Casa Mael / iHouse estudio

Casa Mael / iHouse estudio - Fotografia de ExteriorCasa Mael / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Mael / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa, Viga, TerraçoCasa Mael / iHouse estudio - Fotografia de ExteriorCasa Mael / iHouse estudio - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: iHouse estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  124
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Adobe, Aluminions del Uruguay, Bia, FV Griferia, Maguinor Maderas, Manto
  • Arquitetos Responsáveis: Andres García, Marcelo Mederos.
  • Equipe De Projeto: Andres García, Marcelo Mederos, Agustin Sica, Luciana Cano, Lucas Toledo
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mael / iHouse estudio - Fotografia de Exterior
© Aldo Lanzi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa MaEl é concebida como uma residência de uso permanente, a partir uma volumetria simples que se apoia na paisagem adaptando-se à topografia sem gerar conflito com o meio ambiente. Essa ideia se adapta totalmente à construção na planta de iHouse, para posteriormente transportá-la para o local, sem enfrentar os impedimentos que a construção tradicional apresenta neste tipo de contexto acidentado. A ideia principal se sustenta na reinvenção do estilo de vida dos seus proprietários, uma mudança radical onde convivem o conforto, o trabalho e a paisagem.

Casa Mael / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa, Viga, Terraço
© Aldo Lanzi
Casa Mael / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Janela, Terraço
© Aldo Lanzi

Os clientes se mudaram para o campo, mudando o estilo de vida e mesclando o cotidiano da casa com suas atividades profissionais. Primeiramente foi colocado um volume simples no meio deste contexto rural. Ele foi ocupando gradualmente o resto da paisagem, moldando o seu contexto habitável ao seu gosto e conforto, sentindo a liberdade de criar o seu próprio lugar.

Casa Mael / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Aldo Lanzi

Em princípio, são propostos dois blocos que contêm um espaço intermediário, enquadrando as vistas principais. A formalidade da casa articula e ordena a distribuição dos elementos no seu interior, acentuando a relação interior-exterior e aprofundando a fluidez da circulação, podendo atravessar o espaço sem obstruções.

Casa Mael / iHouse estudio - Imagem 21 de 35
Planta
Casa Mael / iHouse estudio - Imagem 23 de 35
Corte

Adaptando-se à topografia existente, com declives muito variáveis, característicos da paisagem serrana, a casa continua com a cota superior, gerando um mirante que parece flutuar interpretando a horizontalidade do contexto, nunca perdendo de vista a paisagem e estendendo-se para o exterior através de uma galeria que sobrevoa o terreno adaptando-se à topografia existente.

Casa Mael / iHouse estudio - Fotografia de Exterior
© Aldo Lanzi

A questão desde o início foi: como adaptar a arquitetura a esta imensa e particular paisagem? Seguindo as linhas principais do entorno, com uma horizontalidade marcada com desníveis que se estendem por toda a parte, a casa mostra-se permeável, permitindo que as linhas principais continuem sem a ultrapassar, tornando-se parte do local sem gerar conflito com ele. A todo momento uma porção de céu e outra de terra são emolduradas, acentuando as principais características da serra, um solo montanhoso e rochoso, livre de obstruções visuais devido à sua imensidão. Esta paisagem torna-se essencial pensando a casa para ser vivida de fora para dentro.

Casa Mael / iHouse estudio - Fotografia de Exterior
© Aldo Lanzi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mael / iHouse estudio" [Casa Mael / iHouse estudio] 04 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994499/casa-mael-ihouse-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.