Documentos dos Concursos de Projeto promovidos pelo IABsp ficam disponíveis online

Ao longo de seus mais de 75 anos de história, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp) constituiu e armazenou um importante acervo documental, composto por atas de reuniões, relatórios técnicos, publicações periódicas e bibliográficas, fotografias, gravações audiovisuais e obras de arte, conjunto que registra diferentes atividades da instituição e da classe profissional da arquitetura e do urbanismo paulistas.

A gestão 2020-2022 do IABsp propôs-se a digitalizar esse acervo e disponibilizá-lo de forma livre e gratuita em seu site, resultando numa série de coleções digitais que têm vindo a público desde 2020, ano em que o isolamento social decorrente da pandemia de covid-19 reforçou a necessidade de expandir o acervo para além dos formatos analógicos.

A publicação dos documentos que compõem a coleção de Concursos de Projeto de Arquitetura e Urbanismo conclui um ciclo de digitalização e disponibilização que já passou por diversos outros conjuntos: Edifício do IABsp; Boletins, Informativos e Circulares; Jornal Arquiteto; Bienais Internacionais de Arquitetura; Premiação IABsp; Prêmio Jovens Arquitetos; e Congresso Brasileiro de Arquitetos. Os materiais encontram-se disponíveis para consulta na aba “acervo”, no site do IABsp, onde também podem ser encontrados textos introdutórios para cada uma das oito coleções acessíveis em formato digital.

A iniciativa integra um conjunto de ações articuladas do Instituto para valorizar e difundir seu acervo nos meios digitais, dentre as quais está uma série de lives no canal do YouTube do IABsp. As lives reuniram especialistas com o propósito de apresentar algumas das coleções disponibilizadas, incidindo sobre o contexto de produção e salvaguarda dos documentos pelo Instituto e apontando possibilidades de mobilização desses conjuntos como objetos de estudo. Participaram das conversas, conduzidas por Sabrina Fontenele e Rafael Mielnik, profissionais como Mônica Junqueira, Elisabete França, Vicente Wissenbach, Taiana Vidotto, Maria Helena Flynn, Paula Dedecca e Silvio Oksman.

No perfil do IABsp no Instagram, a campanha “#tbt Acervo IABsp” constituiu outra frente de difusão, reunindo sob a tag “#tbt” (“Throwback Thursday”), uma série de publicações apresentando as coleções do acervo acompanhadas de depoimentos em vídeo, que contaram também com a participação de convidados: Victor Próspero apresentando os Boletins, Informativos e Circulares; Silvio Oksman comentando os documentos sobre o Edifício IABsp; Karina Souza comentando as Bienais de Arquitetura; Paula Dedecca discutindo a coleção do Congresso Brasileiro de Arquitetos; Frederico Costa tratando da Premiação IABsp; Fernando Atique e Cristiane Muniz relatando o Prêmio Jovens Arquitetos; e Fernando Túlio apresentando a Rede Brasileira de Acervos de Arquitetura e Urbanismo.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Documentos dos Concursos de Projeto promovidos pelo IABsp ficam disponíveis online" 13 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993632/documentos-dos-concursos-de-projeto-promovidos-pelo-iabsp-ficam-disponiveis-online> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.