Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura

Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Fotografia de Exterior, JanelaJaneiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraJaneiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaJaneiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaJaneiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Mais Imagens+ 19

Rio de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos Líderes: Lia Siqueira, Felipe Siqueira
  • Engenharia: LAFEM
  • Projeto Estrutural: Manoel Pan Eng & Arq
  • Luminotécnico: Maneco Quinderé
  • Audio E Video: Mario Imperiano
  • Projeto Automação: Lutron
  • Projeto Cozinha Industrial: Cozinha Carioca
  • Marcenaria: Marcenaria Joia
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© MCA Estudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização e a paisagem descortinada para o oceano Atlântico com vista panorâmica para o conjunto arquipélago das Ilhas Cagarras determinaram a concepção do projeto.  Espaços pensados para o lazer e momentos de descanso. Buscamos valorizar os vãos de abertura para o exterior, a orientação para a vista mais ampla e a extensão dos elementos da praia. A utilização na composição geral de materiais naturais e orgânicos visaram inspirar um ambiente acolhedor.

Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Divulgação Janeiro Hotel
Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Imagem 21 de 24
Planta
Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© MCA Estudio
Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Imagem 23 de 24
Planta
Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Fotografia de Exterior, Escada, Cadeira
© Via Tolila

A presença da madeira freijó natural, da textura e do mármore travertino compõe a construção e reforçam o desenho do conjunto marcado pelos planos verticais. A paleta da base da arquitetura reproduz o tom da areia. Os elementos utilizados reafirmam o verde, o azul e o brilho da natureza em peças como cristais coloridos, folhas de philodendron e a luz filtrada dos abat-jours com cúpulas de linho. Estes componentes foram utilizados em repetição nas áreas comuns e nos 53 apartamentos na tentativa de uma força visual interna. Segmentos de marcação linear aparecem em grandes painéis ripados, brises e em traçados de réguas desiguais e intercaladas.

Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Joao Freire
Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura - Imagem 13 de 24
© Divulgação Janeiro Hotel

Para os mirantes concebemos o desenho de uma escada helicoidal solta em formato de fita. Paredes flutuantes buscam a simplicidade da geometria e planos de cortina em linho como filtros da luz natural. A abertura do ‘óculo’ como elemento da nossa arquitetura próximo ao espelho d’água em borda infinita permitindo a apreciação perceptual de uma visão icônica do Rio de Janeiro, o imponente conjunto de montanhas denominado Dois Irmãos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leblon, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Janeiro Hotel / Siqueira + Azul Arquitetura" 31 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994317/janeiro-hotel-siqueira-plus-azul-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.