, serem cercados por algo diferente (cores/sons), ou mesmo para se encontrarem em uma pequena sala ou um café. Tendo isto em mente, a ideia principal foi a integração de espaços breakaway, como lounges ou espaços exteriores, de modo a proporcionar ambientes de trabalho alternativos levando em conta o bem-estar. Assim, foram incorporados vários ambientes como salas de reuniões privadas, um café, duas copas com varandas e um terraço na cobertura para eventos. Todos estrategicamente localizados e ligados inúmeros jardins que ampliam os escritórios e as salas de reuniões. A entrada principal é ao nível do solo. Aqui localizam-se as salas de reuniões para clientes, uma sala de conferências, uma biblioteca, uma copa, um bar, uma sala de impressão e algumas salas polivalentes, enquanto a maioria dos escritórios se situa no piso 2. A relação visual direta com a envolvente luxuriante o verde nos leva imediatamente a um universo muito distante da movimentada cidade que ficou do lado de fora do prédio.

Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco
© Pixelaw Photography
Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Imagem 22 de 23
Axonométrica Explodida
Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada
© Pixelaw Photography

A peça de resistência do edifício é a biblioteca que constitui o foco principal do espaço. As bibliotecas ganharam grande importância simbólica nos escritórios de advocacia. Consequentemente, tornou-se o elemento central na organização do edifício. Também nos pareceu adequado que fosse o primeiro elemento visível aos visitantes, pelo que não se pretendia que fosse apenas um elemento de acumulação e organização de livros, mas também um elemento que representasse a ideologia do escritório. O trabalho do advogado é, em essência, intelectual. Concretiza-se em acordos e discussões, mas é um trabalho de serviços, baseado em pessoas e conhecimento. Assim, a biblioteca é nada menos que a representação do conhecimento coletivo disponível para o cliente da empresa. A biblioteca de dois andares conecta o escritório tanto funcional quanto visualmente, desde a recepção até a sala de conferências até o terraço e o gramado, enquanto uma escada em espiral leva os clientes a uma sala de reuniões privada localizada no andar superior rotulada como "sala de guerra", local onde os trabalhos essenciais da empresa estão sendo produzidas.

Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Interiores
© Pixelaw Photography

Além disso, cerca de um terço do edifício é planejado principalmente como salas multifuncionais projetadas com a intenção de serem alugadas para profissionais autônomos, permitindo que eles se conectem à infraestrutura do escritório principal. Essas unidades permitem simultaneamente acomodar o crescimento potencial, aumentos de pessoal e fatores hipotéticos, com espaços prontos que permitem mudanças futuras de maneira econômica. Por fim, os interiores em geral pretendem ser sóbrios e minimalistas. O piso é projetado em placas pré-fabricadas de concreto polido feitas sob medida que, ao lado do tijolo das paredes externas, reforçam o senso de tradição. Além disso, a escolha de marcenarias, obras de arte e móveis desenhados e selecionados pelo Studio Supereka adicionará um contraste transformando os principais espaços do 181Chambers@Semantan em uma verdadeira galeria expressando ainda mais as ideias de valores e solidez inerentes ao escritório.

Escritório 181Chambers / Gibert&Tan - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Pixelaw Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kuala Lumpur, Federal Territory of Kuala Lumpur, Malásia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório 181Chambers / Gibert&Tan" [181Chambers Office / Gibert&Tan] 10 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994707/escritorio-181chambers-gibert-and-tan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.