Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura

Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraApartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraApartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, JanelaApartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Mais Imagens+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  67
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artlux, Eliane, Eurodecor, Guararapes, Pierini, Suvinil
  • Arquitetos Líderes: Alessandra Fassina e Eduardo Paiva Ribeiro
  • Projeto Elétrico A Instalações: Elétrica Gold / Jonatan Gonzalez dos Santos
  • Marcenaria: Móveis Nova Canaã / Joel Costa
  • Marmoraria: Basalto Santo Antônio / Jonas Minozzo
  • Empreiteira: PP construções / Paulo Pereira
  • Esquadrias: SOS Vidros / Juarez Espínola
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento Miloma é um projeto pessoal, dos dois sócios do escritório. Quando começamos a busca por um lar, tínhamos alguns fatores determinantes que viriam a guiar a escolha: o valor da compra, claro; a característica do apartamento, que deveria ter vista e sacada, se possível ambas, e uma vaga de carro, já que o serviço de execução de obras exige que tenhamos; a localização, no bairro Centro Histórico; e não poderia ser um apartamento novo ou já reformado, afinal, procurávamos algo com valor em conta e não queríamos gerar resíduos além do necessário (e do já exacerbado volume de rejeitos de uma obra de interiores).

Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Viga
© Marcelo Donadussi
Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Imagem 29 de 29
Planta baixa - Projeto
Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© Marcelo Donadussi
Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Todos os fatores listados foram satisfeitos - e outros foram adicionados - quando encontramos este. O apartamento tinha um projeto original de 1969 (encontramos as plantas guardadas, inclusive com detalhes de marcenaria) o que, apesar do nível de degradação e má conservação de vários itens, nos guiou em algumas estratégias. Por exemplo, o forro de madeira existente foi reaproveitado e virou a cabeceira da cama. Alguns itens eram particularmente interessantes e ficaram, como as pendentes e as mesinhas de cabeceira. Também mantivemos os azulejos brancos, o granito preto da bancada e o forro da cozinha. Infelizmente uma grande parte do mobiliário estava com cupim, mas aqueles móveis que estavam em boas condições e não se encaixariam no projeto, foram doados ou vendidos a um antiquário.

Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, Janela
© Marcelo Donadussi
Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Marcelo Donadussi

Um outro ponto importante é que dificilmente o apartamento, como estava, seria valorizado por um leigo. Apesar dos elementos interessantes, a planta era bastante compartimentada, com pequenos ambientes. Fizemos uma espécie de limpa na planta baixa, tirando parte considerável das paredes em alvenaria. O apartamento tem exposição norte-sul, mas as aberturas ensolaradas não davam para os ambientes sociais. Optamos por deixar o quarto pequeno e integrar cozinha, sala de jantar, estar e home office. Ganhamos em insolação e ventilação cruzada, o que é importantíssimo considerando o clima da cidade de Porto Alegre.

Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Para enfatizar a sensação de amplitude, usamos cimento queimado no piso de todos ambientes integrados. "Soltamos’’ um pilar que estava escondido pela alvenaria e o aproveitamos como elemento do projeto de interiores, sendo abraçado pela mesa de jantar. Optamos por assumir a laje bruta, inacabada, e seu pé-direito de 3 metros que apareceu quando tiramos o forro amadeirado. Pintamos sobre as imperfeições e deixamos alguns resquícios, como antigos canos de ferro e buracos de passagem da infraestrutura elétrica. Embora a estética possa ser chamada de minimalista, queríamos texturas.

Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Por fim, diríamos que o projeto de interiores busca dialogar e potencializar as características modernistas do edifício e da pré-existência. O nome dado ao projeto é composto da junção entre os nomes das nossas cadelinhas Milk e Paloma, nossos amores.

Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Miloma / URBANODE arquitetura" 07 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993394/apartamento-miloma-urbanode-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.