Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio

Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Pilar, VigaCasa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, FachadaCasa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, CorrimãoCasa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Mais Imagens+ 35

Mangaluru, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1255
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Suryan // Dang
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumil, FCML, MM INTERIORS, Panasonic, STONELIFE HYDERABAD, Schindler
  • Arquitetos Responsáveis: Akshay Heranjal, Aditi Pai, Siddharth Waze, Jaikumar, Amal
  • Arquitetos Principais: Akshay Heranjal, Aditi Pai
  • Arquitetos Projeto: Siddharth Waze, Amal Jain
  • Engenheiro: Jaikumar V
  • Cidade: Mangaluru
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Suryan // Dang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na cidade costeira de Mangalore, na região sul de Karnataka, Índia. Como um caldeirão de muitas culturas, a cidade é conhecida por sua paisagem inimitável e herança pontilhada que persiste nas regiões antigas. O terreno está situado em uma densa expansão urbana nessa mesma região. Pelo fato de ter se mudado para a Arábia Saudita, a aspiração do cliente era ter uma casa familiar próxima de suas raízes ancestrais. O briefing do projeto trazia histórias de seus anos de formação, passando pelas antigas fábricas de tijolos com chaminés sendo projetadas acima dos coqueiros e aqueles de pisos de óxido vermelho e paredes com acabamento em gesso que mantêm a casa constantemente resfriada. Para combiná-la, esta casa deve evocar memórias do passado, mantendo o desenho único e esteticamente moderno. Mangalore apresenta um clima tropical com chuvas fortes a moderadas na maior parte do ano e dias quentes de verão. Estratégias de design passivo e princípios de planejamento foram aplicados para garantir ventilação cruzada ininterrupta.

Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Suryan // Dang
Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Imagem 31 de 40
Planta - Térreo
Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Pilar, Viga
© Suryan // Dang

Após deixar os recuos necessários na esquina, a casa foi projetada em várias camadas. Com os dois níveis inferiores planejados como semiprivados, os níveis superiores tornam-se privados e independentes. Essas camadas são, então, cruzadas por plataformas planejadas em vários níveis. A topografia inclinada da rua adjacente ajuda a criar entradas em dois níveis diferentes. O térreo abriga uma sala de entretenimento, também conhecida como “Majalis”, enquanto o nível superior se tornou a entrada principal com as áreas formais de estar e jantar. Essa entrada se abre sob uma claraboia de altura tripla que emerge da terra e se abre para o céu.

Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga
© Suryan // Dang
Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Tijolo, Viga
© Suryan // Dang
Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Imagem 36 de 40
Corte
Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada
© Suryan // Dang

Derivando algumas de suas qualidades de um “Thotti Mane” (Casa Pátio), os diversos pátios são interceptados em múltiplos níveis e volumes. Com uma planta voltada para dentro, os pátios respondem às qualidades do céu, à luz filtrada pelos tijolos e à brisa suave. O escalonamento também permitiu que todos os usuários desfrutassem de um pátio estendido para fora das áreas privadas ou abertas. A pele da edificação é construída em várias camadas semelhantes à composição da terra, mantendo as camadas internas frias e isoladas. Todos os quartos têm paredes de três camadas, e a alvenaria de laterita é imprensada entre os tijolos do lado de fora e as seções de tijolos do lado interno. A fachada é construída com tijolos dispostos em um padrão específico criando uma expressão própria enquanto ajuda a reduzir a escala do volume. As características dos telhados inclinados tradicionais foram interpretadas nesses arranjos de tijolos os quais fazem parecer que a edificação está em movimento.

Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Viga, Corrimão
© Suryan // Dang
Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Imagem 33 de 40
Planta - Primeiro Nível
Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Suryan // Dang

As filosofias de projeto são levadas adiante nos espaços internos usando materiais naturais. Calcário preto e pedra tandur cinza são os revestimentos para as paredes com acabamento em gesso. A experiência de movimento e celebração do artesanato foi explorada com vários acabamentos feitos in situ com os empreiteiros do local. O cliente esteve constantemente presente no processo de projeto e estava apaixonadamente envolvido em sua interpretação no local. A obra de arte da casa foi conceituada e encomendada pelo arquiteto do projeto que, fazendo parte da equipe, deu continuidade às suas filosofias por meio dela. O vocabulário material infundido com as ideologias de projeto tornou-se emblemático do passado e pronto para envelhecer graciosamente no futuro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Tijolos / The Purple Ink Studio" [Brick House / The Purple Ink Studio] 06 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994527/casa-de-tijolos-the-purple-ink-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.