Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren

Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Fotografia de ExteriorCasa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Fotografia de Exterior, Janela, VigaCasa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, VigaCasa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Fotografia de Interiores, Janela, Terraço, VigaCasa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Mais Imagens+ 8

Villarrica, Chile
  • Arquiteto Responsável: Felipe Gutiérrez
  • Colaboradoras: Carolina Irribarren
  • Calculista: Alexis Bello
  • Interiores: Carolina Irribarren
  • Cidade: Villarrica
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Fotografia de Exterior, Floresta
© Cristóbal Valdés

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Três Cumes faz parte de um projeto de duas residências no sul do Chile, localizadas entre campos com forte caráter agrícola dominados por celeiros e galpões com telhados de duas águas. Deste contexto surge a necessidade de se inserir anatomicamente na paisagem e de tornar as características da vida contemporânea compatíveis com a tradição do campo ao redor.

Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Fotografia de Exterior
© Cristóbal Valdés

De longe, três volumes de duas águas aparecem entre as árvores e, em seguida, um segundo olhar revela o caráter contemporâneo da casa com janelas em formatos extraordinários que capturam o sol e a natureza em toda sua magnitude.

Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Imagem 12 de 13
Planta

Os três volumes permitem diminuir a escala do projeto para unidades menores que são amigáveis à paisagem e à escala humana, além de prestar homenagem ao perfil das montanhas que sempre nos acompanham por todo o Chile. Do interior contemplamos a vista da floresta em toda sua altura, desfrutando de suas mudanças nas quatro estações do ano a partir de um espaço confortável, iluminado e quente que permite aproveitar o longo inverno.

Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Fotografia de Exterior, Janela, Viga
© Cristóbal Valdés
Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga
© Cristóbal Valdés

Um requisito fundamental do projeto também era a demanda de poder aproveitar ao máximo ao ar livre durante todo o ano, de forma protegida da chuva e do sol no inverno e no verão, o que foi possível através de um terraço integrado à casa que  mantém a linha simples da fachada.

Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Fotografia de Interiores, Janela, Terraço, Viga
© Cristóbal Valdés

Em um percurso simples conseguimos a independência entre as três principais instâncias da casa: dormitório principal, área infantil e espaço comum, e capturamos o sol voltado para nordeste com grandes janelas em todos os cômodos, enquanto os espaços de serviço voltados para sul têm janelas menores para evitar a perda de calor.

Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Imagem 13 de 13
Detalhe

A estrutura de madeira repousa sobre bases de concreto e é reforçada com aço devido a natureza sísmica do território chileno. O piso é de concreto polido e as paredes internas e externas são revestidas com madeira, exceto em algumas áreas úmidas.

Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren - Fotografia de Exterior
© Cristóbal Valdés

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa três cumes / Estudio Gutiérrez Irribarren" [Casa tres cumbres / Estudio Gutiérrez Irribarren] 20 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993549/casa-tres-cumes-estudio-gutierrez-irribarren> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.