Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio

Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de ExteriorRenovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaRenovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Madeira, Janela, FachadaRenovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Interiores, VigaRenovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos Responsáveis: Jingyu Liang, Siyu Ye, Yuan Zhou
  • Equipe De Projeto: Xuanxuan Wu, Mingyong Yan
  • Curadoria: Zuo Jing
  • Cliente: Xiuwu County Meishang Cultural Tourism Investment Co.
  • Cidade: Jiaozuo
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Rui Zhu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A vila de Dananpo pertence à cidade de Jiaozuo, na China, e está localizada dentro da área montanhosa de Yuntaishan onde há belas paisagens e milhões de visitas turísticas todos os anos. Entretanto, embora esteja perto de um local pitoresco, o sustento econômico dos aldeões de Dananpo ainda depende principalmente da agricultura. Nas décadas de 1970 e 1980, várias edificações públicas foram construídas na vila devido ao desenvolvimento da indústria do carvão, mas a maioria delas está ociosa hoje em dia. O Approach Architecture Studio foi contratado para renovar os volumes do antigo comitê da vila, um grupo de edificações com estrutura de tijolo e madeira da década de 1980.

Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Exterior
© Rui Zhu

Essas antigas edificações são compostas por três pátios com diferentes alturas de terreno. O pátio central é o principal, ao seu lado estão o segundo pátio rebaixado cerca de um andar em relação a ele, e o outro pátio cerca de um metro mais alto do que o principal. Os volumes, após a reforma, serão equipados com vários espaços, como o Dananpo Art Center exibindo paisagens locais, a cooperativa de abastecimento e marketing Bishan que vende produtos locais e mercadorias de arte, e o restaurante familiar para visitantes externos. Ao mesmo tempo, serão fornecidos espaços para a comunidade local com uma sala de ensaio e palco para os membros da "ópera Huai Bang" Art Troupe e seus fãs, e o centro de cultura rural Fangsuo - um ambiente para a leitura, aprendizagem e comunicação.

Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Imagem 38 de 47
Axonométrica
Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Imagem 40 de 47
Maquete

Antes da reforma, as edificações estavam abandonadas há anos. Reparar e preservar a fachada original tanto quanto possível e manter inalterado o layout dos volumes não só representa um desafio programático, mas também orçamentário, com comentários como "é mais caro e leva mais tempo do que demolição e construção nova." Entretanto, espera-se que o consenso e as conquistas de projeto alcançadas por todas as partes possam provar de forma convincente que não existe apenas uma estética urbana única. Edifícios em diferentes períodos e regiões também podem ser bonitos. A preservação adequada de edificações antigas, em vez da demolição e reconstrução simples, é significativa para a sustentabilidade das antigas arquiteturas rurais.

Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rui Zhu
Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Imagem 35 de 47
Planta - Situação
Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Imagem 47 de 47
Terreno Original

De fato, os volumes originais têm o layout típico do "estilo de unidade governamental dos anos 1970 e 1980". As edificações amplas, o espaço quadrado em frente à porta, o portão, as paredes e o espaço de eixo simétrico, distantes antes da reforma, podem ser transformados em um espaço público amigável e aberto a todos, apenas fazendo alguns pequenos ajustes como demolir os muros do pátio e abrir a praça para a rua. Com base neste enquadramento espacial, o projeto paisagístico ajusta os detalhes do espaço público e do mobiliário exterior, aproveitando a relação entre as árvores originais e a entrada e saída dos volumes, o que reforçou e melhorou o espaço de transição da praça para as edificações.

Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rui Zhu
Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© Rui Zhu

Tal fortalecimento do espaço de transição tem desempenhado um papel de sucessão e transformação na distribuição de diferentes funções e na organização das vias de circulação em todo o espaço. Por exemplo, o espaço cultural rural de Fangsuo é o local de entrada mais fácil para pessoas desde a rua e da praça. O Fangsuo, após a renovação, está na posição central e, naturalmente, torna-se o centro de conexão entre os volumes. O pátio rebaixado, originalmente com apenas uma escada externa como circulação vertical entre o pátio principal, conecta efetivamente a livraria, cafeteria, cooperativa de abastecimento, loja, restaurante e sala de exposições de arte através da plataforma e corredor recém-construídos do restaurante, aumentando a acessibilidade em todo o complexo.

Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© Rui Zhu

O pátio rebaixado tornou-se o refeitório principal do restaurante local, que é composto por um pátio estreito cercado por uma garagem em arco de pedra e um centro de saúde da vila. O refeitório recém-construído divide o pátio original em dois independentes, um para organizar a circulação vertical e logística e outro para atividades públicas. Os sete antigos arcos de pedra foram transformados em sete salas privadas diferentes. Cada uma possui uma janela individual voltada para o pátio central. A divisória dobrável garante que cada mesa esteja de frente para o palco, considerando a privacidade. O palco recém-construído serve como local de atividade e performance da “Huai Bang Opera” na vila de Dananpo. O antigo centro de saúde da vila tornou-se uma sala de ensaio, que também serve para a divulgação diária da cultura e exibição da Ópera Huai Bang. O terraço do restaurante serve como uma plataforma de transporte conectando o Fangsuo no segundo nível e uma área de leitura e descanso parcialmente estendida.

Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Rui Zhu
Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Imagem 37 de 47
Planta - Restaurante
Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Rui Zhu

Outro espaço recém-construído destinado à casa de chá foi localizado no corredor que liga a frente e os fundos das duas salas de exposições do centro de arte. Como uma espécie de lembrete do espaço, a casa de chá torna-se a nova "entrada visível" da segunda sala de exposições. Ela não é apenas a área de transição e descanso da exposição, mas também a extensão da função expositiva. Tanto os espaços interiores como os exteriores podem receber exposições temporárias. A casa de chá divide o terreno em vários pátios exteriores diferentes e o centro é reservado às árvores existentes no terreno, rodeadas por um pátio vertical entre duas salas. No sentido horizontal, forma-se um longo corredor visual, enquadrando a paisagem montanhosa à distância.

Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Madeira, Viga
© Rui Zhu
Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Viga
© Rui Zhu

Atualmente, o projeto foi concluído e está sendo utilizado. Com a esperança de aproveitar este espaço como oportunidade, será promovido o desenvolvimento da cultura rural de Dananpo, constituindo um grupo de edificações públicas vibrantes para moradores e visitantes.

Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Madeira, Janela, Fachada
© Rui Zhu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jiaozuo, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação do Centro Cultural Dananpo / Approach Architecture Studio" [Dananpo Cultural Center Renovation / Approach Architecture Studio] 31 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994147/renovacao-do-centro-cultural-dananpo-approach-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.