Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects

Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Imagem 2 de 25Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Fotografia de Interiores, FachadaCentro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Fotografia de InterioresCentro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Fotografia de InterioresCentro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos Responsáveis: Markus Schaefer, Hiromi Hosoya
  • Cidade: Zug
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Imagem 2 de 25
© Rasmus Norlander

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mobility Hub Zug Nord (MHZN) é um hub de mobilidade com estacionamento, área de varejo e espaço público ao mesmo tempo. Localizado na entrada do TechCluster Zug, no distrito urbano de Zug Nord, na Suíça, o MHZN oferece estacionamento para os funcionários do TechCluster e para o público, além de opções de transferência para bicicleta, scooter, ônibus ou um futuro serviço de transporte autônomo. Com uma pérgula fotovoltaica ligada à rede energética local, estações de carregamento e flexibilidade para estacionamento de automóveis autônomos, o volume é tecnicamente projetado com previsibilidade.

Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Rasmus Norlander

Uma loja especializada para artesãos e um bistrô trazem mais vida à região. O MHNZ faz parte do projeto de desenvolvimento TechCluster Zug, que está transformando o local da fábrica V-Zug em uma região orientada para o futuro da indústria urbana em várias fases. Processos industriais são verticalizados, novas empresas são ofertadas e outros usos urbanos, até mesmo apartamentos, são viabilizados. A transformação foi supervisionada por Hosoya Schaefer Architects desde que venceu a competição internacional em 2013 e deve ser concluída até 2048.

Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Hosoya Schaefer Architects
Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Imagem 19 de 25
Planta - Situação

Na fachada, um revestimento feito em ripas de madeira serve para gerar privacidade e brilho e leva em consideração o desejo de maior sustentabilidade possível. Divididas por pavimento, com orientações alternadas e montadas a partir de ripas pequenas e largas, as peças apresentam uma impressão diferente a partir de cada direção, passando de opacas a transparentes. A fachada surge finamente estruturada e parece se mover a medida que o usuário percorre por seu entorno. Cerca de 100 m3 de abeto das florestas suíças foram usados para a superfície de madeira de 2.254 m2.

Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Valentine Jeck
Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Fotografia de Exterior
© Valentine Jeck

A fachada é complementada por uma proteção antirreflexo e cabos de segurança na área do parapeito. A passarela, por sua vez, se afasta do edifício como uma extensão da varanda em uma elegante viga em formato de "S" do outro lado da rua e conecta a área do TechCluster com o estacionamento no primeiro andar. A passarela é uma estrutura de três vãos com 20, 31 e 13 m e exigiu um trabalho extremamente preciso com as fôrmas para garantir a silhueta esbelta. A viga protendida possui seção em "T" com altura e largura variáveis e é conectada aos pilares, à fundação da escada e ao edifício para formar uma estrutura monolítica.

Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Imagem 25 de 25
Detalhe

A base do edifício até o teto do nível comercial é feita de concreto moldado in loco e isolada por dentro. No topo encontra-se uma estrutura de aço sem colunas, inclinada e horizontal que se estende em espiral para cima destinada às vagas de estacionamento. Suas cargas são transferidas para os distintos suportes em forma de "V" através de uma viga que, no plano da fachada, se move ligeiramente para dentro, conferindo ao volume uma certa leveza. As rampas dos pavimentos inferior e superior refletem o balanço da passarela de pedestres e, assim como a torre e o poço do elevador, são articuladas com matrizes.

Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Fotografia de Interiores
© Valentine Jeck

A sinalização sutil, mas forte e clara, ressalta o conceito minimalista de materiais e cores do edifício. Tipografia e pictogramas em preto e tons de cinza são aplicados diretamente nas superfícies verticais e horizontais, reduzindo a sobreposição de informações. A sinalização maciça de alumínio presa às paredes de concreto texturizado da torre do elevador posiciona o edifício no bairro. Os elementos estáticos e dinâmicos da sinalização e do sistema de orientação do estacionamento são coordenados.

Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Fotografia de Interiores
Cortesia de Hosoya Schaefer Architects
Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects - Fotografia de Interiores
© Rasmus Norlander

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zug, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Mobilidade Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects" [Mobility Hub Zug Nord / Hosoya Schaefer Architects] 04 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994526/centro-de-mobilidade-zug-nord-hosoya-schaefer-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.