Casa KITKAT / Empty Space Architecture

Casa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Escada, VigaCasa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Prateleira, CadeiraCasa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa KITKAT / Empty Space Architecture - Mais Imagens+ 26

Lisboa, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis: Luis Mendes, José Maria Santos
  • Engenharia Estrutural: Marco caixa
  • Engenharia: Ciriaco Ferreira, Vera Pereira
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, Aido
© Attilio Fiumarella

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto proposto baseia-se assim na remodelação de uma casa existente constituída por dois pisos acima da cota de soleira e de um piso abaixo da cota de soleira. 

Casa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Attilio Fiumarella

A proposta consiste essencialmente na reorganização do programa interior através da ampliação do piso -1 para maior aproveitamento da relação da habitação com o jardim e reestruturação do existente, alterando o mínimo possível a volumetria visível do exterior da casa. Com esta operação pretende-se garantir a imagem da casa existente, substituindo unicamente materiais degradados (como é o caso das caixilharias, rebocos, parte do telhado e afins).

Casa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Attilio Fiumarella
Casa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Prateleira, Cadeira
© Attilio Fiumarella

No piso 0, dispõem-se as áreas mais públicas da casa: zona de entrada com acesso ao piso superior e ao piso inferior e uma sala. No piso 1 localiza-se a suite, com uma área de vestir e uma instalação sanitária. No piso abaixo da cota de soleira é onde se desenvolvem os espaços comuns da habitação a sala de estar e jantar, a cozinha, dois quartos e uma instalação sanitária.

Casa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Vidro, Terraço
© Attilio Fiumarella
Casa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada
© Attilio Fiumarella

Como se pretende que os espaços propostos no piso inferior tirem maior partido do jardim, esta operação de requalificação não ficou só pela casa mas estendeu-se a todo o lote, que se prendeu com arranjos exteriores de zonas verdes e uma reorganização de circulação e vivência no lote, através da volumetria do piso -1, onde se consegue uma zona exterior dedicada à zona de estar da casa, e ao mesmo tempo atribuir aos quartos uma zona exterior privativa e independente da zona mais publica da casa garantindo a privacidade destes espaços.

Casa KITKAT / Empty Space Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Attilio Fiumarella

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa KITKAT / Empty Space Architecture" 03 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993592/casa-kitkat-empty-space-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.