Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA

Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Terraço, PátioCasa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Exterior, Madeira, VigaCasa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraCasa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de ExteriorCasa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Mais Imagens+ 19

Ribeirão Claro, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  104
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Santo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Terracor, Brentwood, Breton, Castelatto, Ladrilar, Portinari, Rewood Madeira Ecológica, Tidelli, Zanatta Casa
  • Arquiteta Líder: Carla Andrade
  • Arquitetos: Carla Tasso, Heraldo Nomiyama, Ivo Sakamoto
  • Arquiteto Executivo: Fernando Yoshino
  • Arquiteta Paisagista: Celina Hirata
  • Estagiários: Julío César Ferreira, Antony Pedroso
  • Artista 3 D: Alisson Ferreira
  • Cidade: Ribeirão Claro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Exterior
© Daniel Santo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Rancho, localizada na região de Ribeirão Claro-PR, encontra-se em uma implantação privilegiada voltada à bacia de Chavantes-SP. Este projeto apresenta duas frentes claras e distintas: intervenção em uma edificação existente - a casa sede, e, a construção de um novo espaço de lazer - a marquise.

Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Daniel Santo
Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar, Janela
© Daniel Santo

O processo de imersão iniciou-se no entendimento da geografia da região a fim de explorar, com poucas intervenções, a paisagem natural de uma área exuberante. O contexto espacial do lugar foi um dos principais pontos para a definição do partido arquitetônico, pois a integração da paisagem em cada espaço foi a diretriz chave para a criação de pequenos belvederes. A criação do projeto de Arquitetura de Interiores, permeou além das áreas internas, áreas externas como piscina, solarium, quadras esportivas e marquise.

Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Exterior, Madeira, Viga
© Daniel Santo

A reforma da Casa Sede. A edificação existente possuía uma estrutura consistente com espaços generosos e bem planejados, mas os usuários, apresentaram novos usos que demandaram a reconfiguração dos ambientes internos. 

Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Daniel Santo
Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Interiores
© Daniel Santo

Neste projeto adotamos elementos brasileiros os quais remetem à harmonia e leveza de uma Casa de Veraneio. A criação do projeto de arquitetura de interiores, tirou como partido a iluminação natural, apresentando aspectos sem muitas intervenções de mobiliários, dando aos espaços circulações generosas e sensações de cheios e vazios. A personalidade do projeto ganha espaço à conexão do existente natural com o construído. Através da simplicidade, foi aplicado o uso da materialidade como texturas, o uso de artesanatos e cerâmicas regionais.

Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Daniel Santo

Os mobiliários trabalhados nas áreas externas, foram posicionados em layout, que possibilita integração social entre as pessoas e apreciação da vista natural. Foram escolhidas peças resistentes à exposição constante às intempéries naturais, para que não houvesse a preocupação de retirá-las a todo momento. Tecidos, cordas e madeiras receberam tratamentos especiais os quais possibilitaram essa tranquilidade de exposição. 

Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Exterior
© Daniel Santo

A marquise. A marquise foi implantada em um ponto intermediário entre a margem da represa de Chavantes/SP e a edificação principal. A intenção foi aproximar os usuários da água, permitindo uma vista completa da paisagem da represa para ambas as edificações. A implantação escalonada se adapta ao declive do terreno, evitando grandes movimentações de terra.

Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Exterior, Orla, Costa
© Daniel Santo

Com uma arquitetura discreta, a implantação da marquise surge como um traço sutil em respeito a paisagem natural. O projeto apresentou alguns requisitos regulatórios, atendendo as normas da Usina Hidrelétrica de Chavantes/SP. A compreensão das condições bioclimáticas da região foram essenciais para o desenvolvimento de elementos arquitetônicos, como os brises de vidro pivotantes e persianas. Os brises, foram alocados na corrente sul, funcionando como barreira para momentos de maior incidência de vento. As persianas, basculantes de madeiras, foram projetadas na posição oeste do projeto, funcionando como barreira para controle nos períodos de maior incidência solar. Além de preocupações de conforto térmico, o projeto carrega características únicas de uma arquitetura regada de detalhes e funcionalidades.

Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Imagem 19 de 24
Planta - Quiosque

O grande desafio foi desenvolver uma estrutura discreta, que se integrasse com a paisagem natural, por isso a escolha do aço, o qual permitiu pilares esbeltos e discretos. Elementos naturais como forro de madeira, texturas e pedras da região foram importantes para manter uma conexão vernacular. A área da marquise conta com espaço para preparo de refeições, descanso e lavabo. Implantado logo abaixo, seguindo o declive do terreno, uma área de estar com fogo de chão projetado com arenitos da região e bancos de concreto moldados in loco.

Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA - Fotografia de Exterior
© Daniel Santo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Rancho / CA Arquitetura + DSIGN/SA" 14 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994229/casa-do-rancho-ca-arquitetura-plus-dsign-sa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.