Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL

Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior, Orla, VigaPonte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior, OrlaPonte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de ExteriorPonte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior, VigaPonte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Mais Imagens+ 22

Mais informaçõesMenos informações
Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Ronald Cooper

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ponte para pedestres e bicicletas, que cruza o rio Willamette, conecta o Parque de Riverfront no centro da cidade a 20 milhas de trilhas do Willamette River Greenway. A ponte com um comprimento total de 154,10 m é formada por uma viga contínua de cinco vãos de comprimento desiguais de 10,70 a 93,90 m. Os três primeiros vãos estão em uma planta curva com um raio de 70 m, a parte restante da estrutura é reta. O esqueleto da ponte tem uma curva vertical de crista. No vão principal que conecta a ponte, o esqueleto está suspenso sobre nervuras em arco inclinadas para fora. Esta inclinação do arco não apenas enrijece horizontalmente a estrutura, mas também abre o espaço, convida os usuários a atravessar o rio e dá à estrutura uma forma dinâmica e moderna.

Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior, Viga
© Edmund Ruttledge
Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior
© Matt Swain

O deck de 0,50 m de profundidade é composto de segmentos pré-fabricados e uma laje fundida no local. Os segmentos de 5,28 m de largura e 2,99 m de comprimento são formados por duas vigas de borda, conectadas mutuamente por uma laje. Nas juntas, os segmentos são reforçados por vigas de piso. O esqueleto da ponte é fundido nos pilares do vão principal e nos vãos de aproximação, com uma seção transversal trapezoidal sólida de profundidade variável de 1,02 m nos pilares até 0,50 m nos vãos médios, onde o perímetro externo corresponde ao perímetro do esqueleto suspenso principal.

Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior
© Jiri Strasky

As nervuras em arco, formadas por tubos de aço com um diâmetro de 762 mm, são apoiadas por suportes monolíticos em forma de "V" conectados ao esqueleto. Os ganchos, formados por barras de aço de 38 mm de diâmetro, têm uma inclinação variável no sentido longitudinal da ponte - partem de um ponto situado no eixo do arco a uma distância de 126 m acima da estrutura. Para este arranjo, a forma funicular do arco é próxima a uma hipérbole.

Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior, Orla, Viga
© Dreamstime
Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior, Orla
© Jiri Strasky

Os arcos de aço foram montados por dois segmentos suspensos em torres temporárias durante sua montagem. Ao serem soldados entre si, eram amarrados por cabos de sustentação e os segmentos pré-moldados foram pendurados neles. Após a fundição dos vãos de aproximação, a plataforma composta do vão principal foi vertida e reforçada. Uma grade simples, formada por um corrimão apoiado por postes verticais, possui um enchimento por corda. A passarela é iluminada por luzes de LED situadas nos corrimãos. A iluminação do arco segue sua curva e assim enfatiza sua função natural - superar um obstáculo. As luzes são orientadas para baixo, portanto, não ofuscam. O arco de aço e os apoios são pintados de branco, os corrimões e os postes das grades são pretos. Nas conexões das passarelas existentes, foi realizado um paisagismo correspondente à natureza da paisagem dos parques.

Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior, Arco
© Jiri Strasky

A ponte configura um sistema estrutural integral no qual os membros principais que suportam a carga - as nervuras do arco e o esqueleto - são armações conectadas com pilares. O esqueleto de concreto de alta resistência tem uma seção transversal robusta que pode ser facilmente inspecionada e mantida. A estabilidade transversal das nervuras do arco é dada pela estrutura suspensa sobre os ganchos inclinados. Portanto, não são necessários contraventamentos em arco ou vigas transversais de suporte.

Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Imagem 26 de 27
Corte
Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Imagem 27 de 27
Corte

A passarela para pedestres respeita a escala da paisagem e dos parques adjacentes. A estrutura leve e transparente; é composta de elementos em escala humana. A passarela é confortável para os usuários, e seu movimento causado pelo deslocamento dos pedestres ou pelo vento não causa sensações desagradáveis.

Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL - Fotografia de Exterior, Orla
© Ian Sane

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Salem, Oregón, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Ponte para Pedestres e Ciclistas - Peter Courtney Minto Island / Jiri Strasky + DOWL" [Peter Courtney Minto Island Bicycle and Pedestrian Bridge / Jiri Strasky + DOWL] 14 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994608/ponte-para-pedestres-e-ciclistas-peter-courtney-minto-island-jiri-strasky-plus-dowl> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.