Casa Mekong / PAVA architects

Casa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, VigaCasa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Corrimão, JardimCasa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Interiores, Corrimão, VigaCasa Mekong / PAVA architects - Fotografia de InterioresCasa Mekong / PAVA architects - Mais Imagens+ 24

Chiang Khan, Tailândia
  • Arquitetos Responsáveis: Pacharapan Ratananakorn, Varat Limwibul
  • Cliente: Slow Life Community
  • Cidade: Chiang Khan
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Corrimão, Jardim
© Spaceshift Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi cuidadosamente elaborada para expressar a personalidade do proprietário, o rico ambiente do rio Mekong e um senso de arquitetura vernacular simples. A forte elevação horizontal da casa reflete a impressionante linha do sereno rio Mekong. Para criar uma atmosfera tranquila, todos os elementos arquitetônicos são projetados para serem simples, humildes, honestos e diretos.

Casa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Interiores, Floresta
© Spaceshift Studio
Casa Mekong / PAVA architects - Imagem 23 de 29
Planta - Primeiro Pavimento

A casa é projetada com uma combinação de planta aberta modernizada e modo de vida local vernacular. A planta retangular simples da residência é a chave para abraçar a ventilação natural e, ao mesmo tempo, criar a vista panorâmica para o rio. Uma série de varandas de madeira no segundo nível, inspiradas nessa vila do nordeste da Tailândia, foi projetada como um espaço de transição, uma área multiuso e dispositivo de sombreamento. Sob a grande sombra do telhado vernacular de duas águas, o projeto reúne todas as obras mecânicas, instalações elétricas e banheiros em um único núcleo de concreto para maximizar a abertura da casa e simplificar a fachada.

Casa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Interiores
© Spaceshift Studio
Casa Mekong / PAVA architects - Imagem 24 de 29
Isométrica
Casa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© Spaceshift Studio

O principal material de construção é a madeira reutilizada de uma pequena fábrica de arroz abandonada. A terra mesclada com o acabamento das paredes de palha de arroz contrastando com a madeira vermelha nativa (Xylia xylocarpa) é a forma de expressar a beleza do artesanato local. A tectônica artesanal misturada à rica paisagem reflete a crença do proprietário de ser uma pequena parte da natureza. Os materiais de construção, como vigas e pilares de madeira, são todos naturais e ilustram a imagem da mudança climática ao longo das estações. Absorvendo a umidade, a casa apresenta uma cor mais escura na estação das tempestades de clima tropical enquanto a madeira se torna mais clara e pálida na estação seca.

Casa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Fachada, Viga
© Spaceshift Studio
Casa Mekong / PAVA architects - Imagem 22 de 29
Planta - Térreo
Casa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Interiores, Viga, Floresta
© Spaceshift Studio

A atmosfera da casa Mekong durante o dia é diferente da noite. Resultante da forte luz solar, a percepção da sombra escura do telhado durante o dia é uma característica única desta casa tropical e proporciona um espaço interior confortável. Por outro lado, para evitar perturbar o céu escuro, o telhado à noite é indiretamente destacado para brilhar com um refletor oculto integrado à viga de madeira.

Casa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Spaceshift Studio
Casa Mekong / PAVA architects - Imagem 28 de 29
Corte B

Ao longo da mudança sazonal, o projeto cria um humilde espaço contemporâneo com a linguagem simples da arquitetura vernacular do nordeste da Tailândia. Desacelerar o estilo de vida modernizado resulta em uma atmosfera serena e uma planta baixa alinhada com o rio Mekong. A sombra e textura do material são importantes nesta casa. Como resultado, o projeto é elaborado para absorver o rico clima tropical e se expressar como um desenho realista dialogando com o rico ambiente do Mekong.

Casa Mekong / PAVA architects - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Spaceshift Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mekong / PAVA architects" [Mekong House / PAVA architects] 24 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993783/casa-mekong-pava-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.