Casa MTMG / NOARQ

Casa MTMG / NOARQ - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa MTMG / NOARQ - Fotografia de Exterior, FachadaCasa MTMG / NOARQ - Fotografia de InterioresCasa MTMG / NOARQ - Fotografia de Exterior, FachadaCasa MTMG / NOARQ - Mais Imagens+ 21

Santo Tirso, Portugal
  • Arquitetos: NOARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  882
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Duccio Malagamba
  • Arquiteto Líder: José Carlos Nunes de Oliveira
  • Cidade: Santo Tirso
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa MTMG / NOARQ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Duccio Malagamba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma moradia unifamiliar a olhar a cidade de Santo Tirso, a partir da margem norte do Rio Ave. A encomenda supunha alguma ambição. Não na extensão do programa, mas particularmente no conforto das áreas interiores. Recordo-me de alguns requisitos especiais: uma piscina interior; um piso elevado destinado ao repouso, a amanhecer dirigido ao santuário da Nª. Senhora da Assunção; transparência e luz sobretudo.

Casa MTMG / NOARQ - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Duccio Malagamba

Dispuseram-nos um vasto promontório de 13.750m2, de forma aproximadamente de um retângulo. A antiga propriedade agrícola era desprovida de grandes marcas. Estava praticamente vazia, exceção feita a um conjunto de velhos e altivos carvalhos no extremo sul e a uma pequena ruína no gaveto poente-norte.  Os blocos de granito da habitação dos antigos feitores das terras encontravam-se estabilizadas. Concordamos que seriam limpos das espécies infestantes e que a ruína seria deixada, tal como é, a velar a nova entrada do terreno.

Casa MTMG / NOARQ - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Cadeira
© Duccio Malagamba

A proposta tem uma implantação de 882 m2 (áreas de terraços incluídas). A moradia estirou-se longitudinalmente à paisagem poente, com 33 m de frente por 28 de profundidade. A entrada da habitação localiza-se no lado norte. O piso térreo, com 590 m2, é ocupado pelos espaços sociais, de lazer e de serviço (onde se inclui o estacionamento para 4 carros). O piso superior ocupa uma área de 212 m2, divididos por três quartos expostos ao sul e à cobertura terraço. 

Casa MTMG / NOARQ - Fotografia de Interiores
© Duccio Malagamba
Casa MTMG / NOARQ - Imagem 22 de 26
Planta
Casa MTMG / NOARQ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Duccio Malagamba

Introduziu-se um pátio central para orientar os espaços domésticos à luz, à brisa e à atividade familiar. O pátio relaciona a cozinha, a lavandaria e estacionamento com a sala comum e corredores, quarto de hóspedes ginásio e piscina. No exterior, prevê-se a recuperação vegetativa que trará resguardo ao jardim e ao espaço de cultivo, reproduzindo as espécies características do território.

Casa MTMG / NOARQ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Duccio Malagamba

Do ponto de vista construtivo a casa é constituída por lajes e paredes em betão armado, isoladas termicamente pelo exterior com painéis de lã de rocha acabados em reboco armado à base de cal e paredes e tetos de gesso cartonado pelo interior.

Casa MTMG / NOARQ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Duccio Malagamba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa MTMG / NOARQ" 21 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994695/casa-mtmg-noarq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.