Casa Flutuante / Studio RAP

Casa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela, Mesa, CadeiraCasa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Exterior, JardimCasa Flutuante / Studio RAP - Mais Imagens+ 18

  • Preparação E Detalhamento: Studio RAP
  • Construção: Particular
  • Programa / Uso / Função: Residencial
  • Cliente: Particular
  • Projeto Estrutural: Summum Engineering
  • Cidade: Leiden
Mais informaçõesMenos informações
Casa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Exterior, Janela, Orla
© Riccardo De Vecchi

A Casa Flutuante
O Studio RAP, um escritório de arquitetura de Roterdã, projetou uma casa flutuante sustentável de madeira e cortiça. O interior de madeira aparente capta a luz e cria uma maravilhosa experiência tranquila no interior, o exterior de cortiça combina com a atmosfera da cidade histórica. A utilização de apenas dois materiais, a madeira e a cortiça, simplificou radicalmente a sua construção ao criar detalhes simples e elegantes.

Casa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Riccardo De Vecchi

Conceito
‘‘Nosso cliente nos pediu para projetarmos uma casa flutuante inovadora e sustentável ao longo dos canais da cidade histórica de Leiden. Nossa proposta para o volume principal é baseada na ideia de que uma casa pode ser uma série de ambientes que representam funções cotidianas sem parecer um contêiner flutuante.'' Tomando isso como ponto de partida para o projeto, uma série de módulos menores foram projetados e girados em direção à natureza exuberante do lado oposto do canal. Posteriormente, painéis extras foram adicionados entre os módulos e dobrados, criando paredes e um telhado.

Casa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela, Mesa, Cadeira
© Riccardo De Vecchi
Casa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Interiores, Janela
© Riccardo De Vecchi

Estrutura Origami
A estrutura fora do padrão desta casa flutuante foi inspirada em princípios de origami e estruturas dobradas. Isso resulta em vãos maiores com menos material do que soluções mais convencionais. Esta estrutura foi totalmente realizada em Cross-Laminated-Timber (CLT), um material sólido, de madeira e de base biológica que foi deixado exposto como acabamento interno. Em estreita colaboração com o engenheiro estrutural, as dobras foram projetadas e otimizadas parametricamente para as paredes e telhado que resultaram em uma redução de mais de 2.000 kg de madeira.

Casa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Interiores, Armário, Janela, Prateleira, Cadeira
© Riccardo De Vecchi
Casa Flutuante / Studio RAP - Imagem 21 de 23
Diagrama 01
Casa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Riccardo De Vecchi
Casa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Exterior, Orla
© Riccardo De Vecchi

Cortiça
A estrutura de madeira é revestida exclusivamente por cortiça, uma camada isolante de cortiça de baixa densidade e uma camada exterior de cortiça de alta densidade colada por uma camada de argamassa de cortiça, criando paredes que respiram com um clima interior saudável e confortável como resultado. A cortiça expandida utilizada neste projeto é um material puramente vegetal de origem ecológica única, conferindo ao edifício uma pegada de carbono excecionalmente baixa. A cortiça também é um ótimo material para fabricar digitalmente, todos os módulos de cortiça foram cortados em CNC, criando costuras perfeitas entre eles e detalhes de janela sob medida.

Casa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Exterior
© Studio RAP

Workflow digital
Todas as fases deste projeto foram realizadas digitalmente, desde o projeto até a construção. Diretamente de seu projeto digital, todos os dados de produção digital para o CLT e a cortiça foram feitos e os cálculos estruturais foram feitos. A vantagem de um fluxo de trabalho exclusivamente digital é que tudo permanece digital e, portanto, variável, permitindo fazer alterações sem problemas até o final do processo de construção. Desta forma, diferentes cenários de projeto podem ser facilmente testados para planejamento, viabilidade técnica e financeira. A sustentabilidade foi central neste fluxo de trabalho digital e orientou a maioria das decisões de projeto, desta forma o projeto aspira impulsionar a indústria ainda mais com arquitetura sustentável e olhar além do uso de materiais e métodos de construção convencionais.

Casa Flutuante / Studio RAP - Fotografia de Exterior, Jardim
© Riccardo De Vecchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Flutuante / Studio RAP" [The Float / Studio RAP] 05 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994501/casa-flutuante-studio-rap> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.