Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten

Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, VigaCasas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Exterior, JanelaCasas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Arenas Basabe Palacios, Soyka-Silber-Soyka Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kurt Hoerbst
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ehret
  • Parceiro Local: Soyka-Silber-Soyka Architekten
  • Arquitetos Responsáveis: Enrique Arenas, Luis Basabe, Luis Palacios
  • Paisagismo: Idealice Landschaftsplanung
  • Programa: Habitação
  • Cidade: Viena
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kurt Hoerbst

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Selma Am tem origem na proposta de Software Urbano, premiado no concurso Europan 12 em Viena, apostando numa estratégia urbana onde o processo prevalecesse sobre o resultado final, a partir da geração de uma base flexível capaz de reagir às mais diversas escalas e condições do contexto.

Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Imagem 12 de 17
Imagem 01

O prêmio nos permitiu participar do projeto de planejamento da SIEMENSÄCKER para um novo bairro residencial de 8 hectares no norte de Viena. O projeto urbanístico foi definido através de um processo colaborativo com dez escritórios especializados em urbanismo, arquitetura, paisagismo, mobilidade, energia, etc.

Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kurt Hoerbst
Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kurt Hoerbst

Uma vez que o masterplan foi aprovado em dezembro de 2016, o proprietário do terreno (Austrian Real Estate) nos confiou o projeto de 65 casas dispostas em 3 blocos de diferentes tamanhos (tamanhos P, M, G). O projeto aproveita as várias escalas de construção e espaço livre para se conectar aos diferentes tecidos que o envolvem e se adaptar à topografia e à paisagem. A escala dos edifícios é suavizada por projeções na fachada, que estabelecem relações específicas com elementos, espaços e eixos do entorno.

Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Imagem 14 de 17
Diagrama
Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Imagem 15 de 17
Planta

Paralelamente ao desenvolvimento do projeto arquitetônico, continuamos envolvidos com o QUALITÄTENKATALOG, um grupo de especialistas que definem conjuntamente as qualidades do espaço livre, paisagismo, estacionamento coletivo e gestão de usos não residenciais do bairro. Desta forma, as decisões individuais são tomadas a partir do trabalho coletivo e vice-versa: é um processo de projeto que unifica as disciplinas de arquitetura e urbanismo, definindo diretrizes na escala do edifício e do bairro simultaneamente.

Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Exterior, Janela
© Kurt Hoerbst
Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kurt Hoerbst

Da mesma maneira que o planejamento colaborativo, o projeto arquitetônico é definido por 5 qualidades:

1. A Bicicleta: O projeto urbano se articula por meio de grandes bicicletários coletivos, que reduzem a zero a presença dos carros. Desta forma, grande destaque pode ser dado à bicicleta, cujo estacionamento coletivo aproveita a topografia marcada do terreno e organiza a relação entre os três blocos residenciais abrindo-se para o espaço verde.

2. Espaços comuns: a natureza coletiva do projeto de planejamento colaborativo também se reflete no projeto arquitetônico. Espaços comunitários como o grande estacionamento para bicicletas, uma grande cozinha coletiva aberta a todo o bairro ou um terraço solário e área de lazer associada, são dispostos nos 3 blocos como espaços de relações comunitárias.

3. O parque: incorpora-se uma característica característica da habitação vienense contemporânea: cada uma das 65 casas terá um quarto exterior associado a ela, na forma de uma varanda de 10 m2, gazebo, terraço ou jardim, melhorando a qualidade do casa que se abre para um ambiente verde, natural e amigável para pedestres. As casas se inter-relacionam intensamente com o passeio arborizado, cuja vegetação se infiltra nos espaços entre os quarteirões. Áreas de jardins privados e públicos se misturam, gerando enclaves e situações de escalas e qualidades variáveis.

Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
© Kurt Hoerbst
Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Kurt Hoerbst

4. Armário servidor: A casa é organizada em torno de um móvel que abriga todos os serviços, espaços de armazenamento e instalações internas. Assim, as salas de estar estão dispostas para o exterior, reservando para a zona de dia (sala-cozinha) o espaço que irá usufruir, com as suas duas orientações, do maior número de horas de luz natural por dia.

5. Materialidade local: A materialidade dos edifícios, caracterizada pelas suas portadas de madeira de lariço no exterior e os seus painéis no interior, reflete a utilização de sistemas e materiais construtivos locais (construção com paredes de concreto, isolamento térmico exterior, seleção de madeira local, etc.), bem como a escolha de plantas e árvores nativas, condição necessária para preservar a qualidade ecológica e sustentável no processo de construção do novo bairro Siemensäcker.

Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kurt Hoerbst

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Viena, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten" [Viviendas Selma Am Park / Arenas Basabe Palacios + Soyka/Silber/Soyka Architekten] 03 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994505/casas-selma-am-park-arenas-basabe-palacios-plus-soyka-silber-soyka-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.