Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura

Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, VigaEspaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Interiores, Corrimão, VigaEspaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Exterior, Viga, FlorestaEspaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Exterior, Viga, TerraçoEspaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Mais Imagens+ 23

  • Arquiteto Líder: Catharina Macedo
  • Autores Do Projeto: Catharina Macedo, Roberto Lecomte
  • Coautoria: Ana Carolina Salviano, Samuel Guimarães
  • Execução: Casa Certa
  • Reforma: 2021
  • Programa: TÉRREO: áreas de exposição, salas de oficina, banheiros, lanchonete e auditório. • ANDAR SUPERIOR: mirante, bloco administrativo, banheiros e biblioteca.
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Exterior, Corrimão, Viga
© Carolina Salviano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto teve como embasamento o Plano de Manejo – Programa de Proteção, Planejamento e Gestão para Estação Ecológica do Jardim Botânico (ESEC-JB), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento Washington, DC, 2008-2009 e o Plano Diretor do Jardim Botânico de Brasília, 2009; das quais também participamos como consultores. Recebeu em 2016 o prêmio Green World Award com o projeto e obra do Cerratenses: Centro de Referência do Cerrado, na categoria ambiente construído, concedido pela The Green Organization, entidade ambientalista britânica que premia iniciativas e obras sustentáveis públicas de todo o mundo.

Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© Carolina Salviano
Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Imagem 19 de 28
Planta - Térreo
Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Exterior, Viga, Terraço
© Carolina Salviano

O objetivo foi projetar um espaço eficiente, de baixo impacto ambiental, por meio da incorporação das características naturais que ajudassem as pessoas a se sentirem confortáveis e inspiradas, realmente vivas e envolvidas pelo lugar. Como consequência, foi criado um espaço restaurador, que se assemelha a um oásis no meio da secura do cerrado, de acordo com a opinião dos usuários. Espaços restauradores são aqueles que permitem a renovação da atenção direcionada e, consequentemente, a redução da fadiga mental.

Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© Carolina Salviano

Cerratenses é um espaço multiuso construído dentro do Jardim Botânico de Brasília em área de Cerrado típico e preservada. Sua planta baixa foi concebida de forma orgânica em espiral escalonada, a partir de blocos de diversas alturas (cobertura escalonada em leques), com o coroamento configurado como um mirante no qual se vislumbra a paisagem da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília.

Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Interiores, Corrimão, Viga
© Carolina Salviano

A forma em espiral não possui apenas finalidades estéticas: sua configuração orgânica altera o estado emocional dos usuários, implicando na indução à aproximação e à permanência ao ambiente. Além disso, se configura em um circuito para visitação de todos os ambientes de exposição e permanência. A não existência de pontos cegos gera uma sensação de segurança, uma vez que o espaço se encontra em área natural preservada, importante para que os usuários possam relaxar e permanecer por mais tempo.

Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Carolina Salviano
Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Imagem 23 de 28
Corte 6-6
Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Aço
© Carolina Salviano

O primeiro pavimento possui varandas, espelho d´água, áreas de exposição, salas para oficinas, banheiros, lanchonete e um pequeno auditório circundado por uma rampa que leva ao primeiro andar. No andar superior, encontram-se o mirante, também utilizado para eventos, o bloco administrativo, os banheiros e a biblioteca.

Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Carolina Salviano

Acreditamos que as primeiras decisões arquitetônicas são as mais importantes e, por isso, levamos em consideração a análise bioclimática do local desde os primeiros traços do projeto. Segundo Maciel (2006), a avaliação das principais considerações, influências e práticas relacionadas à definição do partido geral são fundamentais para uma integração de estratégias bioclimáticas e de eficiência energética ao projeto arquitetônico.

Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© Carolina Salviano

Toda a estrutura do edifício é montada a partir de pilares de eucalipto autoclavado de reflorestamento. O projeto se utiliza ainda das seguintes soluções:

  • Ventilação cruzada com grandes aberturas;
  • Controle da radiação solar proporcionado pelo sombreamento dos beirais e brises;
  • Iluminação natural difusa em todos os espaços proveniente das aberturas laterais sombreadas e das aberturas zenitais formadas pelo escalonamento dos telhados em leque.
  • Isolamento térmico da cobertura por meio de telha termoacústica tipo “sanduiche”;
  • Resfriamento evaporativo proveniente do espelho d’água e vegetação central, que incrementa a umidade relativa do ar e ameniza a temperatura do espaço interno;
  • Inércia térmica no auditório;
  • Captação de água pluvial pela cobertura;
  • Tratamento de efluentes por meio de bacia de evapotranspiração e círculo de bananeiras;
  • Estrutura em madeira de reflorestamento, que produz pouco resíduo e estoca carbono.

Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Carolina Salviano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jardim Botânico de Brasília - Smdb Conjunto 12 - Lago Sul, Brasília - DF, 71680-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Multiuso Cerratenses / Spirale Arquitetura" 10 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993423/espaco-multiuso-cerratenses-spirale-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.