Fábrica de Aveia / JSPA Design

Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior, UrbanoFábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de ExteriorFábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior, FachadaFábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de InterioresFábrica de Aveia / JSPA Design - Mais Imagens+ 39

Ningwu, China
  • Arquitetos: JSPA Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Schran Images
  • Arquitetos Líderes: Johan Sarvan, Florent Buis
  • Engenharia Estrutural: Jiangjie Design
  • Engenharia Hidráulica E Elétrica: Jiangjie Design
  • Cidade: Ningwu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior
© Schran Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Ningwu, na província de Shanxi, o projeto consiste na criação de uma fábrica que transforma aveia crua em produtos de farinha. O processo de produção, majoritariamente automatizado, necessitava de duas linhas de produção distintas com maquinário de grande porte e espaços abertos ao público com lojas, cafés e escritórios.

Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior
© Schran Images
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Imagem 36 de 44
Planta - pavimento 1
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior, Jardim
© Schran Images

Os arredores do projeto ofereciam uma qualidade muito baixa com edifícios industriais recém-construídos, paisagens secas e minas de carvão, parecendo interessante desenvolver a fábrica como um edifício introvertido que recriaria seu próprio ambiente natural. Além de satisfazer todos os requisitos funcionais, pensamos no projeto como um edifício que estimulasse os sentidos humanos e propusesse uma experiência surpreendente ao visitante. A ideia era usar um sistema de paredes de tijolos para fechar e esconder os vários espaços técnicos da fábrica em um piso térreo opaco e colocar no topo um volume simples de concreto para abrigar todos os espaços públicos do programa. Pátios e jardins irão permear todo o edifício, para fornecer luz natural enquanto criam impressionantes dilatações espaciais dentro da fábrica. Os espaços centrais de produção também receberão luz natural de galpões de concreto, abrindo o telhado para a luz norte.

Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Images
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Imagem 37 de 44
Planta - pavimento 2
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Images

O sistema de paredes de tijolos começa na frente da fábrica, onde uma área de paisagismo é aberta ao uso da comunidade local com bancos e piscinas de água para as crianças brincarem. As paredes de tijolo crescem lentamente da forma de bancos para se tornar a cerca de propriedade da fábrica e, posteriormente, a fachada de todo o edifício. A forma das paredes de tijolos formará e definirá as diferentes vias da fábrica, cada uma delas com uma função específica: a entrega de matérias-primas, o carregamento de produtos, a entrada de funcionários e a entrada de visitantes. Separados por trajetos distintos, funcionários e visitantes nunca se cruzam dentro da fábrica e enquanto os trabalhadores desfrutam de uma organização funcional, o visitante passará por uma experiência espacial planejada. Por um momento apenas, a linha de produção é apresentada ao visitante em um corredor elevado com vista para a oficina.

Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Images
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Imagem 41 de 44
Corte
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior
© Schran Images

O dormitório dos funcionários foi montado nos fundos da fábrica e concebido como uma arquitetura invisível. A cerca de tijolos foi engrossada para abrigar o edifício e pátios foram criados para trazer luz aos quartos, preservando sua intimidade. O espaço entre a fábrica e o dormitório torna-se um jardim no qual foram montadas uma mesa de concreto e cadeiras quadradas.

Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior
© Schran Images
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Imagem 39 de 44
Elevação
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Aço
© Schran Images

A escolha dos materiais de construção carrega um forte significado: o uso do tijolo cinza é uma forma de criar uma relação profunda com o terreno, usando métodos construtivos locais. O concreto aparente, por outro lado, enfatiza a modernidade do edifício e permite que a estrutura e a arquitetura sejam unidas. O projeto paisagístico também está totalmente integrado ao restante e a água da chuva coletada na cobertura é redirecionada para piscinas de água em diferentes níveis por meio de exaustores de água de concreto moldado no local, tornando a circulação natural da água da chuva parte da experiência do espaço. A água flui até a entrada da fábrica onde a última cachoeira, combinada com uma parede de concreto em balanço de doze metros, convida o visitante a entrar na arquitetura.

Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Interiores
© Schran Images
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Imagem 44 de 44
Corte
Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Interiores, Fachada
© Schran Images

Ao longo do processo de projeto, algumas questões regulatórias foram resolvidas por meio do design. Os regulamentos de combate a incêndios exigiam um reservatório de água no telhado que decidimos projetar como um elemento independente, uma caixa de aço inoxidável em balanço, como uma escultura no telhado.

Fábrica de Aveia / JSPA Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ningwu, Shanxi province, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica de Aveia / JSPA Design" [Oatmeal Factory / JSPA Design] 06 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994504/fabrica-de-aveia-jspa-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.